Ferramenta texto de Photoshop

Explicamos o funcionamento da ferramenta de texto de Photoshop, tanto de texto horizontal quanto de vertical e algumas ideias para melhorar o aspecto dos textos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 23/3/12
Valorize este artigo:
A ferramenta de texto de Photoshop não necessita muitas explicações, uma vez que seu funcionamento é realmente intuitivo. Simplesmente temos que selecionar a ferramenta pressionar em qualquer parte da imagem e escrever. Porém, algumas coisas sobre ela podem ser comentadas no manual de Photoshop de CriarWeb.com para esclarecer certos pontos e mostrar diversos efeitos que resultam fáceis de realizar e, sobretudo, bastante atrativos.

Existe um grupo de ferramentas para trabalho com textos, que se encontram agrupadas com várias outras ferramentas também utilizadas para trabalhar com texto em imagens. Como já devemos saber, para ver todas as ferramentas agrupadas no mesmo ícone, se deve pressionar prolongadamente sobre o ícone de texto, com o que veremos todas as utilidades associadas, tal como se mostra na seguinte imagem.

Ferramenta texto horizontal

A primeira utilidade para escrever textos a comentar neste artigo seria a ferramenta de texto horizontal. Sua utilização é muito parecida a qualquer outra ferramenta de texto, de modo que estas explicações servirão em geral para todas as ferramentas de texto disponíveis.

Uma vez selecionada, só temos que clicar no lugar onde queremos incluir o texto. A seguir só temos que escrever qualquer texto que necessitemos. O texto então irá sendo mostrado diretamente na própria imagem, com o que poderemos ver diretamente como fica.

Nota: Se não estivermos vendo o texto que escrevemos na imagem pode ser devido a dois possíveis detalhes. O primeiro deles é que você esteja escrevendo texto com a mesma cor do fundo de sua imagem; Imagine que você escreve texto em branco sobre fundo branco, logicamente, você não o verá porque não contrasta sobre o fundo. A segunda coisa que você pode observar é a ordem das camadas, pois talvez você esteja escrevendo texto em um lugar onde você tem uma camada por cima e que por tanto não deixa ver os caracteres pressionados.

Com esta utilização da ferramenta de texto os caracteres que vamos apertando no teclado se irão mostrando todos na mesma linha e se quisermos fazer várias linhas só temos que pressionar a tecla "Enter" e continuar escrevendo. Agora, se quisermos que o texto seja escrito em um espaço determinado, criando um texto fluido, que se ajuste com saltos de linha automáticos ao espaço que marcamos, podemos fazer o seguinte: Selecionamos a ferramenta de texto e fazemos um quadro com a mesma, clicando em um lugar da imagem e arrastando para selecionar o espaço que necessitemos. Então sairá uma espécie de área com dimensões editáveis, na que o texto escrito será mostrado sempre dentro dessa área.

Opções da ferramenta de texto

Como qualquer ferramenta de Photoshop, podemos configurar uma série de opções para personalizá-la. Neste caso, as opções da ferramenta de texto serão a tipografia, tamanho, espessura, etc.


Qualquer um que tenha trabalhado com um editor de textos encontrará extremamente fácil configurar as opções do texto da ferramenta, não obstante, vamos comentar dois itens que seriam próprios de Photoshop e que certamente não conhecerão as pessoas mais inexperientes.

1) Método de suavizado
Este menu desdobrável serve para selecionar como se deve suavizar o texto escrito em Photoshop. O texto suavizado serve para que as bordas estejam esfumaçadas, o que é frequentemente útil para dar um aspecto mais detalhista ao desenho.


Entre as opções de suavizado se encontra uma que serve para que o texto não tenha suavizado algum (opção "Nenhum"), que resulta útil porque o texto sem suavizado costuma ter um tamanho menor e porque este tipo de texto serve para imitar como se veria ao escrevê-lo diretamente como texto em uma página web.

Os outros métodos de suavizado consistem em diversos padrões nos que se suaviza de maior ou menor maneira, o que gera resultados diferentes. Não obstante, muitas vezes as diferenças são difíceis de ver a simples olhar. O mais habitual é a opção "Nítido" que oferece um suavizado bastante standard. Na imagem seguinte podemos ver vários métodos de suavizado sobre o mesmo texto.


2) Trocar paletas de Caracteres Parágrafo


Este botão da barra de opções nos leva a uma nova janela para configurar o texto com novas preferências que não se encontram na barra de opções geral. A janela de paletas de texto permite modificar tanto o estilo de caracteres quanto o estilo de parágrafo.


Nas janelas de "palhetas de texto" de caracteres e parágrafo se encontram diversas configurações que sem dúvida, cedo ou tarde, vamos necessitar para alterar a formatação dos textos criados com Photoshop. Convém experimentar com as diversas opções que encontraremos, embora devêssemos destacar como opções mais interessantes de caracteres a possibilidade de definir o espaço entre linhas do texto, a possibilidade de fazer subíndices, superíndices, texto sublinhado, suprimido, falso negrito, etc. Entre as opções de parágrafo encontraremos indentações e justificativas diversas que talvez em algum momento também nos sirvam.

Nota: Se alguma vez estivermos mudando as opções do texto e virmos que não estão sendo realizadas as mudanças no texto escrito, simplesmente temos que selecionar o texto que queremos editar. Ou saindo do modo de escritura de texto com CTRL+Enter ou então apertando sobre o ícone de aceitar ou cancelar que aparece nas opções do texto quando estamos no modo escritura. Com isto já não estaremos escrevendo texto e qualquer opção que mudemos alterará toda a camada de texto.

Ferramenta texto vertical

Da mesma maneira que explicamos a criação de textos na horizontal, podemos fazer textos na vertical tranquilamente com Photoshop com a ferramenta de texto vertical. Não tem nenhum mistério. É simplesmente pressionar ou selecionar um espaço na imagem e começar a escrever.

Agora bem, pode-se escrever um texto na diagonal? em curva?
A resposta é sim!, embora existam diversos métodos para consegui-lo, posto que não há uma ferramenta específica para isso, como é a de texto na vertical.

Texto na diagonal e na curva

Fazer um texto na diagonal é bem simples. Só temos que escrever um texto normal e depois editá-lo com a opção de "Edição - Transformação livre" (tecla rápida CTRL+T), com o que aparecerá uma seleção editável, que poderemos aumentar e rotar como desejemos.

Para fazer um texto que se ajuste a uma curva necessitaremos um pouco mais de habilidade, mas é algo que já explicamos em uma antiga oficina de Photoshop: Fazer um texto que se adapta a um círculo com Photoshop CS2

Efeitos sobre textos em Photoshop

Uma das típicas perguntas que nos podemos fazer com respeito à edição de textos em imagens com Photoshop é sobre a criação de efeitos comuns como sombras ou traçados. Photoshop tem um editor de efeitos que é muito simples de manejar e que queremos comentar neste artigo de criarweb .com. O certo é que podemos aplicar os efeitos de Photoshop sobre qualquer camada mas, em especial sobre as camadas de texto, nos resultará muito fácil, rápido e sobretudo interessante para dar um toque especial a nossos desenhos.

Para mostrar a janela de edição de efeitos sobre um texto, temos que clicar duas vezes na janela de camadas sobre a camada de texto que queremos aplicar o efeito, ou então pressionar com o botão direito na camada e a seguir selecionar a opção marcada como "Opções de fusão", como podemos ver na imagem seguiente.

Com isto aparecerá uma janela para criar efeitos, intitulada "Estilo de Camada" onde podemos selecionar com um checkbox o efeito ou os efeitos que desejamos aplicar e depois, clicando em cada um dos efeitos, podemos configurar as opções para cada um deles.


Na imagem anterior vemos que nos situamos sobre o estilo de "Sombra paralela", que ademais marcamos com seu checkbox, com o que aparecem as opções para configurar a sombra, como o ângulo dela, sua transparência, etc.

Como dizíamos, podemos aplicar vários efeitos ou estilos de camada ao mesmo tempo, criando com isso textos com uma alta personalização, que sem dúvida alegrarão nossos desenhos.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato