Ferramenta Laço de Photoshop

Vejamos os pormenores da ferramenta Laço, com suas diferentes variantes e utilidades para realizar seleções em Photoshop.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 08/3/11
Valorize este artigo:
A ferramenta Laço é uma das mais utilizadas em Photoshop, inclusive está ao alcance e resulta útil para usuários sem experiência. Por isso, não há dúvida de que vale a pena conhecê-la e integrá-la em nossas ferramentas do dia- a - dia no trabalho com o programa de retoque fotográfico. Talvez com o tempo e o domínio de outras técnicas e ferramentas possa ficar em um segundo plano, mas em um primeiro momento será de muita utilidade.

A ferramenta Laço se encontra entre as ferramentas principais de Photoshop e possui várias variantes, como o Laço poligonal ou o Laço magnético. Todas elas se encontram classificadas em um mesmo lugar da botoneira de Photoshop, como se pode ver nesta imagem:


Podemos selecionar qualquer destas ferramentas com um clic prolongado durante um segundo sobre o ícone de Laço. Todas as diferentes ferramentas de Laço servem para fazer seleções de áreas da imagem, com a mais variada gama de resultados.

Ferramenta Laço

A ferramenta Laço mais básica, que para diferenciá-la podemos chamar Laço a mão livre, serve para fazer uma seleção com um movimento qualquer do mouse. Para colocá-la em funcionamento a ativamos na botoneira de Photoshop e depois clicamos em qualquer parte da imagem. Com o botão apertado contornamos a área da imagem que queremos selecionar e soltamos o botão quando tivermos terminado de desenhar a seleção.

O laço a mão livre é muito fácil de utilizar e sobretudo muito rápido, mas os resultados muitas vezes são pouco precisos, não pela ferramenta em si, mas porque o desenho a mão livre com o mouse permite pouca precisão, já que é fácil equivocar-se e mover o mouse fora dos limites que queríamos selecionar. Não obstante, para certos trabalhos é bom conhecê-la porque nos proporciona rapidez.

Ferramenta Laço Poligonal

Como variante da ferramenta Laço, temos a ferramenta de seleções poligonais. O trabalho com ela é bem simples. Temos que ir clicando sobre a imagem nos pontos vértice de um polígono qualquer que queiramos selecionar. Com isso, conseguiremos uma seleção composta por retas entre os pontos marcados, que formam um polígono.

Para mais informação e explicações consultar o artigo sobre as seleções poligonais.

Embora a ferramenta Laço poligonal permita fazer seleções de polígonos (cujos lados são retas), quanto mais pontos ponhamos no polígono mais definida ficará a silhueta. Sem dúvida, das ferramentas de Laço esta é a que nos parece mais versátil e útil.

Ferramenta Laço Magnético

Como terceira opção de ferramentas de Laço temos o Laço Magnético. Serve para fazer seleções sobre silhuetas que se ajustam automaticamente à imagem sobre a qual estamos selecionando. O Laço magnético faz com que, à medida que realizamos a seleção, se proponha uma rota possível para a área selecionada. Esta rota proposta tem a particularidade de adaptar-se à forma da imagem que há debaixo do lugar onde estamos fazendo a seleção, o que serve especialmente de ajuda na hora de fazer seleções de silhuetas de elementos na imagem.

Para utilizar esta ferramenta, clicamos com o mouse para começar a seleção e depois basta rodear com o ponteiro do mouse o elemento a ser selecionado, e nada mais. A seleção irá sendo realizada automaticamente, e se adaptará à silhueta do elemento que queremos selecionar e se irão colocando pontos de fixação para formar a área. Se quisermos demarcar manualmente um ponto de ancoragem, simplesmente clicamos sobre a imagem.

O Laço magnético é uma boa ajuda para fazer seleções de silhuetas complexas,mas nem sempre a seleção sairá perfeita porque, às vezes, Photoshop pode interpretar o fundo de imagem de maneira incorreta, o que pode ocasionar que a seleção não se adapte exatamente à silhueta desejada. Não obstante, é uma opção rápida e que ajuda bastante em certos casos e tem opções especiais que podem ajudar o Photoshop a melhorar o traço desejado para a seleção, como veremos a continuação.

Opções da ferramenta Laço

Todas as variantes da ferramenta Laço de Photoshop têm algumas opções especiais para modificar suas preferências de desenho de seleções. Há algumas opções comuns e a ferramenta Laço magnético possui, ademais, algumas opções adicionais.

As opções que todas as ferramentas Laço têm em comum aparecem nesta imagem:

Você deve prestar atenção ao valor de difusão ou feather, que permite colocar um valor para fazer com que a seleção tenha um esfumaçado nas bordas. A caixa de seleção de suavização permite que as linhas da borda da seleção não sejam totalmente digitais, com mudanças bruscas, mas que se suavizem as bordas, o que também se conhece como antialiasing. Você pode obter mais informação sobre estas opções das seleções no artigo Suavização e feather da seleção.

A ferramenta Laço magnético também tem outras opções que podem ajudar a que o comportamento magnético da ferramenta se adapte melhor à imagem onde estamos realizando a seleção. Na próxima imagem podemos ver estas opções:

Entre estes possíveis valores temos a largura, que é o raio em volta do mouse no que Photoshop tratará de magnetizar a borda. O contraste de borda, que serve para definir o contraste que tem que haver entre a silhueta e o fundo da imagem, para que se ajuste a borda à silhueta. Por último, o alinhamento, que permite configurar a distancia de colocação entre pontos magnéticos.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato