Ferramenta de Linha de Photoshop

Uma das ferramentas mais utilizadas em Photoshop, que serve para fazer linhas às que podemos colocar pontas de setas.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 20/8/12
Valorize este artigo:
Neste artigo vamos falar brevemente sobre a ferramenta de linha que temos disponível no programa de desenho gráfico Photoshop. Realmente a linha é uma das ferramentas mais simples de utilizar, mas dada sua utilidade vamos dar a ela uma atenção especial neste artigo do Manual de Photoshop.

A linha é uma das ferramentas de forma, com as que podemos fazer distintas formas geométricas e personalizadas, que já começamos a explicar em um par de artigos publicados anteriormente: Formas em Photoshop e sua continuação Opções da ferramenta de forma.

Opções da ferramenta de linha

Uma das utilidades mais interessantes das linhas é a possibilidade de configurá-las com diversos parâmetros, como sua espessura ou a possibilidade de incorporar pontas de seta. Podemos definir a espessura no próprio painel de opções da ferramenta de forma, uma vez tenhamos a forma de linha selecionada, como podemos ver na seguinte imagem.

Espessura da ferramenta de linha

Podemos indicar a espessura com diferentes unidades de medida, como podem ser os centímetros (cm) ou os pixels (px). Na imagem estamos definindo uma linha com 3 pixels de largura.

Ademais, como dizíamos, podemos indicar distintos parâmetros para configurar pontas de seta para as linhas que vamos desenhar na imagem. As pontas de seta podem ser colocadas tanto no começo como no final da linha, assim como no começo e no final ao mesmo tempo.

As opções da linha para as pontas de seta se selecionam pressionando uma pequena seta para baixo que aparece no painel de opções da ferramenta, depois dos ícones das distintas formas possíveis. Ao pressionar sobre a seta veremos uma janela onde podemos marcar se desejamos pontas de seta ao principio e/ou fim da linha e o tamanho das pontas de seta em relação à espessura configurado na própria linha.

Opções da linha

O tamanho da seta, tanto em largura quanto em longitude se expressa em porcentagem, de modo que se configuramos, por exemplo, 300% e tivermos uma largura de linha de 5 pixels, a largura ou altura seriam de 15 pixels.

Linhas são traçados

Como qualquer outra forma de Photoshop, as linhas são sempre criadas como traçados que podemos modificar, se desejarmos. Isto já foi explicado de maneira geral no artigo Opções da ferramenta de forma, na seção de formas e traçados. Do mesmo modo, também no manual de Photoshop tratamos em algumas ocasiões sobre o trabalho com traçados, como no artigo Ferramenta caneta de Photoshop.

Por exemplo, uma vez que tenhamos criado uma linha, com a ferramenta de seleção de traçado podemos selecionar o traçado da linha para depois poder modificá-lo. Com a mesma ferramenta poderíamos mover o traçado completo.

Seleção de traçado

Para dar outro exemplo, com a ferramenta de seleção direta, que também aparece na imagem anterior, poderíamos selecionar um ponto de ancoragem do traçado anterior para movê-lo de maneira independente e modificar assim a forma da linha.

Se desejarmos fazer outro teste, podemos selecionar a ferramenta Converter ponto de Ancora, que aparece na seguinte imagem e pressionar sobre um dos pontos de ancoragem do traçado e veremos como podemos modificar as linhas que formam a forma da linha.

converter ponto de ancoragem

Caso alguém não saiba o que são os pontos de ancoragem, se pode ver a seguinte imagem, onde marcamos com um círculo azul 3 dos pontos de ancoragem do traçado desta linha com ponta de seta.

pontos de ancoragem no traçado

Talvez esta parte de modificar o traçado criado com a ferramenta de linha não tenha muita utilidade prática, mas nos pode ajudar para começarmos a nos familiarizar com os traçados de Photoshop, que sim nos podem servir para fazer muitas outras coisas interessantes no futuro.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato