A cor na web. Ferramentas básicas para trabalhar com cores

Existe uma grande variedade de ferramentas que nos permitem manipular as características das cores para conseguir as que necessitemos. Abordamos uma ampla lista de programas neste capítulo.

Por Luciano Moreno


Publicado em: 09/6/08
Valorize este artigo:
Existe no mercado uma infinidade de aplicações gráficas, tanto para trabalhar com gráficos vetoriais e animações como para retoque de imagens, algumas das quais estudaremos de forma geral ao final deste curso de Desenho Gráfico para a Web.

Porém, há também outras que, apesar de seu pouco preço e tamanho (algumas são gratuitas e ocupam muito poucos Kb), são muito úteis para o trabalho diário com cores em um computador, e imprescindíveis para um web designer.

Entre elas destacam por suas funcionalidades EyeDropper e 1 st QuickRes, das quais vamos falar um pouco.

EyeDropper

EyeDropper é basicamente um capturador de cores tela, capaz de obter o código de um ponto dado em diferentes modelos de cor. Ademais, permite também capturar uma zona de tela, copiando-a na área de transferência, com o qual fica disponível para seu uso em outras aplicações gráficas.

É propriedade da empresa Inetia, e pode-se fazer o download em http://eyedropper.inetia.com/

É de fácil download e instalação, e atrás a mesma aparecerá um pequeno ícone do programa na barra de tarefas, junto ao relógio do sistema.



Para lançar a aplicação basta dar dois cliques sobre este ícone, com o qual aparecerá uma janela própria junto ao ponteiro do mouse, que acompanha a este em seu movimento pela tela. Esta janela se fecha dando novamente dois cliques sobre o ícone.



Em tal janela aparecerá aumentada a zona situada ao redor do ponteiro, assim como uma cruz que indica o ponto exato sobre o que se encontra, mostrando a cor do mesmo. Na parte direita aparecem os códigos da cor, tanto em formato RGB hexadecimal e decimal como em formato CMYK, e as coordenadas do ponto com respeito à esquina superior esquerda da tela ativa do monitor.

Se clicarmos com o botão direito do mouse sobre o ícone de EyeDropper aparecerá um menu emergente com a opção "Properties", que nos levará a uma janela de configuração com uma série de pestanas, entre as quais destacam as seguintes:

- Preferences: Define as propriedades gerais da aplicação.



Nesta janela, podemos observar em que modelo de cor desejamos que apareçam os códigos, se devem aparecer as coordenadas do ponto e se a aplicação deve se iniciar quando arrancarmos o sistema operacional (aconselhável).

- Clipboard: Configura o método de captura do código da cor na área de transferência.



A opção mais aconselhável para o web designer é definir a captura no modelo RGB hexadecimal, usando para isso as combinações padrão do sistema, que no caso do Windows são as teclas CTRL+C para copiar o código na área de transferência e CTRL+V para colá-lo em outras aplicações.

- Screen Capture: Estabelece a tecla que ativa a captura de uma zona da tela como uma imagem, assim como o método de finalização da mesma.



Como tecla de ativação é conveniente escolher alguma que não se use normalmente, como uma das teclas superiores F. Quanto ao método de finalização, o normal é estabelecer o evento up do botão esquerdo do mouse, habitual nos programas de captura.

Se definirmos como tecla de captura F2, por exemplo, para iniciar a capturar clicaremos tal tecla, logo, o botão esquerdo do mouse e, sem soltá-lo, definimos um retângulo em tela, que será a zona capturada. Para finalizar, soltamos o botão do mouse, ficando a imagem capturada na área de transferência, pronta para ser colada em qualquer outra aplicação, gráfica ou não (podemos colá-la em qualquer aplicação de Office, como Word ou Power Point).

- Convert Colors: Define o tipo de paleta em que queremos capturar a cor.



Seus possíveis valores são Normal (aconselhado), que utiliza a profundidade de cor ativa em nosso computador, Grayscale, que captura a cor em paleta de cinzas, e WebSafe, que o aproxima à cor mais próxima na paleta web segura de 256 cores.

Como se pode ver, EyeDropper é um programa muito útil, imprescindível para o designer, que com um pouco de prática facilita espetacularmente o trabalho com cores.

1 st QuickRes

Em seu trabalho diário, o web designer deve verificar como se visualizam as páginas que está criando as diferentes resoluções e profundidades de cor. Os sistemas operacionais oferecem um painel de configuração próprio para estas tarefas, porém acessar constantemente ao mesmo nos faz perder muito tempo.

Propriedade da empresa GreenParrots, 1 st QuickRes é uma pequena aplicação que nos ajuda a manejar as propriedade de nosso monitor de forma rápida e cômoda. Pode-se fazer o download através do endereço: http://www.greenparrots.com

Uma vez instalada, a aplicação se lança desde um ícone situado na barra de tarefas, junto ao relógio do sistema, clicando sobre o mesmo com o botão direito do mouse.



Ao fazê-lo, aparece a janela da aplicação mostrando diferentes combinações resolução-profundidade de cor. Basta então clicar sobre uma delas para que a configuração de nosso monitor mude.



A aplicação também permite mudar o fundo de tela, o protetor de tela, a aparência visual do sistema operacional e a taxa de atualização (refresh) do monitor.

Outra das opções presentes na janela da aplicação é "Options", que vai nos permitir definir atalhos de teclado para lançar a janela ou para mudar rapidamente a resolução de tela. Convém que escolhamos para isto algumas das teclas que não se utilizam normalmente, como as do grupo F presentes na parte superior do teclado.

Um presentinho em Flash

Para finalizar, a empresa Mundidesign nos oferece uma pequena animação Flash que nos facilita a composição com cores, ao nos permitir visualizar o efeito de diferentes combinações de cor.

Na esquina inferior direita você têm três opções de trabalho: combinação de três cores em vertical, combinação de três cores justapostas e combinação de cores em uma interfase web. Para definir as cores das diferentes partes, basta arrastá-las desde a paleta esquerda até a zona escolhida.

A versão on-line desta animação está disponível no endereço:

http://www.mundidesign.com/webct/webct.html

Onde se encontra também outras animações sobre o tema, incluindo uma muito boa sobre os princípios gerais do desenho gráfico. Muito recomendável.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato