Fatores Determinantes no uso de Fontes

As fontes de letras cumprem um papel sumamente decisivo tanto no web design como no design impresso. Para usar acertadamente este recurso gráfico é necessário considerar alguns fatores que influem diretamente na percepção do usuário.

Por Leonardo A. Correa


Publicado em: 29/11/07
Valorize este artigo:
Este artigo não pretende ser um guia sobre todas as variáveis que fazem o bom uso das fontes de letras, mas sim, trata de aproximar os conceitos mais importantes que jogam na hora de conseguir designs de qualidade.

Peso

Fala-se do peso de uma fonte no sentido de "volume" ou "peso" que percebe o observador sobre um texto ou logo.
Nesse sentido, uma fonte ligeira normalmente é estilizada, de traços muito magros ou finos, com muito ar ou zonas livres. A aplicação deste tipo de fonte está mais bem dirigida ao rubro editorial ou ao design de tela específico.
Pelo contrario, uma fonte de letra "pesada" é volumosa, de traços largos, sólida, com muito pouco "ar" em suas formas. Ideal para aplicar em cartazes, logos, títulos, etc.
É digno de apreciar os diferentes efeitos que se podem conseguir aplicando diferentes pesos a nossas tipografias.

Contraste e cor

A combinação da cor de fundo com a cor de composição mais o peso de uma fonte gera outro importante efeito, o contraste. Os fundos claros ou brancos em fontes de cor escura produzem um efeito de limpeza e ordem que requer por exemplo, um web site. O ideal para textos de leitura, é que se escolham fundos claros e fontes bem definidas.
Entretanto, o uso acertado de fundos com cores intensos produz muito bons efeitos também, por exemplo, em um folheto impresso, se pode utilizar muito este recurso. Por exemplo: fontes cor celeste, com um fundo azul intenso.
Não há parâmetros que determinem que cores usar e como usá-las. Porém, vale esclarecer que se deve buscar a harmonia tonal ou a boa associação de grupos de cores.

Separação entre signos

Outra importante variável na aparência de uma fonte é a separação entre si de um caractere e outro. Pode-se obter muito bons efeitos aplicando esta propriedade a nossas fontes. O escolher uma fonte de letra com muita verticalidade e pouca separação conseguirá uma difícil leitura "rápida". Entretanto, as fontes de letras expandidas sobre o "horizonte" permitem a leitura rápida que requer, por exemplo; um grande cartaz ou um poster.
Em desenhos verticais, é aconselhável utilizar larguras de linha curtas e separações estreitas. Sendo o contrário, em desenhos mais horizontais, é aconselhável recorrer a caracteres espaçados.

A longitude da linha e entrelinhas

Uma linha muito longa, impressa em um corpo de letra menor, na qual se inclui muitas palavras, entorpece a leitura, pela dificuldade que supõem passar de uma linha a outra.
A leitura sobre monitores sugere um desafio à comodidade do leitor. É aconselhável que o leitor não se encontre com linhas de texto nem longas nem curtas demais. O ideal, no caso de textos de leitura é utilizar uns 400px. Entretanto, sobre este tema não podemos estabelecer padrões porque as variáveis são muitas.

As entrelinhas é o termo tipográfico que descreve o espaço vertical entre as linhas. A entrelinha se usa para dar maior legibilidade às linhas de um texto, quando estas são longas e estão compostas em um corpo pequeno é recomendável usar uma entrelinha que duplique a altura da fonte de letra. Por exemplo, se usarmos 10px, a entrelinha poderá ser de 20px.

Efeitos, uso e Abuso (Conclusão)

Tanto se usarmos fontes de letras no web design como no design impresso, não se devem abusar dos efeitos. Principalmente, porque a idéia do desenho sempre deve ser comunicar algo e não de "impressionar".
Há anos atrás se tratava de aplicar a maior quantidade de efeitos possíveis sobre as fontes de letras com a idéia de "atrair" ao leitor ou observador. Embora a idéia do desenho não tenha mudado, hoje se consideram melhores recursos para "atrair".






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato