Introdução a .htaccess e às URLs amigáveis a buscadores

O arquivo .htaccess serve, entre outras coisas, para melhorar a promoção de sua web. Com ele se podem definir redirecionamentos de URLs amistosas para buscadores para URLs com passo de parâmetros.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/4/08
Valorize este artigo:
Algumas URL são melhor consideradas pelos motores de busca tipo Google que outras. Isto já havíamos comentado em nosso manual de divulgação de webs. Por exemplo, URLs como estas não são muito atrativas para a divulgação das páginas:

www.dominio.com/artigos/mostra.php?id=23
www.dominio.com/cidades/cidade.php?nome=petropolis

Embora uma URL com parâmetros tenha conteúdos específicos, os buscadores não as pontuam tão bem como se fossem os mesmos conteúdos com URLs sem passo de parâmetros.

www.dominio.com/artigos/23.php
www.dominio.com/cidades/petropolis.php

Inclusive, o endereço do artigo 23.php, poderia ser melhor se incluísse na própria URL alguma palavra-chave, por exemplo, se o artigo falasse sobre carros antigos, um endereço melhor seria:

www.dominio.com/artigos/carros_antigos.php

Referência: Em nosso manual de posicionamento em buscadores explicamos com detalhe as vantagens de utilizar URLs amistosas a buscadores.

Ao ver uma URL como esta, parece como se no servidor web, no diretório artigos tivéssemos um documento chamado carros_antigos.php. À princípio teria que ser assim para que este endereço fosse correto e não produzisse um erro 404 de página não encontrada. Agora imaginemos que temos centenas ou milhares de artigos. Então, deveríamos que ter dentro do diretório artigos seus correspondentes centenas ou milhares de arquivos. Isto não é muito bom para a manutenção da página, porque cada vez que se publica um artigo se deveria criar o correspondente arquivo no servidor, no diretório adequado.

Pode ser que já saibamos sobre esta idéia das URLs amistosas para buscadores, porém agora vamos comentar sobre como realizá-las obtendo ajuda através do arquivo .htaccess e a instrução RewriteRule. Com isso, podemos criar URLs facilmente no servidor sem que se correspondam com documentos que tenhamos na própria estrutura de diretórios. Ou seja, Apache será capaz de servir URLs que realmente não existem no servidor, fazendo o redirecionamento a outros arquivos e processando mediante PHP, ou outro linguagem de programação compatível, para mostrar uns conteúdos ou outros dependendo da URL que se está tentando acessar.

A inclusão de palavras-chave dentro das URLs e conseguir evitar o passo de parâmetros, todo mediante o htaccess, é uma técnica cada vez mais usada, que devemos conhecer e utilizar para que nossa página seja facilmente divulgável em buscadores.

O .htaccess é um arquivo de texto próprio de Apache, que se coloca em qualquer dos diretórios de publicação do servidor web e afeta ao diretório onde estiver colocado e a todos seus subdiretórios. Com .htaccess se podem configurar muitos temas variados para esses diretórios, sem ter que tocar o arquivo httpd.conf de Apache, que é onde se salvam as configurações gerais do servidor.

Nós vamos explicar o uso da instrução RewriteRule, embora htaccess sirva para configurar outros muitos assuntos.

Pode-se obter mais informação sobre .htaccess em CriarWeb.com:

O manual continua com explicações práticas e detalhadas sobre o trabalho com htaccess.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato