Instalar Node.JS

Guia para a instalação do framework para Javascript do lado do servidor, NodeJS.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 19/2/13
Valorize este artigo:
 
Seguimos com a transcrição do primeiro hangout sobre NodeJS emitido em CriarWeb.com, #nodeIO. No primeiro artigo conhecemos uma introdução teórica a Node.JS e agora vamos nos dedicar a instalá-lo no nosso sistema.

Se você ainda não tem Node.JS instalado o processo é bastante fácil. É claro, tudo começa por dirigir-se à página de início de NodeJS:

nodejs.org

Ali você encontrará o botão para instalá-lo "Install" que você pressiona e simplesmente segue as instruções.

Os processos de instalação são simples e agora vamos descrevê-los. Embora sejam ligeiramente distintos de instalar dependendo do sistema operativo, uma vez que você o tenha instalado, o modo de trabalho com NodeJS é independente da plataforma e teoricamente não existe uma preferência dada por um ou outro sistema, Windows, Linux, Mac etc. Contudo, dependendo de seu sistema operativo pode sim haver uns módulos diferentes de outros, isto é, uns podem funcionar em Linux e não em outros sistemas, e vice-versa.

Nota: Os módulos não se nomearam ainda, mas na prática se usam constantemente durante o desenvolvimento em NodeJS. Você os entenderá como pacotes de software ou componentes desenvolvidos e que pode incluir em seu programa para ter suporte a distintas necessidades, como pode ser comunicações mediante um protocolo, por exemplo. À hora de fazer seu programa você pode incluir esses módulos para acessar a funcionalidades adicionais de Node.

Realmente pouco há para que falar da instalação, porque é muito simples. Devido a isso, nosso amigo Alejandro Morales @_alejandromg, como conferencista de #nodeIO não considerou necessário agregar mais informação. Entretanto, para aqueles que necessitam de uma ajuda adicional e para acrescentar algo mais de conteúdo que possa completar o Manual de NodeJS, oferecerei algum guia adicional, já fora do roteiro da palestra.
 

Instalação de NodeJS em Windows

Se você está em Windows, ao pressionar sobre Install baixará o instalador para este sistema, um arquivo com extensão "msi" que como você já sabe, mostrará o típico assistente de instalação de software.

Uma vez baixado, você executa o instalador e já está !

A partir de agora, para executar "Node" você tem que ir à linha de comandos de Windows e introduzir o comando "node".

Nota: Você já debe saber , mas a linha de comandos de Windows se acessa a partir do menu de início, você busca "cmd" e encontra o cmd.exe, que abre a linha de comandos. Em alguns sistemas Windows anteriores a 7 você acessa também a partir do menu de inicio, utilize a opção "Executar" do menu de início e escreva "cmd".

Então entrará na linha de comandos do próprio NodeJS onde pode já escrever seus comandos Node, que depois veremos.
 

Instalar NodeJS em Linux

Você pode instalá-lo de muitas maneiras. O mais interessante seria baixá-lo dos repositórios de sua distribuição para que seja atualizado automaticamente quando subam novas versões. Porém , no meu caso, o centro de software de Ubuntu me oferece hoje a versão 0.6.12 e eu gostaria de contar com a 0.8.15, que é a que oferecem no site oficial de Node.JS.

Para solucionar esta situação podemos usar outros repositórios e para isso oferecem na referencia seguinte instruções para instalar Node.JS de diferentes gestores de pacotes, para as distribuições mais habituais.

github.com

Seguindo essa referência, em meu ubuntu executei os seguintes comandos para instalar a última versão:

sudo apt-get install python-software-properties
sudo add-apt-repository ppa:chris-lea/node.js
sudo apt-get update
sudo apt-get install nodejs npm

Também, se você desejar, a partir da página de downloads de Node você acessa os binários de Linux ou o código fonte para compilá-lo.
 

Instalar NodeJS en Mac

Com homebrew:

brew install nodejs

Ademais está a opção de compilar o código fonte, mas se você é usuario de Mac e se dispõe a escrever algumas linhas para completar esta informação, você pode deixar uma mensagem por Twitter em @midesweb
 

Testando os primeiros comandos NodeJS

Em NodeJS o console de Node você pode escrever instruções Javascript. Se você quiser, pode mandar mensagens ao console com console.log() razão pela qual esta poderia ser uma bonita instrução para começar com node:

$ node
console.log("ola mundo");

Mostrará a mensagem "ola mundo" no console.

Podemos ver na imagem seguinte duas mensagens para o console de Node que podemos utilizar para começar nosso caminho.

Nota: Você observará que saem umas mensagens "undefined" no console porque as instruções que estamos executando como "console.log()" não retornam nenhum valor.

Ou em seu correspondente console de Linux:

Nota: Para sair da linha de comandos de Node.JS pressione CTRL + D ou duas vezes CRTL + c.

 

Conclusão

Há uma referência que o próprio @_alejandromg comentou no primeiro dos webcast #nodeIO que é Node.js Hispano, onde há diversos artigos sobre NodeJS, incluídos vários sobre a instalação de NodeJS em diversas plataformas.

Quaisquer informações adicionais que tenhamos sobre a instalação irão publicando aqui. Embora não seja um processo muito complicado, se você tem outros dados que pense que podem ajudar, agradecemos o contato para completar esta informação.

No próximo artigo começaremos a explicar outras características destacáveis de NodeJS, com alguns conceitos que você deve ter claros antes de dar seus primeiros passos com a programação.
 






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato