Leitor RSS com Javascript

Como ler mediante Javascript um feed RSS para publicar os títulos em seu site. Leitor RSS Javascript.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 27/6/08
Valorize este artigo:
Estive pesquisando em diferentes sites a maneira de criar sistema em Javascript que leia RSS de outras webs, para publicar os títulos em uma página. Finalmente, encontrei um script leitor de RSS que irei comentar neste artigo.

O sistema permite ler uma folha XML que contém um feed RSS e escreve as entradas do RSS na página. No conteúdo da página não figura o RSS, e sim que está em um arquivo externo e com o script se escreve o texto das distintas entradas, com seus links e outras informações.

O script se encontra publicado na página http://www.cstruter.com/downloads.php

Eu o baixei e coloquei no servidor de CriarWeb.com, no caso de que o tirem da web onde obtive (como já nos passou com outros scripts que comentamos neste site). Pode-se baixá-lo com este link. Não obstante, recomendo entrar na página onde foi obtido, no caso de que publiquem versões novas.

Condicionantes para o uso do leitor RSS com Javascript

Antes de continuar explicando o funcionamento há que dizer que existe uma restrição de uso deste script, que é importante porque em Firefox não funcionará. Trata-se de que Firefox, como medida de segurança, não permite ler o conteúdo de outras webs. Como o RSS com os títulos se pegam de outras, pois em Firefox teremos problemas, porque não irá permitir sua leitura e a apresentação dos títulos na página. Este problema o Internet Explorer não tem, porém mesmo assim teremos que buscar outras soluções.

A solução mais simples seria a de publicar o RSS em nosso servidor. Ou seja, baixá-lo da web desejada e subi-lo por FTP ao nosso site. Claro que isto nos obrigaria a realizar uma operação manual cada vez que quiséssemos que os títulos se atualizassem e isso pode significar perder uma das vantagens de apresentar titulares RSS de outras webs, que é dispor sempre de conteúdo atualizado. Ademais, seria uma pouco cansativa a tarefa de baixar o feed RSS e subir todos os dias o arquivo XML a nossa web.

A melhor solução seria criar um script em programação do lado do servidor, como por exemplo PHP, ASP ou .NET que realize a tarefa de baixar o RSS com os títulos e o copie em nosso servidor. Este script poderia ser executado a cada certo tempo ou cada vez que um usuário acessasse à página onde se lê o RSS remoto para apresentar os títulos. A desvantagem desta opção é que necessitamos que nosso servidor suporte programação de scripts em PHP, ASP ou similares. À parte que se fizermos programação do lado do servidor para extrair o feed RSS poderíamos diretamente tratá-lo para apresentar os dados na página, sem a necessidade deste script Javascript. Não obstante, cabe assinalar que em CriarWeb.com, nas seções monotemáticas de PHP ou ASP temos materiais para aprender a ler um arquivo remoto, que esteja em outro servidor.

Uso do leitor RSS Javascript

O script é extremadamente simples de utilizar, já que toda a parte complicada se faz por si mesmo. Simplesmente temos que especificar em uma linha de código o arquivo RSS do que tem que extrair os títulos.

Do arquivo de download, simplesmente temos que mudar a seguinte linha:

ReadRSS('cnn_tech_rss.xml','rssBodyTemplate','rssTitleTemplate');

A função ReadRSS(), que é o leitor RSS, no primeiro parâmetro tem o nome do arquivo RSS que deve ler. Nós podemos mudá-lo pelo nome do arquivo que pretendemos mostrar seus títulos.

Poderíamos mudar este arquivo pela URL completa do feed RSS do servidor onde o têm publicado. Por exemplo, para ler o RSS com as novidades de FAQ que publicamos em CriarWeb.com a função se chamaria assim:

ReadRSS('http://www.criarweb.com/rss/faq_rss.php','rssBodyTemplate','rssTitleTemplate');

Em Internet Explorer não há nenhum problema com este uso da função, simplesmente veremos que os títulos demoram um pouco mais em se gerar, devido a que tem que conectar com a página remota para baixar o RSS. Porém, poderemos comprovar que a função, quando se executa em Firefox, mostra uma mensagem advertindo o problema e sugerindo que o nosso próprio servidor copie o arquivo remoto para poder funcionar.

Baixem o script o qual nos referimos e realizem suas próprias provas.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
1 comentário não revisado
1 comentário revisado:
Por: Jeandro
16/5/07
Muito bom!
Totalmente funcional e fácil de adaptar.
Parabéns!

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato