Ferramenta conta-gotas de Photoshop

O conta-gotas é uma das ferramentas mais simples de Photoshop, mas nem por isso a menos utilizada para selecionar uma cor a ser usada como a de primeiro plano.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 05/8/10
Valorize este artigo:
''O conta-gotas é uma das ferramentas mais usadas de Photoshop, portanto, segundo nossa opinião, é uma das ferramentas principais. Embora não sirva para fazer nada sobre as imagens diretamente, durante nosso trabalho com o programa a utilizaremos repetidamente, motivo pelo qual devemos conhecê-la.

Além disso, é uma das ferramentas mais intuitivas e simples com que nos podemos deparar ao utilizar o Photoshop, razão pela qual talvez sejam um pouco demais estas explicações. No entanto, para completar o Manual de Photoshop que estamos publicando em CriarWeb.com, não devemos deixar de explicar o conta-gotas e suas diferentes opções.

Como ocorre com muitas das ferramentas de Photoshop, o conta-gotas está agrupado com outras utilidades relacionadas, sob um mesmo item do menu de botões de Photoshop, como se pode ver na seguinte imagem:

O conta-gotas serve para selecionar uma cor e colocá-la como cor de primeiro plano. A cor é selecionada, tão logo tenhamos ativa a ferramenta, clicando em qualquer parte de uma imagem, que pode ser a própria imagem com a que estamos trabalhando ou qualquer outra que tenhamos aberta.

Nota:A cor de primeiro plano é a cor que tenhamos selecionado para trabalhar , quando pintamos com uma imagem. Ou seja, ao pintar com o pincel ou outra ferramenta de desenho, se utilizará a cor de primeiro plano que tenhamos ativa. A cor de primeiro plano aparece na barra de ferramentas de Photoshop, onde aparecem dois quadrados preenchidos com cor. A cor de primeiro plano é a do quadrado que se encontra na parte de cima, marcado com um 1) na seguinte imagem.

Desse modo, para mudar a cor de primeiro plano se pode selecionar a ferramenta de conta-gotas e pulsar então em qualquer parte de qualquer imagem, onde se analisará a cor do pixel pulsado ao clicar e se colocará como cor de primeiro plano. A cor de primeiro plano também pode ser mudada ao se clicar sobre o próprio quadro de cor de primeiro plano da barra de ferramentas de Photoshop. Neste caso aparecerá uma janela de diálogo para selecionar a cor e além disso, a ferramenta de conta-gotas se ativará, para que possamos selecioná-la pulsando também sobre qualquer imagem para selecionar a cor desse pixel.

Opções do conta-gotas

A única opção sobre a ferramenta conta-gotas é basicamente a área de amostras dessa cor. Ao clicar, de maneira pré-determinada na ferramenta conta-gotas, se seleciona a cor do pixel exato onde pulsamos. Porém, podemos amostrar uma área maior, para obter a cor media que havia em um raio de pixels.

Como se pode ver na imagem anterior, o raio de amostragem da cor selecionada com o conta-gotas pode ser medido em vários pixels. A primeira opção "De 1 ponto" permite selecionar a cor que haja em um pixel concreto da imagem. A segunda opção "Média de 3x3" seleciona a cor media que haja em uma área de 3x3 píxels, com centro no lugar onde se tenha clicado com o conta-gotas. Por último, a opção "Média de 5x5" permite selecionar a cor media, igual que 3x3, porém com um raio maior de píxels.

Conclusão sobre a ferramenta conta-gotas

Realmente o conta-gotas não tem nada de mais. Sua utilização é bem simples, motivo pelo qual não necessitará maiores explicações. Com a própria experiência, vocês poderão observar que é uma ferramenta bastante utilizada dentro de Photoshop.

Para terminar, sugerimos fazer um teste interessante. Trata-se de selecionar a ferramenta pincel ou lápis, com as que se pode desenhar na imagem com movimento do mouse. Com uma destas duas ferramentas selecionadas, apertar a tecla ALT (Alternativa) e vocês verão que o cursor do mouse troca pelo do conta-gotas. Este é um atalho interessante dentro de Photoshop, para quando estamos pintando na imagem com o pincel ou lápis, já que não é preciso mudar de ferramenta para selecionar uma nova cor, mas sim apertar momentaneamente ALT para mostrar uma com o conta-gotas e continuar pintando com essa nova cor.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato