Ferramentas de seleção básicas em Photoshop

Vamos ver as ferramentas de seleção mais básicas de Photoshop, como a seleção retangular, seleção de elipses e seleção de fila e coluna únicas.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 10/7/12
Valorize este artigo:
Dentro das ferramentas de seleção de Photoshop existem algumas que são as mais básicas e que, portanto, devemos aprender primeiro. São as seleções para criar retângulos, óvalos ou colunas e filas únicas. Estas ferramentas estão todas englobadas dentro do mesmo botão da barra de ferramentas de Photoshop e podemos acessar todas elas com uma pressão prolongada do mouse sobre o botão assinalado nesta imagem .


Não são as únicas ferramentas para realizar seleções, como já comentávamos no Manual de Photoshop No artigo passado de seleções com Photoshop, mas são as mais simples de entender e utilizar.

De modo que, vamos apresentar para os leitores de CriarWeb.com algumas explicações sobre estas ferramentas, embora haja que admitir que são tão básicas que precisam de pouca explicação.

Seleção retangular


Esta ferramenta se chama na realidade Marco Retangular, embora, às vezes, possamos conhecê-la como seleção retangular, ou seleção quadrada. Serve para fazer retângulos e também quadrados.

Com o marco retangular podemos clicar em uma área e arrastar, com o botão pressionado, para definir um retângulo. Assim que soltarmos o botão, será criada a seleção da área que tenhamos marcado.

Para experimentar um pouco, assim que tivermos realizado a seleção, podemos tentar pintar com a lata de pintura, ou com um pincel, e veremos que Photoshop só edita a parte da imagem que tenha sido selecionada.

Um detalhe interessante à hora de fazer as seleções retangulares é o uso das teclas "Alternativa" (Alt) e "Maiúsculas" (a da seta para cima). Estas duas teclas permitem ajustar a forma da seleção no momento que a estamos realizando. Com Alternativa conseguimos que a seleção seja feita com o centro no lugar onde clicamos na imagem. Com maiúsculas conseguimos que a seleção seja realizada com todos os lados iguais (será um quadrado).

Seleção de elipses


A segunda ferramenta básica para fazer seleções é a ferramenta de seleção de elipses, que se chama na realidade marco elíptico e serve para realizar elipses e círculos. Coloquialmente também podemos chamá-la seleção circular.

Esta ferramenta funciona igual à ferramenta de marco retangular, só que realiza elipses ou círculos. Podemos testar fazer qualquer tipo de elipse, marcando a ferramenta, clicando em qualquer parte da imagem e arrastando até outro ponto. Veremos que se realiza uma circunferência ou elipse dentro dos pontos que tenhamos marcado como início e o ponto até onde tenhamos arrastado com o botão do mouse pressionado.

Do mesmo modo que a seleção retangular, a seleção de elipses tem a possibilidade de ser ajustada, na hora de criação, mediante as teclas Alternativa e Maiúsculas. A tecla alternativa fará com que seja criada a elipse no centro onde tenhamos clicado para iniciar a seleção. A tecla maiúsculas fará com que sejam desenhados círculos perfeitos em vez de elipses.

Seleção de fila e coluna única

Estes dois tipos de seleções, que explicarei juntas, costumam ser pouco utilizadas, mas também ajudam de vez em quando, razão pela qual vale a pena conhecê-las. Servem para realizar uma seleção de uma fila ou uma coluna de pixels.

Estas duas ferramentas fazem uma seleção de toda a área da imagem, mas com um pixel de altura ou largura. A fila única faz uma seleção de toda uma fila de pixels, ou seja, uma seleção tão larga como a própria imagem, porém de apenas um pixel de alto. A seleção de coluna única faz uma seleção de toda a altura do documento, mas um só pixel de largura.

Estes dois tipos de seleções (fila e coluna única) podem servir para poucas cosas, embora às vezes nos possam ajudar. Por exemplo, servem para desenhaar linhas verticais ou horizontais em toda a largura ou altura de uma imagem.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato