Fundo tipo mosaico a partir de uma imagem com Photoshop

Partindo de uma imagem e utilizando Photoshop faremos um fundo para página web, que se veja bem tramado ao fazer o mosaico.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 14/8/07
Valorize este artigo:
Vamos criar um fundo com Photoshop a partir de uma imagem. Utilizaremos o fundo em uma página web e se mostrará criando um mosaico. O objetivo deste artigo é explicar como se devem fazer os retoques na imagem, de forma que o mosaico criado se veja corretamente tramado.

Esta técnica se pode fazer com diferentes tipos de imagens, por exemplo, com umas nuvens ou uma parede de tijolos. Ao fazer o mosaico, a página se mostrará com todo o fundo cheio de nuvens ou tijolos. Em nosso exemplo partimos de uma imagem com umas raízes. O resultado final será um fundo de uma página toda cheia de raízes.

Podemos ver o exemplo em uma página a parte.

Primeiro, criamos uma seleção de um pedaço da imagem inicial. Faremos a seleção da área que mais gostamos. O tamanho escolhido pode variar, mas observaremos que tanto a altura como a largura seja divisível por dois, para facilitar o seguinte passo.


Copiaremos a seleção e colaremos em um documento novo. Logo, sobre este novo documento, faremos um filtro de deslocamento. Isto se faz desde o menu Filtro - Outros - Deslocamento... Na janela de propriedades do filtro nos solicitam os pixels que se deseja deslocar horizontal e verticalmente. Nestes campos colocaremos a metade do tamanho horizontal e vertical da imagem. Por exemplo, se a imagem tinha tamanho 176x148, o deslocamento horizontal seria de 88 e o vertical de 74.

O resultado obtido depois de fazer o filtro é o seguinte:


A seguir, para que o fundo se veja corretamente tramado ao fazer o mosaico, devemos dissimular as mudanças bruscas que existem no desenho na parte central.


Para dissimular esta área utilizamos a ferramenta "Carimbo de clonar", clonando na área central outras partes da imagem, de modo que se dissimulem essas mudanças bruscas no desenho.


Se alguém não souber utilizar a ferramenta "Carimbo de clonar" há que dizer que com a tecla "alt" e clicando com o mouse em uma parte da imagem, se seleciona o ponto desde onde vamos copiar. Logo, soltando a tecla "alt", pintamos em qualquer outra parte da imagem. Pintaremos clonando o desenho da área selecionada previamente.

Dependendo da imagem da qual partido, o processo de clonar pode ser mais ou menos complicado. Nossa imagem resultado, depois de ter feito as mudanças, é a que utilizaremos como fundo da página.

Pode-se ver a imagem obtida aqui.


Pode-se ver o exemplo em funcionamento em uma página a parte.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato