Introdução ao FTP

Começamos a ver os aspectos básicos do FTP. O cliente de FTP e suas principais características.

Por Leo Juszkiewicz


Publicado em: 21/8/07
Valorize este artigo:
O que é o FTP

FTP é um dos diversos protocolos da rede Internet, teoricamente significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos) e é o ideal para transferir grandes blocos de dados pela rede.

Se precisar de um Servidor de FTP e um cliente FTP, pode ser o caso de que os servidores sejam de livre acesso para todo o mundo e então, estamos falando de login anônimo ou FTP anônimo.
A maioria das páginas web a nível mundial são subidas aos respectivos servidores mediante este protocolo.

Por padrão, utilizam-se os portos 20 e 21. O porto 20 é o utilizado para o fluxo de dados entre o cliente e o servidor e o porto 21 para o fluxo de controle, ou seja, para enviar as ordens do cliente ao servidor. Enquanto se transferem dados através do fluxo de dados, o fluxo de controle permanece à espera. Isto pode causar problemas no caso de transferências de dados muito grandes realizadas através de barreiras que interrompam sessões depois de longos períodos de espera. O arquivo pode ter sido transferido com êxito, porém a barreira pode desconectar a sessão de controle, por isso gera um erro.

O FTP, na maioria de servidores, é a única maneira de conectar com nosso site, para assim, poder subir(carregar) e baixar (download) arquivos.

O que é um cliente FTP

Um cliente FTP emprega o protocolo FTP para se conectar a um servidor FTP para transferir arquivos.

Alguns clientes de FTP básicos vêm integrados nos sistemas operacionais, incluindo windows, DOS, Linux e Unix. Entretanto, há disponíveis clientes com mais funcionalidades. Habitualmente em forma de shareware/freeware para windows e como software livre para sistemas tipo Unix. Muitos navegadores recentes também levam integrados clientes FTP (embora um cliente FTP trabalhará melhor para FTP privados do que um navegador).

Alguns sistemas operacionais, incluindo os Windows mais recentes e Mac OS X podem montar servidores FTP como unidades virtuais diretamente dentro do sistema operacional, o que pode ser mais fácil ou mais conveniente para alguns usuários, do que empregar um cliente especializado.

O que é cliente FTP usar

Devido a grande necessidade, existem muitos clientes FTP. Por nomear alguns destes tantos, estão o: FileZilla, CuteFTP, WSS FTP, Coffe Cup, CoreFTP, WorldWide FTP, FTP Now, Shuttle FTP Suite, e muitos mais...
Entretanto, eu recomendo usar o FileZilla, por vários motivos:

  • Está em vários idiomas, coisa que nem todos os clientes FTP têm.
  • Conecta-se rápido.
  • Além ed se conectar rápido, a velocidade de subir os arquivos é mais rápida que qualquer outro.
Embora, como sempre a decisão é sua e você decide qual usar, porém, nesta ocasião para entender deveria usar o FileZilla.

Como subir arquivos por meio do cliente FTP

Primeiro, devemos ter um servidor onde hospedará seu site. Podemos usar gratuitos, como:

  • http://www.shinranet.com
  • http://www.geocites.com
  • http://www.freewebs.com
  • ...
Crie sua conta no servidor, lhe mandarão seus dados ao seu e-mail ou estarão no painel de admin, os dados a aparecer serão algo assim:
host: deveria começar por ftp, algo assim como: ftp.dominio.com ou ftp.usuario.dominio.com
usuario: seu nome de usuário
senha: sua senha

Esses dados devem ser colocados no campo de cima, na tela de FileZilla:
Host-Endereço

No campo que diz porto, escreva 21 ou, se for diferente escreva o que lhe proporcionou seu servidor.


Pressione no botão conexão rápida ou QuickConnect, para se conectar ao seu servidor, quando isto terminar, na parte de cima, mostrará uma mensagem dizendo Directory listing successful.
Na parte central, do lado esquerdo tem os arquivos e pastas de seu pc, na parte direita estão os arquivos e pastas que estão hospedados no servidor.

Para subir arquivos de seu pc ao servidor, dê um clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que deseja subir, depois, no sub-menu coloque upload.


Para baixar arquivos e/ou pastas do servidor a seu pc, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta (na parte central direita), no sub-menu selecione baixar ou download.
Se na parte superior diz Directory listing succesful, então o carregamento/download foi processado com sucesso.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
1 comentário não revisado
1 comentário revisado:
Muito bom !
Por: arthurduarte
18/9/13
Para quem está iniciando realmente ajuda bastante. Parabéns pelo trabalho e esforço para compartilhar o conhecimento.

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato