Ferramenta mover de Photoshop

Uma das principais ferramentas de Photoshop, que serve para mover partes da imagem.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 05/7/12
Valorize este artigo:
Vamos dar uma explicação detalhada sobre uma das ferramentas que mais utilizamos em nosso trabalho com Photoshop, que não serve para desenhar mas sim para mudar de posição, na tela, partes de uma imagem. Estas explicações se encontram englobadas dentro do Manual de Photoshop que estamos publicando em CriarWeb.com.

A ferramenta mover está situada na parte de cima e à direita , na barra de ferramentas de Photoshop e tem a forma de um ponteiro e algumas setas de movimento, como podemos ver na seguinte imagem:

Realmente a ferramenta mover requer poucas explicações, porque seu funcionamento é muito intuitivo. Basta clicar e arrastar para mover as coisas pela tela da imagem.

O que movo com a ferramenta mover?

Quando você clica e arrasta com a ferramenta mover, em princípio, é indiferente o lugar onde você clicou, porque a ferramenta sempre move o conteúdo da camada ativa. Pelo menos este é o comportamento predeterminado.

Nota: Neste ponto do manual ainda não explicamos o que são as camadas. Para as pessoas que não saibam nada sobre elas, recomendamos a leitura dos artigos do manual que explicam as camadas.

Um dos problemas típicos da ferramenta mover é justamente este ponto: às vezes não observamos qual é a camada ativa e então, quando utilizamos a ferramenta para mover um componente da imagem, pode acontecer que se mova outro que não desejávamos. Isso ocorre porque não tínhamos ativa a camada do elemento que desejávamos mover e o elemento que se moveu era o que estava na camada ativa.

Outro problema, que muitas vezes dá ainda maior dor de cabeça (se bem sempre de fácil solução) é que estejamos tentando mover algo e que simplesmente vejamos que nada se move . Então parece como se a ferramenta mover não estivesse funcionando, mas em realidade o que está acontecendo é o mesmo que antes, estamos movendo uma camada que não era a que queríamos mover e essa camada está vazia, oculta ou tapada por outra camada que esteja encima.

Assim, para poupar problemas e dores de cabeça, observe sempre qual é a camada ativa, que será a que se vai mover ao utilizar a ferramenta mover.

Usos especiais da ferramenta mover

Existem alguns usos especiais de mover, também bastante simples, que ademais são úteis frequentemente. Um deles, que tem bastante uso no dia- a -dia, combina as capacidades desta ferramenta com as seleções, que servem para mover, em lugar de uma camada inteira, só a área seleccionada.

Nota: Outro dos pontos que devemos conhecer e dominar de Photoshop são as seleções, que ainda não explicamos no presente manual de CriarWeb.com. Assim, para aquele que não saiba o que é uma seleção, recomendamos a leitura do capítulo sobre seleções.

Se tivermos uma área selecionada na imagem e utilizamos a ferramenta mover, podem acontecer duas coisas:

  1. Se para arrastar clicamos fora da área selecionada: se moverá a camada ativa e a seleção, em um mesmo bloco, onde nem a seleção nem a camada ativa se transformarão nem influirão uma sobre a outra.
  2. Se clicamos dentro da área selecionada: então se recortará a parte da camada ativa que estava selecionada e se moverá essa área da camada de maneira independente do resto da camada. Notar o seguinte. Quando se tem uma área selecionada e se coloca o ponteiro da ferramenta mover sobre a seleção, o ponteiro da ferramenta se transforma em um ponteiro com tesouras, isto serve para que se perceba que a ferramenta mover está mudando de comportamento e que vai realizar um recorte dessa parte da seleção (por isso mostra a tesoura ). Aqui quero mostrar uma tecla rápida: se com a seleção realizada e colocados com a ferramenta mover sobre ela (deveriam aparecer as tesouras) se pressiona a tecla Alternativa (ALT), então se verá que o ponteiro se transforma em um ícone com um ponteiro duplo. Isto significa que vamos copiar a área da imagem que havíamos selecionado, de modo que ao utilizar a ferramenta mover se gerará uma copia da área selecionada, que se moverá para onde nós queiramos.
Há outros usos ou configurações da ferramenta mover, que são menos utilizados mas que também vale a pena pelos menos conhecer. São os englobados no painel de configuração da ferramenta, que aparece quando a selecionamos, geralmente na parte de cima da janela de Photoshop. Podemos ver o painel de opções da ferramenta na seguinte imagem:

panel de opciones de la herramienta mover

Vemos que há vários checkbox para selecionar ou não certos comportamentos na ferramenta, que vou descrever:

  • Selecionar capa automaticamente: Esta opção serve para que quando cliquemos com a ferramenta mover, antes de arrastar para mover a camada ativa, que seja selecionada como ativa a camada onde clicamos. Isto é útil para, por exemplo, mover coisas que não sabemos em que camada estão, simplesmente clicando no elemento da imagem que desejamos mover, se seleciona e assim poderemos movê-lo rapidamente. Se estamos acostumados a que a ferramenta mover mova a camada ativa, sem importar onde clicamos para arrastar, pode ser que este comportamento gere alguma confusão, mas é bastante útil. Com a tecla rápida control (CTRL) também podemos fazer com que a ferramenta mover selecione automaticamente a camada.
  • Selecionar grupos automaticamente: Esta segunda opção, que só se permite ativar no caso que tenhamos ativada a opção "Selecionar camada automaticamente", permite selecionar um grupo completo, se a camada pertence a um grupo. Mais adiante falaremos sobre o agrupamento de camadas.
  • Mostrar controles de transformação: com esta opção podemos mostrar controles para a edição da camada que estamos movendo, com o que, à parte de mover a camada, poderemos transformá-la (aumentar ou reduzir seu tamanho, estirar ou encolher os lados ou os cantos , rotar, etc)
Com estas noções devemos ter compreendido o uso da ferramenta mover, mas está claro que necessitaremos um pouco de prática para poder manejá-la com habilidade e para tanto , convidamos você a realizar suas próprias práticas e continuar lendo o manual de Photoshop de CriarWeb.com, no que utilizaremos esta ferramenta habitualmente para mover os componentes da imagem.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato