Listagem de distintos frameworks CSS

Uma listagem dos frameworks CSS que há no mercado para ajudar na construção de páginas web com CSS.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 12/2/10
Valorize este artigo:
Neste artigo vamos enumerar e comentar algumas coisas sobre frameworks CSS, se é que se pode chamar de frameworks, visto que esse conceito se usa muitas vezes para sistemas que facilitam a programação de aplicações e no caso dos CSS, não é programação, e sim que se utilizam para obter ajudas na construção de webs.

Como sabemos, no momento atual as páginas se constroem com CSS. Com HTML especificamos os conteúdos e com CSS a forma ou disposição com a qual deve se apresentar ao usuário nos navegadores. CSS, portanto, é uma linguagem que serve para especificar o estilo das páginas, porém muitas vezes fazemos coisas repetitivas, como divisões de página em colunas, caixas de determinados tipos, etc. Pois os Frameworks CSS nos ajudam a realizar essas tarefas de construção básicas, que muitas vezes temos que implementar repetidas vezes em diversos lugares, para gerar as estruturas de elementos da página.

Os frameworks CSS dispõe de uma série de classes (de folhas de estilo) já criadas com as quais ajuda a posicionar elementos na página e criar estruturas de construção, mais ou menos versáteis. Sendo assim, no desenvolvimento de páginas novas, ou no redesenho de páginas antigas, os frameworks CSS podem nos ajudar para dispor de uma rede onde posicionar os distintos componentes de nosso desenho. Com isso economizaremos o tempo de ter que criar de novo dezenas de classe que estamos entediados de implementar para criar construções a 2, 3 ou 4 colunas, com divisões de cabeçalho, corpo e rodapé, etc.

Neste artigo pretendo simplesmente enumerar este e outros frameworks CSS, em uma lista que pretende dar uma idéia das possibilidades que nos oferece neste momento o mercado.

960 Grid System

É, talvez, o mais utilizado dos frameworks CSS, cujas páginas se constroem em larguras de 960 pixels (daí vem seu nome). Oferece duas possibilidades de construção de páginas, com uma rede de 12 ou 16 colunas. Nós escolhemos este framework CSS para explicá-lo aos nossos leitores de CriarWeb.com, justamente por ser tão popular. Em nosso trabalho com este sistema podemos comprovar que é muito versátil e sobretudo, simples de utilizar.

Página web de 960 Grid System

Simple

Este framework CSS é apresentado por um desenvolvedor chileno, com o qual todos os exemplos e documentação que puder encontrar está em espanhol. O criador o realizou para poder simplificar as coisas, não só no desenvolvimento das páginas, como também na aprendizagem.

Página web de Simple

Blueprint

É um framework CSS que pretende reduzir o tempo de desenvolvimento das páginas web. Oferece uma estrutura sólida na que fundar seu trabalho de desenho, por meio da típica rede. Porém, não se limita simplesmente a isso, e sim que oferece outra série de classes muito úteis para estilizar componentes típicos, como formulários, botões, abas, tipografias ou para que suas páginas web se possam imprimir de maneira ótima em papel.

Página web de Blueprint

YUI Grids CSS

O framework CSS de Yahoo! É um código CSS que permite construir páginas com distintas larguras (750px, 950px, e 974px) e fazer todas as coisas típicas que se podem desejar em uma página. Tem 6 planilhas pré-definidas e a possibilidade de criar mais de 1.000 combinações de construção, em regiões de 2, 3 e 4 colunas. Faz parte da Yahoo! User Interface Library, o que dá uma garantia adicional, por vir de tão renomado buscador.

Página web de YUI Grid CSS

Tripoli

Tripoli não é um framework CSS e segundo remarcam os criadores, isso significa que não te obriga a desenvolver sua página de uma maneira determinada. Em contra, o que oferece é um código CSS que "resetea" os estilos pré-definidos dos navegadores e os redefine, conseguindo uma base estável sobre a que realizar um site e que se veja igual em qualquer cliente web. Pode ser interessante porque tenta não cair nos problemas que têm os frameworks CSS.

Página web de Tripoli

Boilerplate

Este framework me pareceu interessante porque está criado por um dos desenvolvedores iniciais de Blueprint, que fundou o novo projeto para colocar em funcionamento suas idéias particulares. Como ele diz, este framework está pensado para simplificar as coisas e ser ligeiro, oferecendo todo o básico para poder construir uma web, porém sem as complexidades que tem Blueprint e com convenciones de nomes que dão mais sentido e significado ao que estamos codificando.

Pagina web de Boilerplate

BlueTrip

Segundo seus criadores, BlueTrip é uma combinação do melhor de distintos frameworks CSS dos que já falamos. Seu nome vem da união de BLUEprint - TRIpoli, fazendo referência a essa união dos melhores framewoks, entre os que também se inspiraram em nosso framework preferido nestes momentos, 960 grid, por sua simplicidade.

Página web de BlueTrip

Outros Framework CSS

Coloco outros frameworks CSS que encontrei e que não investiguei tanto as possibilidades que oferecem, embora também possam ser interessantes, sobretudo pode que dêem enfoques diferentes que possam ser úteis em certas ocasiões.

Elements
ESWAT
Content with style
My CSS Framework
Hartija
Malo (Framework CSS ultra pequeno)
emastic






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato