Google Trends

Google Trends é um serviço de Google para conhecer a tendência em buscas e comparar o tráfego de diferentes páginas web.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 22/10/10
Valorize este artigo:
Vamos comentar um serviço de Google, que não é novo, mas que vem se consolidando como uma ferramenta muito interessante, tanto para pessoas que desejam promover e conhecer o andamento de sua página web, como para aquelas que desejam encontrar nichos onde se promover.

Google Trends basicamente faz uso de informação que Google tem muito à mão, para oferecer dados aos internautas que desejam conhecer tendências dos usuários de Internet. Informações que, sem dúvida, podem ser de muita utilidade aos editores de páginas web. O gigante das buscas controla e conhece muito bem dados como a frequência com que determinadas palavras chave se buscam na Internet, assim como o tráfego de diferentes páginas que utilizam Google Analytics.

Certamente o serviço encantará qualquer editor de páginas web. Podemos experimentar Google Trends em http://www.google.es/trends

Encontraremos dois tipos de informações úteis:
  • Tendências nas buscas de palavras chave
  • Tráfego de diferentes websites
Vejamos com detalhe como Google Trends oferece estes dados de interesse.

Tendências em buscas

Quanto às tendências em buscas, Google Trends oferece informações sobre o que usualmente os usuários procuram, certos critérios ou palavras chave ou frases chave. Permite escrever um conjunto de até 5 termos de procura separados por vírgulas, que podem ser palavras ou frases chave. Então, oferece um gráfico da evolução no tempo com o que tais termos foram consultados no buscador.

Podemos ver, por exemplo, uma busca com os termos:

html, css, php, asp, javascript

Com isso comparará a frequência de procuras destas 5 palavras chave e nos oferecerá um gráfico onde poderemos apreciar a evolução através dos anos de uso do buscador.

Mas não é só isso, em seguida poderemos selecionar países ou regiões onde desejamos delimitar a busca. Por exemplo, para que nos mostre a evolução das procuras de tais termos entre os usuários espanhóis. Também permite delimitar o gráfico no tempo, para mostrar os dados relativos a um ano, determinados meses, etc.

Os dados oferecidos, sobre qualquer âmbito de interesse dos editores, são muito interessantes para comparar uns com outros, com relação a localizações concretas e no tempo. Porém, não são especialmente úteis para medir exatamente o número de buscas de um determinado tema, porque não oferece dados exatos. Se nos autenticamos com nossa conta de Google são oferecidas algumas informações adicionais, mas não os dados precisos que permitam quantificar as buscas.

Comparação de tráfego de website

Outro detalhe importante para obter informação sobre as tendências de uso de Internet é a comparação do tráfico de websites. É um dado que nos dará algumas referências sobre o uso de Internet, em concreto sobre o uso ou preferência dos internautas sobre diferentes websites. Todos estes dados são recolhidos através do serviço de estatísticas de Google Analytics, razão pela qual se nosso website ou o que pretendamos consultar, não tiver implementado este serviço de estatísticas, não obteremos nenhuma informação.

Para comparar websites temos que clicar o link "Websites" da barra horizontal azul, abaixo do cabeçalho da página. Então poderemos fazer uma busca como:

elpais.com, elmundo.es, lavanguardia.es, abc.es

Isso nos comparará o tráfego dos principais diários de notícias espanhóis, oferecendo uma medida aproximada do tráfego de cada um em usuários únicos diários, caso estejamos autenticados como usuários de Google.

Igual ao caso anterior, Google Trends oferece a possibilidade de delimitar por país ou região e por período de tempo.

Conclusão sobre Google Trends

Recomendamos testar o serviço e tirar conclusões sobre nosso website. Seguro que passaremos um bom tempo entretidos com a ferramenta.

O ruim é que, às vezes, para buscas muito específicas, não dispõe de dados para oferecer informação aos usuários. Porém, sem dúvida irá satisfazer a maioria dos editores de páginas web.

No deixe de testar Google Trends em http://www.google.es/trends






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato