Internet Explorer 9: Gerenciar Browse Mode e Document Mode

Falamos das Developer Tools que nos facilitam diferentes tarefas relacionadas com o desenvolvimento web em Internet Explores 9.

Por Javier Holguera - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 26/6/12
Valorize este artigo:
Na Internet Explorer 9 (e também na versão anterior, IE8) temos à nossa disposição algumas Developer Tools (ferramentas de desenvolvedor) que nos facilitam distintas tarefas relacionadas com o desenvolvimento web, como são a inspeção dos elementos DOM, a folha de estilos CSS, etc.

Uma das opções com as que contam estas ferramentas é a possibilidade de personalizar o Browse Mode e o Document Mode que vai utilizar o navegador à hora de solicitar e renderizar a página web. O primeiro deles nos permite configurar de que modo se vai identificar o navegador frente ao servidor, enquanto que o segundo controla a forma como a página se renderizará. Vejamos mais detalhes sobre eles.

Browse Mode

O Browse Mode ou Modo de Navegação determina que cabeçalho User-Agent (UA) é enviado ao servidor à hora de solicitar a página web. Este cabeçalho HTTP permite identificar ao cliente que está solicitando a petição, e neste caso o navegador, ao servidor com a finalidade de poder lhe proporcionar um conteúdo personalizado, no caso de existir.

Na Internet Explorer o Browse Mode também define qual é o Document Mode que se utilizará por padrão (veremos a continuação o que é ) e de que modo se avaliarão os Comentários Condicionais. Os Comentários Condicionais são uma tecnologia introduzida a partir de Internet Explorer 5 que permitem a detecção do navegador e suas capacidades sem necessidade de recorrer a scripts, como costuma ser habitual. Devido a que não foram implementados por outros fabricantes de navegadores, a própria Microsoft começou a recomendar não fazer uso deles, ao não cumprir a premissa de ser código HTML executável em qualquer navegador.

Existem na Internet Explorer 9 quatro tipos diferentes de Browse Mode, com diferentes características:

  • Internet Explorer 7: o navegador enviará um cabeçalho User-Agent que o identificará como IE7, usando também o motor de renderizado desta versão para tratar a página web. Com este modo é possível experimentar a navegação como se estivesse usando Internet Explorer 7.
  • Internet Explorer 8: cumpre a mesma função que o modo anterior, mas realizando a identificação e renderizado ao modo de Internet Explorer 8.
  • Internet Explorer 9 Compatibility View: este modo envia um User-Agent como o de IE7, salvo que acrescenta o token "Trident/5.0", para permitir aos web sites identificar o navegador como IE9 executando-se em modo de compatibilidade. Quanto ao renderizado, se realizará com o motor de IE7. Este modo será útil para comprovar como se verá a página no caso de que o usuário utilize o botão de Compatibilidade que a barra de navegação tem desde a versão anterior.
  • Internet Explorer 9: o modo por padrão identifica o navegador como a última versão de Internet Explorer e marca o novo motor de renderizado de IE9 para ser utilizado ao carregar a página.
Para mudar entre os distintos Browse Mode só temos que abrir as Ferramentas de Desenvolvedor (com o botão F12) e na janela que aparecerá, escolher o menu "Browse Mode", tal como aparece na seguinte imagem.

Document Mode

O Document Mode o Modo de Documento determina de que modo o motor de renderizado de Internet Explorer, conhecido como Trident, vai renderizar a página web. Existem, como no caso anterior, vários modos distintos, embora trocar entre eles não implique voltar a solicitar a página web, senão que simplesmente se renderizará de novo o mesmo documento que se tenha recebido do servidor.

Como no caso anterior, existem vários modos diferentes que podemos configurar a partir das Ferramentas de Desenvolvedor. Eles são:

  • Quirks mode: este modo renderiza a página web de um modo similar a como se fazia na Internet Explorer 5, assim como nos modos Quirk de IE6, IE7 e IE8.
  • Internet Explorer 7 standards: este modo renderiza a página web do mesmo modo que o faria Internet Explorer 7.
  • Internet Explorer 8 standards: este modo renderiza a página web como o faria Internet Explorer 8.
  • Internet Explorer 9 standards: este é o modo por padrão, posto que renderiza com a última versão do motor Trident criada para IE9.
Para selecionar o Document Mode é necessário abrir as Ferramentas de Desenvolvedor (botão F12) e selecionar o modo escolhido do menu "Document Mode", tal como se mostra na seguinte imagem.

A nível de usuário de Internet Explorer, é muito recomendável fazer uso deste menu sempre que uma página web não foi carregada corretamente ou os elementos aparecem de algum modo desordenados.

Conclusões

Neste artigo aprendemos a diferenciar entre as opções Browse Mode e Document Mode de Internet Explorer, assim como a forma de tirar partido delas na hora de desenvolver nossos websites ou então atualizá-los na última versão do navegador.

Bibliografia

Centro de desenvolvimento de Internet Explorer (espanhol):
http://msdn.microsoft.com/ie
Modo de compatibilidade em IE8 (vídeo em espanhol):
http://channel9.msdn.com/blogs/davidsb/modo-compatibilidad-de-ie8
Equipe de Engenharia de IE sobre Document Mode vs Browse Mode (inglês):
http://blogs.msdn.com/b/ie/archive/2010/10/19/testing-sites-with-browser-mode-vs-doc-mode.aspx






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato