Frontpage

O editor de páginas web de Microsoft.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 03/3/05
Valorize este artigo:
Sistema:
Win2000/XP
Idioma: Inglês
Licença: Shareware
Web: http://www.microsoft.com

Frontpage é um programa para a edição de páginas web de Microsoft. Criado já há muitos anos, teve uma infinidade de versões que foram melhorando seu funcionamento. Está orientado a pessoas inexperientes e sem conhecimentos de HTML. Suas capacidades são semelhantes as de outros editores, como criar mapas de imagens, providenciar o fluxograma das páginas do site, etc.

Referências: Temos publicado em CriarWeb.com um manual que relata os conceitos mais básicos que os principiantes devem conhecer sobre Frontpage 2000: Manual de Frontpage para principiantes.

À princípio, Frontpage era um programa para desenhar muitas páginas, embora as novas versões tenham melhorado muito às primeiras: Frontpage XP permite inclusive a programação de páginas com códigos ASP.

Lamentavelmente, ao ser um produto Microsoft, está orientado a construir páginas otimizadas para Internet Explorer. Por esta mesma razão, ao inserir algum elemento ativo em uma página web, como é o caso dos controles ActiveX, ou os scripts de cliente, só costuma funcionar em Internet Explorer. Conseguir páginas que se vejam bem em Netscape Navigator pode ser complicado com este programa, o que, desde nosso ponto de vista, é um sério inconveniente. (Atualmente, somente uns 3% dos usuários aproximadamente navega com programas distintos a Internet Explorer, mas em muitos casos é necessário que as páginas sejam 100% compatíveis com todos os navegadores)

A solução oferecida por Microsoft para o desenho de páginas web dita muito em ser uma ferramenta recomendável em suas versões mais antigas, mas à medida que foram apresentando novas versões alguns de seus problemas foram sidos corrigidos.

A maioria dos erros é devido a este programa

Atenção aos usuários de versões antigas, pois em muitas ocasiões se vêem frustrados ao ver que sua página não funciona completamente na Internet. Os resultados que obtém os fazem repetir a página com outros programas para ter finalmente uma web apresentável. No passado recebíamos dezenas de consultas para consertar as páginas que com tanto esforço lhes havia custado fazer. Parece que atualmente, estes problemas diminuíram bastante.

Extensões de Frontpage

Para que uma web feita com Frontpage tenha maiores possibilidades de funcionar, é recomendável que o servidor onde será colocada tenha as Extensões de Frontpage. Estas são uns acréscimos no servidor que os administradores colocam. A maioria das possibilidades para a hospedagem gratuita de webs não tem instalado tais extensões, no momento de escrever este artigo, o único site que conhecemos onde permitem o uso das extensões do Frontpage é Tripod. Os demais sites, você não poderá instalá-las, por isso, existirão muitas possibilidades de que partes de sua web não funcionem ao coloca-las nestes servidores.

Finalmente

Assinalamos alguns outros erros típicos que nossos usuários tinham que agüentar deste programa, para que sirva de ajuda:

Inclui muitas vezes imagens as quais não lhe atribui uma rota relativa (necessária para que logo as imagens sejam vistas na Internet), sem avisar ao usuário. No lugar disto, coloca a rota absoluta que tem a imagem no disco rígido do usuário, de modo que ele será o único que verá a imagem na Internet.

A criação de diretórios onde salva a informação que somente ele entende e que é "lixo" para nós. Em alguns casos, estes diretórios podem chegar a nos confundir provocando erros.

Criação de barras de navegação que logo não funcionam

Inclusão de formulários mal escritos em HTML, que tornam impossível sua transmissão por correio eletrônico.

Conclusão

Ao longo destes últimos anos, nós também recebemos e-mails de pessoas satisfeitas com Frontpage, mas sempre de suas versões mais modernas. Nosso conselho é que você se preocupe em conseguir uma versão 2000 e XP de Frontpage antes de começar a utiliza-lo, para evitar a maioria dos erros mais comuns.

Atenção webdesigners profissionais! Em muitas ocasiões se vê de longe que um trabalho está realizado em Frontpage, e deixar este detalhe à vista não é nada profissional. Existem numerosas alternativas a este programa, por exemplo, Dreamweaver ou Homesite, e outros comentados em nossa seção de programas.



Mais informações e downloads
http://www.microsoft.com

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
1 comentário revisado:
Por: David Tobias Nunes
20/7/05
Gostei do artigo para quem esta começando, porém muita gente usa de modo errado o front page, eu gostaria de estar montando uma lista para discutir sobre algumas extensoes do front page e enteragir elas com php e ssi no servidor apache , depois explico algumas vantagens e desvantagens e quando realmente usar ou não, se quiresem entrem em contao o website que estou fazendo esses testes é o http://www.fasprotecaoanimal.org.br
e ou http://fasprotecoanaimal.org.br/mapa
aonde estou fazendo diversos testes dos mesmos, muita pouca gente usa as extensões mais tem umas vantagens legais inclusive por profissionals , entre no Site da Fundação Alexandra Schlumberger http://www.fasprotecaoanimal.org.br e tentem descobrir o que eu fiz nessas pásginas embora ainda esta com diversos erros que estou sem tempo de fazer o css da nova versao em xhtml 1.1 modo strict

Abraços pessoal, qualquer coisa meu MSN Messenger é davidtobiasninja@hotmail.com

Total {'-_-'} Ninj@ - Web Standard Developer

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato