Idéias para conseguir leitores aos seus RSS

Algumas idéias interessantes para aumentar o número de leitores aos seus feeds RSS. São das mais variadas, desde a comunicação com seus usuários até a colocação de novos botões para se inscrever.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 17/2/10
Valorize este artigo:
No artigo anterior explicamos alguns conselhos que podem ajudar a melhorar a qualidade de seus RSS. Esses conselhos estavam encaminhados a conseguir que seus feeds tenham uma maior qualidade e efetividade para obter tráfego e leitores contentes. Neste artigo, vamos ver outra série de técnicas para potenciar seus RSS, porém desde o ponto de vista da promoção dos mesmos, de modo que se aumente o número de leitores.

São uma série de idéias que vi fazer em diversas webs, algumas mais óbvias que outras, porém os conselhos são sempre interessantes para começar. Eu não provei todas estas técnicas e tampouco creio que seja necessário fazer todas ao mesmo tempo, porém estou certo que implementar alguma/s melhorará seu ritmo de aquisição de leitores. Talvez algumas funcionem melhor que outras para seu site em concreto, mas sempre se pode provar por uns dias ou umas semanas para ver quais te convêm.

1.- Ponha uma botão de RSS maior e coloque-o mais acima
Utilize um ícone maior para seus RSS, que tenha mais visibilidade. Se encaixar em seu site, coloque-o de uma cor que destaque bastante, por exemplo, laranja. Existem muitos sites para obter ícones RSS. Outro detalhe igualmente importante é colocar o ícone de RSS acima de sua página. Quanto mais acima, mais possibilidades há que chame a atenção dos usuários, visto que muitos não deslocam a página para baixo para ver o conteúdo completo da página.

2.- Coloque os botões de inscrição através de Google e Yahoo!
Muita gente utiliza os agregadores de RSS de Google ou Yahoo!, por isso pode ser útil que coloque os links para que estes usuários se inscrevam diretamente. Existem muitos outros sistemas de leitura de RSS, que têm seus respectivos botões para colocar na web, de modo que se julgar interessante colocar outros links, sempre pode melhorar o presente.

3.- Presenteie algo aos leitores
Esta técnica me parece muito interessante, já vi em alguns sites e penso que deve ter bastante sucesso, já que os usuários da Internet costumam se animar bastante quando obtém presentes interessantes e sobretudo, gratuitos. A idéia é colocar um post em sua web, que os usuários que te visitam vejam. Nesse lugar você pode dizer que esse presente é só para usuários dos RSS, e que para acessá-lo deve se inscrever e ver um código necessário para a coleta do material. Esse código pode se colocar ao final de seus RSS, de modo que só os leitores o vejam. Por exemplo, observar este post de WebDesignerDepot.

4.- Explique aos seus usuários o que é RSS
Embora o RSS seja um que pouco a pouco ganha terreno de maneira natural, graças às possibilidades que oferece de estar em dia com os conteúdos de muitas webs, o certo é que muitos usuários ainda desconhecem o que é e como utilizá-lo. Sendo assim, um pouco de evangelização sobre este assunto entre seus visitantes pode fazer com que as pessoas se animem a começar a consumir RSS e começando por se inscrever ao seu site.

5.- Coloque os botões de inscrição no final dos artigos
Se um usuário chega a ler um artigo completo de sua web, possivelmente é porque está satisfeito com a informação que você publicou. Então, é o melhor momento para lhe propor que se inscreva aos seus RSS para estar informado de outros conteúdos interessantes.

6.- Coloque a etiqueta para linkar com seus RSS
Existe em HTML a etiqueta LINK, que se pode configurar para que os navegadores detectem que seu website tem um ou vários canais RSS aos que um usuário se pode inscrever. O browser, no caso de detectar a etiqueta, coloca um ícone de RSS à direita da barra de endereços e clicando sobre ele, nos leva à URL onde está o XML do feed de nossa web. Muitos usuários percebem desta maneira que nossa web permite inscrições pelo canal RSS. Esta etiqueta deve ser colocada no HEAD da página e tem esta forma:

<link href="http://www.criarweb.com/rss/geral_rss.php" rel="alternate" type="application/rss+xml" title="RSS criarweb.com" />

7.- Inscreva-se em algum diretório de RSS
Existem diretórios de RSS que armazenam diversas fontes de conteúdos por categorias. Pode ser uma boa idéia se inscrever em algum deles e publicar links aos seus feeds.

8.- Utilize algum serviço como Feedburner
Feedburner tem algumas ferramentas que ajudam a simplificar o processo de inscrição aos RSS, sobretudo para pessoas que estão pouco familiarizadas com este sistema de acesso aos conteúdos. Ademais, Feedburner tem um serviço de estatísticas e inclusive te permite colocar em sua página um botão com um contador dos usuários inscritos que tiver, de modo que as pessoas vejam que tem muitos usuários interessados em seus conteúdos, o que ajudará a animar a outros a entrarem na onda.

9.- Participe em outros blog e fóruns
Se se animar em participar como usuário em outros fóruns e blogs, você ajudará a divulgar seu website. Os visitantes desses outros blogs ou fóruns, quando percebam que seus comentários são interessantes e suas referências úteis, podem se decidir a entrar em seu site para ver o que é que você pode lhes oferecer.

10.- Crie uma página que seja exclusiva para captar leitores e redirecione tráfego para ela
Uma página que se dedique exclusivamente a captar leitores é uma boa ferramenta para melhorar o tráfego de seus RSS. Nessa página você pode colocar todos sues RSS e comentá-los, dar opções para se inscrever comodamente, explicar o que é RSS e anunciar promoções para os leitores.

11.- Utilize algum plugin especializado e capte leitores
Existem diversos plugins para diversos gestores de conteúdo, como Wordpress, que permitem lançar avisos a seus usuários para tentar conseguir novos usuários de inscrição. Por exemplo, este plugin para Wordpress permite enviar mensagens a seus usuários novos (que nunca tinham acessado a sua web antes), aos que você pode lhes enviar uma mensagem para que se inscrevam aos seus RSS.

12.- Mantenha o contato com seus usuários
Quando se comunicar com seus usuários, sugira que se inscrevam aos seus RSS. Você pode manter o contato através dos próprios comentários da página e inclusive pode ser uma boa idéia que se dirija a eles pessoalmente através de e-mail, uma vez que comentem em seu site. Se tiver formulário de registro e enviar um e-mail de confirmação a seus usuários, pode anexar uma sugestão para que se inscrevam.

13.- Revise as estatísticas de seus RSS
Convém manter umas estatísticas de RSS, para saber se as ações que está tomando estão tendo o efeito desejado. Se não está obtendo resultados, pode cancelar a ação, sobretudo se fez um sistema muito intrusivo para captar usuários, ou bem modificá-la para ajustar os mecanismos e tentar melhorar as conversas. Como disse, vocÊ pode obter estatísticas dos RSS através de Feedburner ou de outros sistemas como o plugin Feed Stadistics para Wordpress.

14.- Utilize outras opções para fazer chegar seus conteúdos, como correio
Os RSS são uma ferramenta excelente para fazer chegar seus conteúdos aos seus usuários, porém não é a única. Tenha em conta também outras opções, como criar um newsletter ou sugerir que se inscrevam em seu microblog de Twitter. Cada usuário tem uns costumes ou preferências diferentes e por isso, você deve fazer chegar seus conteúdos à medida que o publica.

Em geral, espero que com este artigo tenha podido satisfazer a curiosidade de alguns e trazer alguma nova idéia para aumentar o número de leitores aos seus RSS.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato