Formas em Photoshop

Como realizar formas como retângulos, elipses e outros polígonos com Photohop. Podemos criar essas formas como traçados ou como áreas de cor.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 29/3/11
Valorize este artigo:
Neste artigo do Manual de Photoshop vamos falar de outras das ferramentas de Photoshop, que servem para criar diversas formas do tipo polígono, linha, elipse, etc. Entre as formas de Photoshop vamos ver várias delas que são simples e mais adiante, em próximos artigos, também veremos que existem formas personalizadas.

As formas poligonais servem para desenhar diferentes áreas com diversas estruturas. Por exemplo, a primeira que vamos ver é a forma básica de retângulo, porém também podemos obter formas com outras características, como linhas e diferentes tipos de polígonos: triângulos pentágonos, hexágonos, etc. Neste artigo também veremos a criação de retângulos com as bordas arredondadas e elipses.

Todas as formas se encontram disponíveis baixo um mesmo ícone, onde poderemos ver inicialmente o retângulo, mas onde, se clicarmos de maneira prolongada, nos mostrará outras ferramentas, que podemos observar na seguinte imagem.

Ferramenta Retângulo


Com esta ferramenta podemos criar retângulos e preenchê-los de cor diretamente, ou fazer simplesmente traçados. Em princípio, se não tivermos marcado outra coisa, se criará um retângulo com a cor de preenchimento que tenhamos configurado na barra de ferramentas como cor de primeiro plano.

Para criar a forma de retângulo, ou qualquer outro tipo de forma, temos que clicar em um lugar da imagem e arrastar com o mouse a outro ponto da imagem, sem soltar o botão do mouse. No momento que soltemos o botão do mouse se criará a forma entre os pontos que acabamos de definir. Podemos modificar a forma segundo vai sendo criada com as teclas de Maiúsculas (Shift), Alternativa (ALT). Com a tecla maiúsculas fazemos com que os lados do retângulo sejam iguais. Com Alternativa fazemos com que o retângulo tenha o ponto central no primeiro lugar onde clicamos para iniciar a criação da forma.

Realmente em Photoshop poderíamos criar um retângulo com a ferramenta Seleção retangular e em seguida ir preenchendo de cor com a Lata de Tinta. Porém, a vantagem de se criar um retângulo, ou outra forma com a ferramenta Forma, é que esta é vetorial e portanto poderemos alterá-la sem perda de resolução, por exemplo trocando sua forma (ampliá-la e reduzi-la) ou sua cor. Ou seja, fazer uma forma permite que façamos coisas com ela como transformá-la livremente em qualquer momento com a opção de "Edição / Transformação livre de traçado".

Retângulo arredondado


Este tipo de forma cria retângulos com cantos arredondados. É uma maneira rápida de obter retângulos suavizados que frequentemente dão um aspecto mais delicado aos desenhos. Com esta forma veremos que aparece uma nova opção na barra de opções da ferramenta, que serve para definir o raio dos cantos arredondados.

Forma de elipse


Este tipo de forma cria elipses, de maneira similar aos retângulos. Lembrem que o uso das teclas ALT ou Maiúsculas permite que a elipse seja criada com características determinadas. ALT faz com que a elipse seja criada no centro de onde pressionamos inicialmente para iniciar a forma, e a tecla Maiúsculas faz com que a elipse seja um círculo perfeito, com o mesmo raio em toda a circunferência.

Forma de polígono


Permite construir outros tipos de formas poligonais, como triângulos, quadrados, pentágonos, etc. Podemos indicar o número de lados do polígono nas opções da ferramenta. Os polígonos criados sempre terão todos os lados iguais, ademais, sempre serão desenhados com seu centro no lugar onde clicamos inicialmente para criar a forma.

Forma de linha


Esta é uma das formas mais utilizadas, ao menos no meu caso particular. Permite fazer linhas, clicando no ponto inicial da linha e arrastando até o ponto onde queremos que termine. O interessante das linhas é que nos permitem desenhar pontas de setas , configuráveis em dimensões e no lugar onde desejamos que apareçam, no princípio ou no fim da linha. Além disso, poderemos configurar, também, sempre através das opções ferramenta, a espessura da linha.

Poderemos observar que a opção de espessura de linha aparece diretamente na barra de opções da ferramenta. A configuração das pontas de seta, caso as desejemos, temos que indicá-las em um menu que aparece clicando em uma setinha virada para baixo que há ao lado do ícone Forma personalizada.

Forma personalizada


Permite fazer formas de diferentes tipos. Esta ferramenta também é muito útil, dada a grande variedade de formas com que contamos já a partir da instalação básica de Photoshop e muitas outras que poderemos conseguir instalando pacotes de formas, ou criando-as nós mesmos. Devido às múltiplas opções das formas personalizadas, vale a pena deixá-las para um artigo posterior que apresentaremos também em criarweb .com.

Conclusão

No próximo artigo veremos diferentes opções de configuração das formas, que nos oferecerão múltiplas possibilidades de criação de formas e traçados, que poderemos utilizar para criar elementos mais complexos a partir da transformação ou combinação de traçados ou formas.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato