Os melhores links, pensados para posicionamento web

Como seriam os melhores links que podem nos direcionar a uma correta divulgação da web e um melhor posicionamento em buscadores.

Por Philippe Portes


Publicado em: 11/7/07
Valorize este artigo:
Como possivelmente saibamos, os links em outras webs para a nossa página são muito interessantes para melhorar nosso posicionamento em buscadores. Porém, entre todos os tipos de links que poderiam nos fazer, existem alguns melhores ou piores, que podem nos ajudar mais ou menos a promover nossa página.

Vejamos algumas características dos links ideais:

Simplicidade: Se nos colocam um link, é melhor que seja direto ao nosso site, sem que seja encaminhado e sem o atributo No-follow, que faria com que os buscadores não indexassem os conteúdos linkados.

Tema: É importante que a web que nos linke tenha uma temática similar à de nossa web. Também é bom que a web que nos linke tenha conteúdos destacáveis, corretos e completos, a parte de originais. Deveria assinalar no texto, título e outras partes da web algumas das palavras que caracterizem ao nosso site.

Honestidade: Não se recomenda comprar links ou troca-los com sites que utilizem técnicas não permitidas pelos motores de busca (cloacking, textos ocultos, spam, etc). Através das buscas em google podemos ver o cachê que tem salvo da página que nos linka, já que alguns sites inclusive fazem cloacking para que google não se dê conta de que tem links externos. Há que certificar-se que a página que nos linka, no cachê de google seja igual ao que se vê em nosso navegador.

Links importantes: O melhor seria que o site onde coloquem o link a sua web apareça nas primeiras páginas de resultados relacionados com sua temática. Uma prova pode ser buscar entre os primeiros 100 resultados em Google algumas palavras que consideremos importantes. Então, se aparece bem posicionado quer dizer que é um site interessante para trocar ou comprar links. Quanto mais encima aparecer, será melhor para o link que colocarem do nosso site.

Variedade: O ideal é que nos linke desde diferentes sites com diferentes IP. Com outras palavras, o adequado é buscar webs com classes C de IP diferentes. Para saber qual é a classe C de um domínio, pode-se utilizar a ferramenta: http://www.webrankinfo.com/english/tools/class-c-checker.php. Com isso podemos nos assegurar que o link é de um IP que não nos limitava anteriormente.

Antiguidade: Quanto mais antigo for um domínio, melhor ranking costuma ter e mais valor terá o link que nos coloquem através dele. Convém olhar no whois do domínio para saber sua antiguidade. Se o site tiver mais de um ano, já poderá ser interessante. Quanto mais antigo form, melhor para o link. (Acesso rápido ao whois: whois.sc/dominio.com ). Também pode-se utilizar a ferramenta Wayback Machine de Archive.org.

Ranking de Google: O indicador do ranking que tem uma web para Google, que se conhece como Pagerank, pode oferecer uma idéia rápida do valor de um site. Não obstante, não se recomenda aplicar este único critério. Seria melhor considerar todos os critérios mencionados nos pontos anteriores. Dependendo do nosso próprio ranking, será interessante que nos linkem com mais ou menos pagerank. Devemos linkar ou solicitar links em páginas que tiverem um valor similar, embora de 4 em diante já é suficiente. Por exemplo, aqui encontraremos uma web para verificar o PageRank das webs: http://www.pagerank.net/pagerank-checker/. Atenção, convém certificar-se de que o site não opera com re-encaminhamentos para obter PageRank de outro site. Para isso, podemos também ver o cachê, porque se aparece outra web, não é recomendável trocar ou comprar links.

Não recíprocos: Google e alguns outros motores de busca valorizam em menor maneira os links que se trocam, ou links recíprocos. Por isso, se nos colocam um link que não temos que devolver, pois muito melhor.

Existem muitos fatores para ponderar o valor de um link, como o aspecto do site, seu código, o ranking que possa ter em Alexa, etc…

Outro conselho poderia ser se informar dos dados estatísticos, porém, no que se refere a como afetará um link ao nosso posicionamento, nos pontos anteriores foi visto mais ou menos o mais importante.

É claro que uma vez que sabemos o site ideal para obter um link, o texto do link, o atributo title da etiqueta, etc, devem ser os adequados. Para isso, devem incluir palavras-chave com as que desejamos ser encontrados e que estas sejam próximas à temática que logo se desenvolva em nossa web.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato