Criar Web, manuais e recursos para desenvolvimento web
Manuais
Programas
FAQS
Diretório
Comunidade
  Inicio > Manuais > Tutoriais de web design / Workshop de Photoshop
SEÇÕES
Manuais relacionados
+Tutoriais de web design
+Workshop de Photoshop
Categorias
+Design
+Guias de desenho

Índice do Manual Tutoriais de web design
+ Como fazer um gif animado com Photoshop
+ Definições de tela
+ As cores e HTML
+ Formatos gráficos para páginas web
+ Tabela com esquinas arredondadas
+ Tabela com desenho em sua base
+ Tabela com desenho em sua base II
+ Frames sem bordas
+ Barra de navegação HTML simples
+ Barra de navegação HTML
+ Setores de Photoshop
+ Listas HTML feitas com tabelas
+ Tabela melhorada com imagens para barra de navegação
+ Informe sobre o estudo Eyetrack III
+ Montar uma web a partir de uma imagem com Photoshop
+ Como criar um gif com Photoshop II
+ Fluxograma
+ Formatos de Arquivos
+ 30 dicas de Photoshop
+ Criar imagem em miniatura (thumbnail) com Photoshop
+ Efeito de texto com Photoshop
+ Links sem sublinhado
+ Fundo tipo mosaico a partir de uma imagem com Photoshop
+ Efeito de reflexo de texto em Photoshop
+ Fazer um texto que se adapta a um círculo, Photoshop CS2
+ Trabalho com ações de Photoshop. Gravar e executar uma ação
+ Lote com Photoshop para executar uma ação sobre os arquivos de um diretório
+ Mudar o tamanho de todas as imagens de uma pasta com Photoshop
+ O banner perfeito
+ Páginas fluidas

Descrição dos capítulos

Índice do Manual Workshop de Photoshop
+ Como fazer um gif animado com Photoshop
+ Como criar um gif com Photoshop II
+ Setores de Photoshop
+ Montar uma web a partir de uma imagem com Photoshop
+ Criar um fundo com linhas diagonais com Photoshop
+ Fundo tipo mosaico a partir de uma imagem com Photoshop
+ Efeito de reflexo de texto em Photoshop
+ Efeito de texto com Photoshop
+ Criar imagem em miniatura (thumbnail) com Photoshop
+ Fazer um texto que se adapta a um círculo, Photoshop CS2
+ Trabalho com ações de Photoshop. Gravar e executar uma ação
+ Lote com Photoshop para executar uma ação sobre os arquivos de um diretório
+ Mudar o tamanho de todas as imagens de uma pasta com Photoshop
+ Definir um motivo para fazer um fundo com Photoshop
+ Pincéis de Photoshop
+ Instalar pincéis de Photoshop

Descrição dos capítulos

Parceiros
- CSS para Web Design
- S.O.S Designers
- Slackware-Brasil
- Crie seu Web site
- Oficina da Net


Lote com Photoshop para executar uma ação sobre os arquivos de um diretório

Vamos aprender a criar um lote para realizar automaticamente ações sobre todos os arquivos que existem em uma pasta ou diretório de nosso disco rigído.


Às vezes temos que realizar ações repetitivas sobre vários arquivos gráficos que existem em nosso computador, como mostrá-los em dimensões determinadas, aplicar filtros ou colocar uma moldura… para tudo isto pode ser que tenhamos que fazer sobre dezenas ou centenas de imagens que teremos que utilizar em um web site. Portanto, simplesmente vamos aprender a fazê-lo de uma só vez, o que nos economizará tempo ou dores de cabeça.

Para aprender a fazer isto, vamos ter que conhecer previamente o trabalho com ações, que é muito simples. Isto está bem explicado em um artigo publicado em CriarWeb.com: Trabalho com ações de Photoshop

Então, vamos criar uma ação de Photoshop para poder logo aplica-la em todos os arquivos de uma pasta. Neste caso, vamos realizar uma ação muito simples, como aplicar níveis automáticos, o que geralmente serve para melhorar a cor da fotografia.


Una vez criada a ação, vamos criar o diretório com os arquivos que vamos editar. É recomendável criar um diretório específico onde colocaremos as cópias de todos os arquivos que desejarmos modificar. Atenção a este ponto, pois no diretório devemos colocar cópias dos arquivos e deixar os originais em outro lugar seguro. Não tocaremos nos originais, somente nas cópias, de modo que se não gostarmos do resultado obtido sempre poderemos voltar aos originais para tentar processa-los de novo ou realizar outras ações.

Por tanto, criamos em algum lugar uma pasta ou diretório onde colocamos as cópias de um montão de arquivos, todos esses arquivos que desejarmos modificar em um processo automático.

Criar o lote de automatização com Photoshop

Agora vamos definir o lote de para realizar a automatização com Photoshop. Para isso, vamos à opção de menu "Arquivo - Automatizar - Lote…". Sairá então uma janela onde temos que definir várias coisas para configurar a automatização:


Grupo onde está a ação que desejamos executar. Isto se pode ver na janela de ações.
Nome da ação a executar: Este é o nome que colocamos à ação que queremos executar em todos os arquivos do diretório.
Origem, Pasta: que queremos que a origem ou arquivos fonte que serão processados estejam em uma pasta.
Seleção da pasta onde estão os arquivos: Há que clicar o botão selecionar para escolher a pasta onde estejam os arquivos origem.
Destino: O que queremos fazer com os arquivos resultantes depois de ter aplicados a ação. Neste primeiro caso selecionamos "salvar e fechar".

Isso é tudo o que há que configurar para este primeiro caso. Quando apertamos o botão OK começará a processar o lote automaticamente. Todos os arquivos da pasta selecionada se abrirão e se executará sobre eles a ação. Logo, serão salvos e fechados.

Especificar que os arquivos processados se salvem em outra pasta e com propriedades determinadas

Como podemos comprovar, se realizamos os passos anteriores para processar o lote, os arquivos resultantes se salvam em nossos diretórios de origem subscrevendo aos arquivos que estavam na pasta a processar.

Em cada arquivo a salvar nos pede as propriedades do jpg que queremos salvar. Isto pode estar bem, se desejamos ajustar a qualidade dos arquivos um a um, porém, pode ser que desejemos marcar uma qualidade ou propriedades do jpg e que sejam os mesmos para todos os arquivos a processar. Ainda assim, podemos desejar que os arquivos resultantes se salvem em outra pasta destino, sem subscrever aos arquivos originais ou as cópias que tínhamos colocado na pasta a processar.

Para conseguir isto, podemos fazer uma ação mais complexa, onde também armazenaremos o passo de "salvar" ou de "salvar como" e o de "fechar".

Para isto vamos criar uma ação nova ou modificar a ação que tínhamos criada anteriormente. Em nosso caso criaremos uma ação nova onde gravaremos primeiro o passo de níveis automáticos, logo o passo de "salvar". Então, ao salvar nos solicitará as propriedades do jpg. Colocaremos aqui as propriedades do jpg com as que queremos que se salvem todos os arquivos. Finalmente, fechamos o arquivo. Se fizermos um "salvar como" poderemos selecionar a pasta onde queremos que se armazenem os arquivos resultantes, que não tem porque ser a mesma que na que estão os arquivos de origem. Finalmente, fecharemos o arquivo. A ação ficará como isto:


Em qualquer momento podemos editar as propriedades da ação para definir de novo uma nova qualidade do jpg ou um novo lugar onde salvar os arquivos, por exemplo.

Então, voltaremos a executar o processamento automático do lote, com o menu "Arquivo - Automatizar - Lote…", mas desta vez indicaremos que a ação será a nova ação de photoshop que criamos e que o destino é "nenhum", porque o próprio destino ficou dentro das propriedades da ação que vai se executar.

Com isso, conseguiremos que se processem todos os arquivos da pasta automaticamente sem que nos pergunte nada para cada um deles.

Autoria e outras referências sobre este artigo

Manuais relacionados com este artigo
Dentro de Tutoriais de web design

Dentro de Workshop de Photoshop

Categorias relacionadas
Através das categorias do nosso diretório podem ser encontrados outros tipos de recursos relacionados com este artigo:
+ Entrar em Design
+ Entrar em Guias de desenho


Comentários dos visitantes
Os comentários dos visitantes são para ampliar a informação do artigo. Todos podem participar.
Acrescentar um comentário do artigo Acrescentar um comentário do artigo



Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato <criarweb>

Hospedado por Hostnet Hospedagem de Sites