Formas personalizadas em Photoshop

As formas personalizadas de Photoshop permitem desenhar facilmente todo o tipo de elementos gráficos com diversos aspectos que podem ser muito úteis para o web design.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 10/9/12
Valorize este artigo:
Ao longo do Manual de Photoshop que estamos publicando em CriarWeb.com já comentamos em diversas ocasiões o que são as formas de Photoshop. Vimos distintos tipos como as formas poligonais, linhas, etc. Agora nos deteremos nas formas personalizadas e como instalar novas formas em Photoshop, para expandir os modelos que possamos utilizar em nosso design.

As formas personalizadas, são um conjunto de itens que se podem desenhar em páginas web, com silhuetas típicas que podemos necessitar em um design, para aportar criatividade ou significado às imagens que compomos. Existem elementos diversos da natureza, como silhuetas de animais, folhas, flocos de neve, fogo, pegadas, elementos de uso cotidiano como guarda-chuvas, telefones ou símbolos como sinais, setas...

Todos estes símbolos podem ser desenhados com o mouse, selecionando a forma que desejamos e clicando e arrastando na tela da imagem. A variedade de formas personalizadas com a que conta Photoshop em sua instalação está bastante bem de entrada, mas nós ademais podemos ampliá-la com formas realizadas por outras pessoas.

Nota: As formas personalizadas são as mais importantes e talvez as que mais se utilizem habitualmente em Photoshop. Por isso poderemos encontrar referencias em diferentes manuais e textos por Internet simplesmente como formas, ou shapes em inglês.

Desenhar uma forma personalizada

A ferramenta de formas personalizadas pode ser selecionada a partir da barra de ferramentas, no ícone de formas.


Se tivermos selecionada quaisquer das ferramentas de formas, também poderemos acessar rapidamente as formas personalizadas através das opções da ferramenta de formas.

  1. Podemos selecionar a ferramenta de forma personalizada.
  2. Pressionamos sobre a setinha para baixo que há ao lado da forma selecionada atualmente
  3. Selecionamos quaisquer das formas que tenhamos instaladas em Photoshop.

Uma vez selecionada a forma desejada, clicamos na tela da imagem e arrastamos com o botão pressionado até qualquer outro ponto da imagem. No momento de arrastar veremos como a forma começa a desenhar-se na imagem. Sem deixar de pressionar o botão do mouse podemos alterar as dimensões da forma ao arrastar com o mouse. No momento que nos satisfaça o aspecto de nossa forma, podemos soltar e veremos que a forma fica criada em uma nova camada.

Nota: Vejamos um par de teclas rápidas para a forma que talvez você associe às teclas rápidas que já foram explicadas quando vimos as seleções:
Manter a proporção: se desejamos que a forma mantenha as proporções de largura e altura para que sejam tal como foi desenhada inicialmente, ou seja, para que não se deforme estirando-se na largura ou na altura , podemos manter pressionada a tecla Maiúsculas enquanto fazemos a forma.
Centrar a forma: Com a tecla rápida alternativa (ALT) podemos situar a forma no centro do lugar pressionado ao iniciar o desenho da forma.

Como já foi explicado nos artigos anteriores, por exemplo ao ver as formas de linha, as formas personalizadas são criadas como traçados, de modo que uma vez as tenhamos desenhadas na imagem, se podem modificar segundo nossa vontade . Ademais, ao aumentar ou reduzir seu tamanho, não se deformam, porque os traçados são vetoriais.

Você pode testar alterar as dimensões de uma forma com o menu "Edição - Transformação livre de traçado" (Tecla rápida CTRL + T). Você pode também mudar qualquer pequeno detalhe da forma com a ferramenta caneta e suas ferramentas complementares.

As formas personalizadas têm em comum com outras formas de Photoshop várias outras opções de configuração e estilizado, que podem ser acessadas através do painel de opções da ferramenta de forma e que já explicamos em artigos anteriores.

No próximo artigo aprenderemos a obter novas formas personalizadas e a instalá-las em Photoshop.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato