Introdução ao Manual de Photoshop

Primeiras notas sobre Photoshop, que nos servirão para dar uma introdução ao Manual de Photoshop.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 14/1/09
Valorize este artigo:
Sem dúvida, o programa de desenho gráfico por excelência é Adobe Photoshop. Desde sempre foi e ainda hoje poucos competidores podem fazer alguma sombra. É verdade que para os designers de páginas web é uma ferramenta que resulta inclusive mais potente do que o necessário, porém também é certo que nunca é demais contar com uma utilidade, tão boa, que os limites sejam mais os nossos próprios do que suas possibilidades.

A maior desvantagem de Photoshop é seu preço, que é em nossa opinião exagerado e longe do alcance da maioria dos designers novatos. Outro dos pontos fracos de Photoshop, para as pessoas com pouca experiência, é sua dificuldade de uso. Talvez tantas opções como tem, sendo algumas pouco intuitivas se não tivermos aprendido a usar o programa desde seu início, torna ainda mais difícil de digerir para as pessoas que começam a trabalhar com Photoshop.

Quanto ao preço do programa pouco podemos fazer, visto que vendê-lo tão caro é uma decisão da própria empresa criadora do software, Adobe. Porém, onde podemos ajudar e estamos decididos a fazê-lo, é na parte de aprendizagem do mesmo, sobretudo para aqueles usuários que começam suas andanças com o programa. Por isso, começamos este Manual de Photoshop, no qual iremos explicando, pouco a pouco, as ferramentas mais fundamentais para poder utilizar o programa de uma maneira simples.

Este manual de Photoshop, portanto, está pensado para pessoas sem experiência, já que vamos explicar as coisas para aqueles que querem dar seus primeiros passos e começar a se soltar em seu uso. Uma vez lido este manual poderemos trabalhar de maneira autônoma e fazer coisas como retoques fotográficos, design de páginas web, ícones botões, banners, etc.

Agora para os que já conhecem Photoshop e querem aprender a realizar coisas mais complexas relacionadas com o design de páginas web, recomendamos ler nosso Workshop de Photoshop, que já dá por sabidas as coisas que explicamos neste manual e passa diretamente à prática sobre casos de uso úteis pensados, como dizia, para designers de websites. No Workshop de Photoshop você poderá encontrar casos práticos, como a realização de efeitos de texto, banners, fundos para páginas web, ações por lotes para processamento de múltiplos arquivos ao mesmo tempo, retoques diversos, etc.

Tal como costumamos fazer em CriarWeb.com, iremos publicando o manual à medida em que vamos escrevendo. No momento de redigir esta introdução, já publicamos uma série de artigos, portanto já se dispõe de uma boa quantidade de conteúdos e informação para ir aprendendo muitas coisas interessantes. Pela mesma razão, de ir publicando os artigos à medida que os escrevemos, pode acontecer de haver temas que ainda não foram tratados, ou pelo menos com a profundidade que seria necessária. Não obstante, iremos nos ocupar de preencher as faltas e completar as informações para que este manual seja completo e útil.

Nossos objetivos iniciais são basicamente explicar as distintas ferramentas com as quais conta Photoshop, evidenciando algumas tarefas básicas comuns a outros programas de Windows, como abrir arquivos, salvá-los, etc, que se supõe que se sabe para poder seguir o manual. Sendo assim, esperamos que nos próximos artigos se possa ir conhecendo o Photoshop e aprendendo a dominar suas ferramentas e funcionalidades.

Sem mais, deixamos o link ao portal do Manual de Photoshop.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato