Introdução a jQuery

O que é jQuery, para que serve e que vantagens tem utilizar este framework Javascript.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 28/9/09
Valorize este artigo:
Bem-vindos ao Manual sobre jQuery que vamos publicar em CriarWeb.com, com o qual pretendemos esclarecer aos usuários o método de trabalho e programação de aplicações do lado do cliente, compatíveis com todos os navegadores mais comuns.

O que é jQuery

Para simplificar, poderíamos dizer que jQuery é um framework Javascript, porém talvez muitos dos leitores se perguntarão o que é um framework. Pois é um produto que serve como base para a programação avançada de aplicações, que oferece uma série de funções ou códigos para realizar tarefas habituais. Em outras palavras, framework são umas bibliotecas de código que contém processos ou rotinas já prontas para usar. Os programadores utilizam os frameworks para que eles mesmos não tenham que desenvolver as tarefas mais básicas, visto que no próprio framework já há implementações que estão provadas, funcionam e não se necessitam voltar a programar.

Nota:Caso não saiba o que é Javascript certamente não lhe interessará este artigo, porém pode aprendê-lo também em CriarWeb.com: O que é Javascript

Por exemplo, no caso que nos ocupa, jQuery é um framework para a linguagem Javascript, logo será um produto que nos simplificará a vida para programar nesta linguagem. Como provavelmente saberemos, quando um desenvolvedor tem que utilizar Javascript, geralmente tem que se preocupar por fazer scripts compatíveis com vários navegadores e para isso tem que incorporar muito código que o único que faz é detectar o browser do usuário, para fazer uma coisa ou outra dependendo de se é Internet Explorer, Firefox, Opera, etc. jQuery é onde mais nos pode ajudar, visto que implementa uma série de classes (de programação orientada a objetos) que nos permitem programar sem nos preocuparmos do navegador com o qual nos está visitando o usuário, já que funcionam de exata forma em todas as plataformas mais habituais.

Sendo assim, este framework Javascript, nos oferece uma infra-estrutura com a qual teremos muito maior facilidade para a criação de aplicações complexas do lado do cliente. Por exemplo, com jQuery obteremos ajuda na criação de interfaces de usuário, efeitos dinâmicos, aplicações que fazem uso de Ajax, etc. Quando programemos Javascript com jQuery teremos a nossa disposição uma interface para programação que nos permitirá fazer coisas com o navegador que estamos certos de que funcionarão para todos nossos visitantes. Simplesmente devemos conhecer as bibliotecas do framework e programar utilizando as classes, suas propriedades e métodos para a execução de nossos objetivos.

Ademais, todas estas vantagens que sem dúvida são muito de agradecer, com jQuery as obtemos de maneira gratuita, já que o framework tem licença para uso em qualquer tipo de plataforma, pessoal ou comercial. Para isso, simplesmente teremos que incluir em nossas páginas um script Javascript que contém o código de jQuery, que podemos baixar da própria página web do produto e começar a utilizar o framework.

O arquivo do framework ocupa uns 56 KB, o que é bastante razoável e não atrasará o download de nossa página (se nosso servidor envia os dados comprimidos, o que é bastante normal, o peso de jQuery será de uns 19 KB). Além disso, nosso servidor o enviará ao cliente a primeira vez que visite uma página do site. Nas seguintes páginas o cliente já terá o arquivo do framework, por isso não necessitará transferi-lo e o tomará do cache. Côo o qual o carregamento da página só se verá afetada pelo peso deste framework uma vez por usuário. As vantagens na hora de desenvolvimento das aplicações, assim como as portas que nos abre jQuery compensam extraordinariamente o peso do pacote.

Vantagens de jQuery com respeito a outras alternativas

É importante comentar que jQuery não é o único framework que existe no mercado. Existem várias soluções similares que também funcionam muito bem, que basicamente nos servem para fazer o mesmo. Como é normal, cada um dos frameworks tem suas vantagens e desvantagens, porém jQuery é um produto com uma aceitação por parte dos programadores muito boa e um grau de penetração no mercado muito amplo, o que faz supor que é uma das melhores opções. Ademais, é um produto sério, estável, bem documentado e com uma grande equipe de desenvolvedores encarregados da melhora e atualização do framework. Outra coisa muito interessante é a dilatada comunidade de criadores de plugins ou componentes, o que torna fácil encontrar soluções já criadas em jQuery para implementar assuntos como interfaces de usuário, galerias, votações, efeitos diversos, etc.

Um dos competidores de jQuery, do qual já publicamos em CriarWeb.com um amplo manual para programadores, é Mootools, que também possui vantagens similares. Este é o link ao Manual de Mootools, que também pode ser interessante, porque certamente temos explicado com mais detalhes que jQuery.

jQuery, é para mim?

Se estiver interessado em enriquecer sua página web com componentes da chamada Web 2.0, como efeitos dinâmicos, Ajax, interação, interfaces de usuário avançadas, etc., jQuery é uma ferramenta imprescindível para desenvolver todas estas coisas sem ter que se complicar com os níveis mais baixos do desenvolvimento, já que muitas funcionalidades já estão implementadas, ou ainda as bibliotecas do framework lhe permitirão realizar a programação muito mais rápida e livre de erros.

Agora também, todas estas melhorias da web 2.0, que à princípio pode ser muito atrativas, também tem têm um custo em tempo de desenvolvimento dos projetos. Sem um framework como jQuery, o tempo de criação e depuração de todos esses componentes dinâmicos seria muito maior, porém ainda assim ninguém diz que seja somente instalar o sistema e iniciar. Entretanto, o mais complicado de jQuery é aprender a usá-lo, igual ao que ocorre com qualquer outro framework Javascript. Requererá do desenvolvedor habilidades avançadas de programação, assim como o conhecimento, ao menos básico, da programação orientada a objetos. Uma vez aprendido as vantagens de utilizá-lo compensarão mais que de sobra o esforço. Esperamos que com este Manual de jQuery, que estamos publicando em CriarWeb.com possa aprender o necessário para desenvolver seus próprios componentes dinâmicos em Javascript com os que enriquecer suas aplicações.

Podemos conhecer jQuery acessando à página de início do framework Javascript: http://jquery.com/






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato