Ferramenta lata de tinta de Photoshop

A ferramenta lata de tinta serve para preencher de cor uma imagem ou uma área selecionada, mas também pode preencher utilizando um motivo que poderíamos criar nós mesmos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 31/1/11
Valorize este artigo:
A ferramenta lata de tinta é outra das que, sem dúvida, qualquer usuário com um mínimo de experiência saberá utilizar. Suponho isto porque qualquer programa de desenho a tem, até os mais básicos como o Paint, que vem com Microsoft Windows.

Assim, seguramente poucas explicações serão necessárias para aprender a usar a lata de tinta. Entretanto, oManual de Photoshop que estamos publicando em CriarWeb.com, não estaria completo se a deixássemos de lado. Não obstante, para tirar proveito deste artigo, vamos explicar um uso da lata de tinta que talvez muitos desconheçam, que é o de preencher com um motivo. Vamos vê-lo dentro de pouco, mas antes começamos explicando o uso mais básico desta ferramenta.

A lata de tinta se encontra situada na barra de ferramentas de Photoshop, compartindo espaço na botoneira com a ferramenta de degradê. Se virmos o botão de degradadê, só temos que clicar prolongadamente para que apareça a ferramenta de lata de tinta.

Preencher com cor

O uso mais normal da ferramenta lata de tinta é preencher com cor. Para acioná-la simplesmente clicamos em qualquer parte da imagem e ela preenche de cor uma área da imagem, que dependerá da camada onde estejamos trabalhando e do conteúdo que tenha.

Quando usamos a lata de tinta temos que ter em conta a camada onde estamos trabalhando, pois a ferramenta preenche a cor sobre a camada que está selecionada. A lata de tinta preenche com cor toda a área da imagem que estiver sem delimitar. Imaginemos que é justamente isso, uma lata de tinta e que derrubamos a pintura sobre a camada. Então a pintura se expande, qual líquido, ocupando todo a área da imagem que possa. Os limites da pintura serão os próprios que houver desenhados na camada. Por exemplo, se temos o desenho de um retângulo (que delimita uma área por 4 linhas retas), e pintamos dentro dessa área, a pintura se expandirá por todo o espaço do retângulo. As áreas externas do retângulo não serão pintadas, porque a pintura não poderá passar os limites marcados pelo polígono.

Deduz-se do último parágrafo que se a camada onde estamos pintando não tiver nenhum conteúdo, a lata de tinta pintará toda a camada. Agora, pode ser que queiramos pintar uma área que não esteja marcada pela imagem, sem que a lata de tinta se expanda para toda a camada. Nesse caso poderemos fazer uma seleção (com a ferramenta de seleção) e pintar dentro. Então, a pintura nunca passará os limites da área selecionada.

Opções da ferramenta lata de tinta

A lata de tinta tem algumas opções, como a maioria das ferramentas do programa, que se podem definir no painel de opções, geralmente situado na parte de cima da janela de Photoshop. Quando selecionemos a ferramenta, aparecerá automaticamente o painel de opções, que tem esta forma:


Cor de primeiro plano: Esta opção serve para selecionar entre pintar com a cor de primeiro plano ou pintar com um motivo (veremos mais tarde o que significa pintar com um motivo). Por padrão pinta com a cor de primeiro plano, que é a que temos selecionada na barra de ferramentas, no seletor de cor que aparece abaixo. Na próxima imagem marcamos o lugar onde aparece a cor de primeiro plano com uma imagem:


Modo: Isto permite vários modos de preenchimento com cor, mas na verdade não vejo muito sua utilidade, salvo para realizar algum efeito pontual.

Opacidade: Com esta opção podemos pintar com a cor selecionada, porém criando uma transparência. Em principio é 100% opaco, de modo que a cor da pintura não tem transparência. Porém, se baixamos a opacidade veremos que a cor que pintamos perde um pouco de força na tonalidade e se tivermos uma camada debaixo com algum desenho, comprovaremos que se deixa entrever, porque a pintura que estamos utilizando tem transparência.

Tolerância: Este valor serve para que a ferramenta tolere mais ou menos os limites que tenha a camada onde estamos pintando. A menor tolerância, os limites onde pintamos se restringirão a áreas onde haja a mesma cor. Este valor de tolerância é similar ao que explicamos na Varinha Mágica.

Suavizar: Serve para que as bordas da área a ser pintada tenham um suavizado e não se note tanto o mapa de pixels que é uma imagem.

Contíguo: Serve para que se preencham de cor somente os píxeles contíguos. O comportamento por padrão que explicamos (que a pintura da lata de tinta é detida pelos limites da área que haja desenhada onde se está pintando) é quando o valor contíguo está ativo. Se não está ativo, a lata de tinta pintará em toda a camada, sempre que a tolerância o permita.

Todas as camadas: Se a marcamos, pintaremos na camada que esteja selecionada, mas a tolerância se levará em conta com o que estiver desenhado em todas as camadas e não só na camada onde estamos trabalhando.

Pintar com um motivo

A primeira das possibilidades de configuração do painel de opções tem uma opção que permite escolher entre "Cor de primeiro plano" e "Motivo". No caso de que selecionemos a opção motivo, não se pintará com uma cor uniforme , mas com um mapa gráfico determinado, que fará um mosaico, repetindo-se as vezes que for preciso para preencher toda a área que se possa. O motivo pode ser qualquer coisa, como uma imagem, um tramado, um logo ou o que desejemos.

Photoshop tem configurados de saída vários motivos para fazer testes, que podem ser selecionados na interface que fica exatamente à direita.


Podemos selecionar qualquer motivo e testar pintar e veremos que se faz um mosaico com o motivo, ao invés de pintar com uma cor homogênea.

Definir um motivo personalizado

Podemos definir nós mesmos os motivos que forem precisos para fazer nossos desenhos e para isso só temos que fazer uma seleção e em seguida selecionar o menu "Seleção / Definir motivo". Então, aparecerá uma pequena janela para que demos um nome ao motivo, com uma mostra da imagem que selecionamos e a partir da qual se vai a criar o motivo.


Em seguida , com a lata de tinta, configurada a ferramenta com a opção "Motivo", poderemos pintar com um mosaico com o motivo que acabamos de fazer. Para isso utilizaremos a ferramenta lata de tinta exatamente como havíamos explicado no caso de pintar com uma cor uniforme.

Na imagem anterior mostramos como criamos um motivo com o logotipo de CriarWeb.com e na imagem seguinte veremos como resultaria pintar com esse motivo sobre um espaço delimitado por uma área curva:


Isso é tudo que queríamos falar sobre a lata de tinta, que é uma ferramenta muito básica e de fácil uso, mas que em Photoshop tem interessantes opções de configuração, o que amplia bastante suas funcionalidades.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato