Ferramentas de mão e Zoom em Photoshop

Explicamos duas ferramentas de Photoshop, a mão para nos movermos por uma imagem e o zoom para ampliar e reduzir a visão. Fundamentais para nosso dia- a- dia.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 30/5/12
Valorize este artigo:
Neste artigo vamos ver duas ferramentas fundamentais no nosso trabalho com Photoshop. Trata-se de duas ferramentas que têm uma coisa em comum e que as diferencia de outras que vimos anteriormente: nos servem para mudar a visão da imagem e não para editá-la. Ou seja, qualquer coisa que façamos com o Zoom ou com a ferramenta de Mão, mudará como vemos uma imagem mas não mudará em nenhum caso a própria imagem.

Explicamos as duas juntas porque são bastante simples de explicar e entender por qualquer tipo de usuário. Na verdade, é muito provável que no momento de ler este artigo vocês já conheçam estas ferramentas ou as utilizem habitualmente. Não obstante, como umas das utilidades mais fundamentais de Photoshop, vale a pena parar e explicá-las, embora seja só para comentar as teclas rápidas para operar com elas. Ademais, de qualquer forma, são duas utilidades que não devíamos deixar de ver no Manual de Photoshop.

Ferramenta de Mão em Photoshop

A ferramenta de Mão serve para deslocar a área visível de uma imagem. Se abrimos uma imagem, Photoshop é suficientemente inteligente para abri-la com o zoom adequado para que caiba inteira na janela da imagem. Nós, porém, podemos ampliar o zoom e o que vai acontecer é que, se a imagem não couber na janela de Photoshop, aparecerão umas barras de deslocamento lateral e vertical que podemos mover para deslocar a área visível da imagem. A mão seria como um atalho para evitar usar as barras de deslocamento, que muitas vezes são bastante incômodas.

O uso é muito simples. Selecionamos a ferramenta de mão na botoneira de Photoshop, a seguir deslocamos a imagem clicando, com o botão esquerdo do mouse, em qualquer parte da imagem e arrastando sem soltar o click. Quando virmos a área da imagem desejada, podemos soltar o botão esquerdo e a imagem ficará nessa posição de deslocamento.

Só quando aparecem as barras de deslocamento na janela da imagem tem sentido utilizar a mão para deslocar a área da imagem que pode ser vista.

Barra de espaço: A tecla rápida para selecionar momentaneamente a mão é a barra de espaço. A qualquer momento, se apertamos a tecla de espaço, veremos que o cursor do mouse se converte em uma mão, com o que poderemos deslocar a imagem clicando e arrastando para a posição que queiramos.

Ferramenta de Zoom de Photoshop

Outra das ferramentas fundamentais em qualquer programa de design é a ferramenta de zoom, com a que podemos ampliar e reduzir a escala em que é mostrada a imagem. Muitas vezes teremos que realizar esta ação, ampliando o zoom para obter maior detalhe dos pixels da imagem e reduzindo o zoom para obter uma visão do gráfico mais geral.

Para colocar em funcionamento o zoom, escolhemos a ferramenta na botoneira e depois pressionamos em qualquer parte da imagem. Com isto conseguiremos ampliar a visão da imagem fazendo zoom nesse ponto.

Se queremos fazer zoom ao contrário, para reduzir a visão da imagem, temos que apertar a tecla ALT (Alternativa) enquanto tivermos a ferramenta de zoom selecionada. Também podemos fazer zoom para trás, para reduzir, se pressionamos com o botão direito sobre a imagem com a ferramenta selecionada.

CTRL +/-: Existem duas teclas rápidas para a ferramenta de Zoom que toda pessoa deveria conhecer também, para não perder tempo quando necessita ampliar ou reduzir a escala com que a imagem é mostrada. CTRL + "+" (Pressionar a tecla "+" com a tecla de Control pressionada) faz com que o zoom aumente a imagem. CTRL + "-" (Pressionar a tecla "-" com a tecla de Control pressionada) faz com que o zoom reduza a visão da imagem.

Tanto a ferramenta mão quanto a ferramenta de zoom, quase nunca são selecionadas na barra de ferramentas de Photoshop, posto que as teclas rápidas são muito úteis e permitem operar de maneira quase instantânea, para poder "navegar" pela imagem sem ter que mudar a ferramenta que temos selecionada.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato