Ferramenta borracha de Photoshop

Esta ferramenta de Photoshop serve para apagar o conteúdo da camada selecionada. A borracha atua sobre a camada que tenhamos selecionada.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 04/1/11
Valorize este artigo:
A ferramenta borracha é como se fosse o lápis ou o pincel, com a diferença de que, em vez de pintar na imagem, apaga o conteúdo. Como dizem tecnicamente na ajuda do programa de Adobe, troca os pixels para o aspecto transparente. É uma ferramenta tão fácil de manejar que não necessita de muitas explicações. Não obstante, em nosso Manual de Photoshop não podemos deixar de falar dela, dado que é uma das principais ferramentas no uso do popular programa de retoque fotográfico.

A borracha é tão simples de usar como o lápis ou o pincel, que já vimos em diferentes artigos deste manual. Simplesmente temos que selecioná-la e clicar no lugar que queremos apagar, ou então arrastar com o botão do mouse pressionado, para apagar o traço criado à medida que vamos movendo o mouse . O mais importante que devemos ter em mente ao usar a ferramenta borracha é que só atua sobre a camada que tenhamos selecionada no momento de colocar em funcionamento a ferramenta.

Assim, se nossa imagem possui várias camadas, para apagar exatamente a parte da imagem que queremos, temos que ver em que camada está o que queremos apagar, selecionar a camada desejada e em seguida acionar a ferramenta.

Existe um caso especial que temos que comentar com a borracha que é no caso de estarmos apagando algo sobre a camada "Fundo".

Nota: a camada fundo é especial no Photoshop. Ou seja, não se trata de uma camada normal: ela tem algumas particularidades. Não se pode mudar a posição da camada fundo com a ferramenta mover, como acontece com outras camadas e debaixo da camada fundo não se pode colocar nenhuma outra camada.

Bom, se apagamos sobre a camada fundo o que vai ocorrer é que se eliminará o conteúdo do fundo, deixando entrever a cor que tenhamos configurado nesse momento como cor de fundo. Portanto, se tivermos, por exemplo, selecionado o vermelho como cor de fundo e apagarmos com a borracha sobre a camada fundo, o efeito será como se pintássemos de vermelho sobre o fundo.

Nota: A cor de fundo se escolhe na barra de ferramentas, com os seletores de cor que aparecem abaixo. Teremos a cor de primeiro plano e debaixo a cor de fundo. Na imagem a seguir marcamos com uma seta a cor de fundo.

Modos e espessuras da borracha

A igual que muitas outras ferramentas de Photoshop, existe um painel de opções da borracha, através do qual podemos configurar diversas opções de apagar . Podemos ver as opções disponíveis na seguinte imagem:


Talvez as opções mais importantes da borracha sejam as de modo e a espessura . O modo permite selecionar a forma como queremos que se comporte a borracha , ou como pincel, ou como lápis ou como quadrado. O pincel tem a particularidade de que as bordas se esfumacem, criando um efeito mais suavizado, enquanto que o modo lápis da borracha apagará com as bordas mais marcadas. Por sua parte, o terceiro modo "quadrado" em vez de apagar com um padrão regular, o faz com um quadrado e sem esfumaçar as bordas.

Nota: a diferença entre o pincel e o lápis foi explicada com detalhes no artigo Ferramenta Lápis de Photoshop.

Assim, utilizaremos o modo pincel quando quisermos acabados mais suavizados, que geralmente ficam melhor. O modo lápis seria bom para apagar pontos específicos ou áreas circulares de qualquer espessura e o modo quadrado quando quisermos apagar áreas quadradas ou retangulares.

À parte do modo, também é muito importante a espessura que podemos configurar no painel de opções. A espessura se encontra no menu etiquetado como "pincel" e só está ativo quando está selecionado o modo lápis ou o modo pincel (o modo quadrado será sempre um quadrado do mesmo tamanho). Ao selecionar o pincel podemos escolher entre várias espessuras da ferramenta apagar, bem como a quantidade de esfumaçado da borda.


O traçado da borracha de modo geral é um círculo, porque os pincéis de photoshop têm forma de círculo, porém na realidade ao selecionar o tipo de pincel já permite apagar com quaisquer dos pincéis que você tenha configurados no Photoshop. Você pode ver diversos artigos onde falamos sobre os pincéis de Photoshop, como baixá-los, assim como criar seus próprios pincéis y configurá-los.

Outras opções da borracha: Opacidade e Fluxo

Com a Opacidade da ferramenta borracha podemos fazer com que não se apague completamente o desenho da camada, mas só parcialmente com uma transparência. Inicialmente a Opacidade está configurada a 100%, com o que se apaga completamente o conteúdo da camada. Se configurarmos uma opacidade menor poderemos ver que a borracha só cria uma transparência na camada.

Com o Fluxo podemos configurar a rapidez com que a ferramenta apaga ao movermos o mouse . Com um fluxo menor que 100% não se conseguirá apagar totalmente o conteúdo da camada e necessitaremos mais movimentos do mouse para consegui-lo. O resultado é parecido ao da Opacidade, com a diferença de que apaga com maior transparência nas bordas e mais opaco no centro.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato