Ferramentas principais de Photoshop

Uma primeira aproximação às principais ferramentas oferecidas por Photoshop.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 14/9/10
Valorize este artigo:
Continuamos o Manual de Photoshop dando uma olhada nas principais ferramentas oferecidas pelo programa aos designers, ou seja , as ferramentas que servem para realizar as ações mais fundamentais no trabalho do dia- a -dia com o programa.

Como este artigo faz parte da introdução de Photoshop, pretendemos que sirva simplesmente para nos irmos familiarizando com a interface e com alguns conceitos utilizados pelo programa. Sendo assim, ainda não vamos explicar com detalhes nenhuma das ferramentas que comentaremos. Nos capítulos seguintes deste manual você poderá encontrar explicações detalhadas e exemplos de uso de muitas das ferramentas mais importantes ( faremos um link no presente texto para esses artigos já publicados em CriarWeb.com). Contudo, no momento de publicação deste artigo, existem ferramentas que ainda não comentamos, e que serão explicadas em um futuro próximo.

Assim, se você é novato no Photoshop ou se quer fazer um esforço para aprender a lidar com desenvoltura com o programa, o primeiro que deve saber é quais são as ferramentas fundamentais para trabalhar com Photoshop e onde localizá-las.

Para enumerar as ferramentas principais iremos de cima para baixo e da esquerda para a direita, tal como estão situadas na botoneira.

Retangular Marquee Tool/Ferramenta Marca de Seleção Retangular:
Uma ferramenta para criar seleções quadradas ou retangulares.


Elliptical Marquee Tool/Ferramenta Marca de Seleção Elíptica:
Ferramenta para criar seleções circulares ou elípticas. Está no mesmo grupo da Marca de Seleção Retangular.

Move Tool/Ferramenta Mover:
Esta serve para mover o conteúdo da camada em que estamos trabalhando. A camada se move por completo ou apenas na área selecionada, caso haja uma seleção criada. (Mais adiante teremos capítulos para explicar o que são as camadas de photoshop)

Lasso Tool /Ferramenta Laço:
Esta ferramenta serve para criar seleções a mão livre, clicando em uma área da imagem e pintando a seleção à mão. A verdade é que a ferramenta não é muito utilizada no trabalho do dia-a - dia, porém é simples para praticar em um primeiro momento.

Polygonal Lasso Tool/Ferramenta Laço Poligonal:
Serve para fazer seleções mais complexas, marcando os vértices de um polígono. Também é muito útil e simples de manejar em seus primeiros passos.

Magic Wand Tool/Ferramenta Varinha Mágica:
É para criar seleções rápidas de áreas da mesma cor. Clicando em um lugar da imagem seleciona toda a área que tenha a mesma cor continua.

Crop Tool/Ferramenta Corte Demarcado:
É um tipo de seleção quadrada, que pode ser editada uma vez que se tenha definido, que serve para recortar uma imagem, conservando apenas a área selecionada.

Paintbrush Tool/Ferramenta Pincel:
Esta ferramenta serve para desenhar a mão livre sobre a imagem. Dispõe de vários pincéis, de espessuras e formas diferentes e se pode ajustar a pressão do traço, entre outras coisas. O pincel pinta na camada que estiver ativada nesse momento.

Pencil Tool/Ferramenta Lápis:
O lápis é similar ao pincel, com a diferença de que este realiza um traço sem suavizado nas bordas e totalmente opaco.

Eraser Tool/Ferramenta Borracha:
Serve para apagar partes de uma imagem. Cuidado, já que como muitas outras ferramentas, só atua sobre a camada que está selecionada. Ou seja, só as coisas que haja na camada em que estamos trabalhando. Por isso, às vezes, poderá acontecer de você tentar apagar algo e não apagar, talvez porque esteja em outra camada. Há dois modos de apagar, um o modo lápis, que apaga tudo sem suavizado e o modo pincel, que apaga esfumaçando as bordas. Além disso, igual aos pincéis e ao lápis, existem várias espessuras para o traço da borracha.

Paint Bucket Tool/Ferramenta Lata de Tinta:
Esta ferramenta serve para preencher com cor uma camada inteira, ou a área selecionada da camada. Preenche com a cor selecionada na barra de ferramentas como a cor do primeiro plano.

Gradient Tool/Ferramenta Degradê:
Com esta ferramenta podemos fazer degradadês de cor, funciona como a Lata de Tinta , preenchendo de cor toda uma camada ou a área selecionada de uma camada, com a diferença de que para fazer o degradê temos que fazer uma linha, clicando com o mouse e arrastando, para que o degradê seja feito nesse espaço marcado.

Horizontal Type Tool/Ferramenta Texto Horizontal:
Serve para escrever texto em uma imagem. O texto pode ser escrito com diferentes fontes e tamanhos e terá a cor do primeiro plano que se haja selecionado. Associada a esta ferramenta (se clicamos e apertamos de maneira prolongada) veremos que há outras ferramentas de texto, entre as quais poderia ser útil a de texto vertical.

Pen Tool/Ferramenta Caneta:
Esta ferramenta é muito útil, porém um tanto complexa de manejar. Serve para fazer traçados de qualquer tipo, curvos ou poligonais. O bom é que nos permite editar os traçados já feitos e podemos ajustá-los a qualquer trajeto que necessitemos, por complexo que seja. Junto com a ferramenta Caneta você terá que aprender a usar outras ferramentas complementares que fazem parte do mesmo grupo.

Rectangle Tool/Retângulo:
Serve para fazer retângulos, que podem estar ou não preenchidos de cor. No lugar onde está o retângulo há outra série de ferramentas para fazer outros tipos de formas, como elipses, linhas ou inclusive formas personalizadas.

Line Tool/Ferramenta Linha:
Está agrupada com a ferramenta "forma quadrada" e outras formas. Serve para desenhar linhas. Pode-se colocar nas linhas uma seta, configurável, no começo e/ou ao final das mesmas.

Custom Shape Tool /Ferramenta Forma Personalizada:
Esta ferramenta nos permite desenhar um bom grupo de formas já pré-desenhadas, como flores, estrelas, sinais, globos, etc.

Eyedropper Tool/Ferramenta conta- gotas:
Com o conta- gotas podemos selecionar cores, de qualquer parte da imagem, para colocá-las como cor de primeiro plano.

Hand Tool/Ferramenta Mão:
Esta ferramenta serve para rolar a tela. Não move nem modifica nenhuma parte da imagem, mas transfere a área que estamos vendo da imagem, caso a tela inteira não caiba na janela que tenhamos aberta, quer seja porque a imagem é muito grande ou porque tenhamos feito zoom.

Zoom Tool/Ferramenta Zoom:
O zoom serve para ampliar a imagem ou reduzi-la, mas sem alterar a imagem. Simplesmente se faz zoom para que se veja maior e possamos fazer retoques com mais precisão, ou se afasta o zoom para tornar a imagem menor e assim poder vê-la toda em nossa tela.

Com isto fizemos uma lista das ferramentas mais utilizadas dentro de Photoshop. Não são as únicas, mas são as que mais se usam no dia -a -dia e nas que nos vamos centrar no inicio do manual de Photoshop de Criarweb.com. Você pode experimentar cada uma delas para as ir conhecendo e mais adiante veremos com detalhes como manejá-las.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato