Instalação e configuração de CodeIgniter

Explicações sobre o processo de instalação e configuração do framework PHP CodeIgniter.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 05/5/11
Valorize este artigo:
Como apontávamos no artigo anterior, no que apresentamos as características principais de CodeIgniter, uma das vantagens deste framework PHP é que sua instalação é muito simples. Veremos aqui alguns detalhes sobre o processo:

Requisitos de servidor

Necessitamos dispor de um servidor PHP 4 ou PHP 5. Ambos funcionam perfeitamente e no caso de PHP 4, a versão mínima que devemos ter é a PHP 4.3.2.

No que diz respeito às bases de dados, CodeIgniter é compatível com algumas, as mais habituais no desenvolvimento de webs: MySQL (4.1 ou posterior), MySQLi, MS SQL, Postgres, Oracle, SQLite, e acesso a qualquer base de dados em entornos Windows por ODBC.

Download de CodeIgniter

Podemos baixar a versão mais atualizada de CodeIgniter diretamente de sua página web, na seção de downloads: http://codeigniter.com/downloads/

Até o momento de escrever este artigo a versão mais atual é a 1.7.2, mas provavelmente quando vocês lerem este texto já tenha sido atualizada, assim que entre no site de downloads para ter certeza da versão mais recente que exista.

Instalação de CodeIgniter em 4 simples passos

1.- Descomprimir o pacote
Descomprima o arquivo de download que você baixou

2.- Suba codeIgniter a seu servidor
Agora você tem que subir todos os arquivos descomprimidos a seu servidor web.

Opção A: Se você está programando em seu computador local, para testes e desenvolvimento, deverá ter um servidor instalado em seu computador que suporte PHP, para o que recomendamos os pacotes Wamp ou Xampp Neste caso você só terá que copiar os arquivos de codeIgniter no diretório de publicação de seu servidor. Você pode colocar os arquivos na raiz do diretório de publicação ou então em um subdiretório qualquer.

Opção B: Se você está subindo CodeIgniter a um servidor web de Internet, em um espaço que tenha contratado de hosting, deverá subir todos os arquivos por FTP. O normal é que você copie CodeIgniter na raiz de seu domínio, para que todas as páginas do domínio sejam servidas através do framework PHP, porém nada impede copiar CodeIgniter em um subdiretório particular, para que seu domínio web só funcione baixo CodeIgniter na pasta onde você o subiu.

3.- Configure a URL base de sua aplicação web
Você precisa dizer a CodeIgniter a URL base de sua aplicação, isto é, a URL para acessar a raiz de CodeIgniter, de acordo com o servidor e o diretório onde foi colocado, ou seja, onde você subiu o código do framework. Para isso, você tem que abrir o arquivo de configuração, que se encontra em system/application/config/config.php, com qualquer editor de texto e trocar a variável de configuração chamada que se salva em $config['base_url'].
Se instalamos no local CodeIgniter colocaremos http://localhost/ e, se além disso, o colocamos em um diretório específico poderia ser algo como http://localhost/directorio_codeigniter
Se instalamos o framework em um domínio de Internet poderemos indicar algo como http://eldominiodeinstalacion.com/ e se criamos uma pasta para subir CodeIgniter nela, colocaremos o nome do domínio e depois o nome da pasta ou pastas, separadas por barras e terminando sempre com uma barra: http://eldominioquesea.com/carpeta/otracarpeta/
Segundo o indicado no manual de instalação, à parte deste dado podemos opcionalmente escrever uma chave de encriptação na variável $config['encryption_key'], que servirá se desejarmos usar a classe de encriptado que proporciona CodeIgniter ou quisermos que nossas variáveis de sessão estejam encriptadas, algo que o framework faz de maneira transparente para nós.

4. Configurar a base de dados
Neste último passo, você terá que indicar os dados de acesso à base de dados que pensa utilizar com CodeIgniter, já que praticamente todas as aplicações web que você poderá criar com o framework vão ter que utilizar a base de dados para algo. Para tanto, temos que editar o arquivo system/application/config/database.php e indicar os parâmetros de conexão ao servidor de base de dados, como o nome do servidor e nome da base de dados, o usuário e a senha.

Com isto já temos tudo pronto para começar a criar nossas aplicações web PHP. Podemos testar CodeIgniter acessando a URL onde o instalamos. Devemos ver a mensagem de boas-vindas de CodeIgniter que nos confirma que está funcionando.

Para continuar a leitura você pode acessar o Manual de CodeIgniter que estamos publicando em CriarWeb.com.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato