Google Imagens, a busca de imagens na web

É mais uma ferramenta que se pode usar de Google e que nos pode ser muito útil na hora de encontrar imagens para completar nossos web sites, ou simplesmente para desfrutar de imagens de todo tipo e em múltiplos âmbitos.

Por Borja Sánchez


Publicado em: 07/8/07
Valorize este artigo:
O que faz este buscador, como outros existentes, é rastrear e indexar milhares de imagens que estão associadas às páginas web, para logo oferece-las aos usuários.

Quando alguém entra no buscador e introduz uma determinada palavra, esta aplicação lhe devolve aquelas imagens que têm tal termo associado, seja por ter o nome do arquivo, ou porque está relacionada com tal palavra nos conteúdos da página web. O que faz Google é analisar o texto na página adjacente à imagem, a imagem em si mesma e outros muitos fatores para deduzir o conteúdo da imagem.

Este serviço dispõe da busca de imagens mais extensa da web, com milhões de imagens indexadas e disponíveis para ser vistas. Para utilizar esta busca de imagens, só tem que ir à página de busca avançada ou na url http://images.google.com e introduzir uma busca na caixa de busca de imagens, e logo clicar no botão de "Busca". Na página de resultados, simplesmente há que clicar na imagem pequena para poder ver a versão original, assim como a página web onde está localizada.

As imagens identificadas pelo serviço de busca de imagens Google podem estar protegidas por direitos de autor, com o que levam acarretadas consigo uma série de possíveis restrições de uso. Apesar de que se possa localizar e acessar às imagens através deste serviço, o problema vem na hora de poder usar ou não as mesmas devido a seus direitos de autor. Para poder usar alguma imagem que encontre através deste serviço, lhe aconselhamos comprovar sua licença e se for necessário que entre em contato com o dono do site para obter a permissão.

Quando vemos as imagens, estas se mostram em uma moldura para que os usuários possam vê-las junto com a página na qual se encontra. Se quisermos buscar imagens que têm uma extensão de arquivo determinada, devemos nos situar no campo de busca avançado onde se pode especificar a extensão de arquivo usando o operador de tipo de arquivo. Por exemplo, se quiser encontrar imagens de cogumelos que estejam em formato .gif. Buscaríamos por: (cogumelos filetype:gif ).

Com Google Images se podem realizar buscas complexas mediante operadores booleanos e outros comandos Google. De fato, você pode usar todos os operadores para realizar uma busca de imagens que empregaria em Google. Por exemplo, pode usar "site:" com a busca de imagens para assim delimitar esta às imagens de um web site específico. Desta forma, para encontrar todas as fotos relacionadas com Rio de Janeiro na web www.guiarte.com , a consulta seria "site:guiarte.com rio de janeiro" e nos mostraria todas as imagens que buscamos nesse site referidas a esse termo.

Definitivamente, esta aplicação do potente buscador norte-americano pode ser útil, embora cabe recordar que para poder usar as imagens que encontramos, temos que pedir permissão ao proprietário porque podem estar sob licença copyright. O que é certo é que poderemos visualizar um elevadíssimo número de imagens já que é o buscador de imagens mais amplo da Rede atualmente.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato