5 boas razões para investir na promoção em buscadores

Por que o posicionamento em buscadores está se convertendo na estratégia de promoção de moda? Por que as empresas querem estar nos primeiros postos dos buscadores?

Por Javier Gosende


Publicado em: 27/8/07
Valorize este artigo:
Que benefícios nos fazem embarcarmos na aventura de querer ser atrativos aos olhos dos buscadores?

Para apostar por um mercado ou produto nossa matriz DAFO deve nos mostrar um maior número de oportunidades do que ameaças conjuntamente com uma maior quantidade de fortalezas que debilidades. Promover-se nos buscadores continua sendo no dia de hoje uma dessas estratégias onde existe um maior número de oportunidades e fortalezas. A seguir analisaremos algumas delas:

1. O que mais fazem os usuários de Internet é buscar informação

Nas enquetes onde se medem os usos da Internet sempre aparece como protagonista a necessidade de "buscar informação". Os usuários buscam informação para comprar produtos, para se informar da atualidade, para obter material para seus próprios portais; tal necessidade se manterá como primeira motivação para utilizar Internet.

2. Os buscadores têm os usuários fidelizados

Um estudo da empresa Iprospect titulado Search Engine User Behavior demonstra a alta fidelidade que têm os usuários para os buscadores. Em tal estudo foi perguntado a uma mostra de usuários sobre o que fariam se na primeira tentativa de busca não saísse na lista a informação específica que estivesse buscando. As respostas foram as seguintes:
  • O 82% respondeu que mudariam a frase de busca por outra mais pertinente mo mesmo buscador.
  • O 13% respondeu que optaria por mudar o motor de busca e continuaria utilizando a mesma frase original.
  • Um 2% utilizaria outra frase em outro buscador
  • E somente um 3% utilizaria outro meio diferente a um motor de busca para encontrar a informação.
Afinal este estudo nos indica uma fidelidade para os buscadores de 97%; um valor que sem dúvida representa uma excelente oportunidade para apostar por este meio. Os buscadores continuarão sendo a ferramenta principal para buscar informação.

3. Os buscadores são a forma mais barata de obter visitas passíveis de se converter em clientes.

Das ferramentas mais utilizadas em marketing na Internet, o posicionamento em buscadores representa a maior rentabilidade já que conjuga em sua fórmula de ROI baixos custes a longo prazo combinado com uma alta conversão visitante-cliente.

Quando o potencial cliente é quem nos busca nossos custes de publicidade se reduzem consideravelmente. Quem chega a nossa página Web através dos buscadores é alguém que já tem em mente um produto, um conteúdo, um serviço, o qual será muito similar a algum dos que compõe nossa carteira de produtos e serviços (sempre e quando nosso site possua um eficaz posicionamento em buscadores). Converter essa visita em cliente requer um esforço menor do que se fossemos nós que buscássemos ao cliente diretamente.

4. O posicionamento em buscadores aumenta o branding da empresa

O posicionamento em buscadores pode potenciar o branding de uma empresa de una forma muito peculiar. Estudos recentes demonstram que os usuários costumam pensar que as empresas que aparecem listadas nas páginas de resultados dos buscadores são de maior qualidade que as empresas que não aparecem listadas nos motores de busca.

Segundo aponta o estudo Search Engine User Behavior da empresa Iprospect, un 36% dos usuários dos buscadores pensam que as empresas que saem listadas nos primeiros lugares dos buscadores são as empresas líderes de seu setor. Isto apesar de que tecnicamente não é certo, já que a obtenção de um melhor ranking depende de uma série de fatores técnicos atribuíveis à página Web e não à qualidade da empresa em si mesmo, é uma lenda urbana que devemos aproveitar para joga-la nosso favor.

5. A promoção em buscadores é 100% mensurável.

Para saber se uma ação de marketing é correta, tal ação deve ser mensurável ou controlada. Uma típica campanha de posicionamento em buscadores pode ser auditada em qualquer momento com o fim de melhora-la ou com o fím de avaliar a probabilidade da mesma.

Os sistemas de estatísticas de tráfico Web no dia de hoje podem medir uma série de indicadores relacionados com a promoção em buscadores que nos contribuem com uma visão mais ampla do negócio. Cifras relacionadas com "visitantes provenientes de buscadores", "motores de busca que originaram visitas" e "palavras-chave que originaram visitas ao site através de buscadores" são dados que facilmente nos servem para medir o sucesso de uma estratégia de posicionamento em buscadores.

Conhecendo as vantagens com o ensaio e erro

Apesar dos anteriores parágrafos parecerem um conto de fadas, só com o andamento de uma estratégia de posicionamento em buscadores poderemos observar as bondades desta ferramenta de marketing na Internet. A promoção em buscadores é uma ação de ensaio e erro, onde as coisas que saem bem se mantém e as coisas que não saem tão bem se podem corrigir imediatamente.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato