Instalar PDT

Instalar PDT, o ambiente de desenvolvimento (IDE) gratuito para PHP, é muito simples. Aqui se encontram umas notas sobre a instalação de PDT.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 24/6/09
Valorize este artigo:
Publicamos o guia de instalação deste programa, que consta de uma série de passos para baixar e instalar PDT.

Na verdade é muito simples isso de instalar PDT... Só tem que entrar na página do PDT Project e fazer uma pequena busca do arquivo para instalar. De qualquer forma, deixaremos aqui um guia para que possa fazer sem problemas, ou para que não se perca caso não saiba inglês.

Uma maneira rápida de instalar PDT é instalar o pacote "All in One" de PDT. Este pacote lhe permitirá instalar tudo o que necessita para começar a utilizar PDT, incluindo o Eclipse e o próprio módulo de desenvolvimento para PHP.

O que não instala o "All in One" é uma versão de Java compatível com PDT ou Eclipse. No momento de publicar estas notas de instalação de PDT, a versão de Java que tinha que instalar é a Java 5 JRE ou superior. Você pode consegui-la através de http://java.com/es

O seguinte passo é instalar já o PDT "Tudo em um". Para isso, entre na página de download do PDT Project: http://download.eclipse.org/tools/pdt/downloads/

Então, tem que buscar o último release disponível que estiver para download. Você verá um frame que põe "Lastest Releases" e então você seleciona a última distribuição que estiver estável. "Stable Build". No momento de escrever estas notas a última versão estável era a "1.0.3 Stable Build: S20080601-RC2".

Tem que clicar essa distribuição estável e entrará em outra página onde aparece uma epígrafe chamada "PDT All in One". Aqui aparecerá listado seu sistema operacional (Windows, Linux ou Mac OS X), para que selecione o arquivo que necessita dependendo de seu sistema.

Logo já aparece a página de download, para que selecione o mirror desde onde lhe vão enviar o arquivo. São pouco mais de 120 megas.

Uma vez baixado, já só resta instalá-lo. Para isso, note que seu download, pelo menos no caso de Windows, é um .zip. Dentro terá um diretório chamado "Eclipse". Para instalar PDT tem que descompactar esse ZIP e colocar o diretório "eclipse" em qualquer lugar de seu disco rígido. Você pode colocá-lo no diretório raiz de seu disco rígido, porém se desejar deixar mais ordenado, pode colocá-lo em C:\Arquivos de programa\

Então ao descompactar o ZIP se criará, por exemplo, a pasta C:\Arquivos de programa\eclipse e verá que dentro tem um executável chamado "eclipse.exe". Esse é o que tem que abrir para colocar em andamento o Eclipse com o PDT.

Se desejar, para poder executar mais comodamente o PDT, você pode criar um acesso direto ao executável eclipse.exe e colocá-lo dentro seu menu de inicio-programas, ou sobre a área de trabalho ou no lugar ou lugares que for mais cômodo.

Para criar um acesso direto, você pode fazer clicando com o botão direito do mouse em cima do arquivo e selecionar a opção "Criar acesso direto". Logo, pode copiar e colar esse acesso direto onde necessitar, ou arrastá-lo ao lugar que desejar.

Instalar PDT é fácil, o que pode se tornar mais complicado é encontrar o lugar correto para baixá-lo. Esperamos ter dado uma boa ajuda para conseguir instalar PDT de uma maneira simples.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato