Extensões Firefox

O que são as extensões de Firefox, como podemos instala-las e como nos podem beneficiar em nossa navegação.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 16/8/07
Valorize este artigo:
As extensões de Firefox são uns pequenos adicionais que se podem instalar no navegador. É uma espécie de Plugins, porém mais simples e desenvolvidos por pessoas alheias ao próprio Firefox. Podem adicionar novas barras de ferramentas, menus contextuais, menus ou novas opções na barra de menus, funcionalidades enquanto navegamos pela web, etc.

Existem muitos tipos de extensões, com uma ampla gama de utilidades, tanta como possamos imaginar. Para termos uma idéia, podemos entrar na página da organização mozilla onde se podem ver as extensões de Firefox organizadas por categorias:

https://addons.mozilla.org/es-ES/firefox/browse/type:1

Firefox tem uma janela especial (que podemos abrir através do menu Ferramentas > Extensões (Firefox 1) ou então, pelo menu Ferramentas > Complementos (Firefox 2)) para gerenciar as extensões que temos instaladas no sistema: atualiza-las, desinstala-las ou configurar as opções de cada extensão. Por isso, será simples trabalhar com elas, decidir quais nos interessam e solucionar problemas se alguma extensão não funciona corretamente.

Instalar uma extensão de firefox

A instalação das extensões de Firefox é muito simples. Simplesmente temos que ir à página onde se mostra a extensão que nos interessa e haverá um botão ou um link para instala-la.

A instalação se realiza automaticamente. Porém, temos que fechar todas as janelas de Firefox para que termine com sucesso e possamos começar a utilizar a extensão. Em Firefox 2 nos oferecem a possibilidade de fechar automaticamente todas as janelas para reiniciar Firefox e logo automaticamente também se abrem de novo todas as janelas de firefox que tínhamos, para continuar nossa navegação por onde havíamos deixado.

Muitas extensões têm sua própria página de início e em geral todas as extensões se podem acessar pelo site de mozilla.org no endereço que oferecemos antes:

https://addons.mozilla.org/es-ES/firefox/browse/type:1

Desinstalar uma extensão para Firefox

Se em qualquer momento queremos desinstalar uma extensão teremos que ir à janela de trabalho com as extensões ou complementos (Menu de Ferramentas > Extensões ou em outras versões Ferramentas > Complementos)

Selecionamos a extensão que queremos desinstalar e apertamos o botão desinstalar. Porém, também poderíamos desativá-la, clicando o botão desativar, se não estamos certos de querer eliminar a extensão definitivamente do sistema.

Conclusão

Pessoalmente, utilizava Internet Explorer por sua rapidez e integração no escritório de Windows, porém faz tempo que mudei meus costumes e comecei a utilizar Firefox. Agora utilizo dia a dia algumas das extensões que se podem integrar com este navegador da fundação Mozilla e já me parece difícil a idéia de voltar a Internet Explorer.

Publicamos um manual de Extensões de Firefox, onde vamos ir comentando extensões interessantes, sobretudo as que possam sr mais úteis para o coletivo de desenvolvedores.

Manual de Extensões de Firefox






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato