Método jQuery.extend()

Um dos métodos do pacote utilities de jQuery que serve para estender o conteúdo de dois ou mais objetos em um deles.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 16/7/12
Valorize este artigo:
Vamos oferecer uma referência rápida para o método jQuery.extend(), que nos oferece uma utilidade para misturar vários objetos em um, ou seja, colocar os conteúdos de todos esses objetos em um deles.

O método extend pertence à classe jQuery, e se invoca diretamente sobre ela, como se fosse um método estático de programação orientada a objetos. Como em jQuery a variável $ é um atalho da variável jQuery, poderíamos invocar este método com estas duas possibilidades de código:

jQuery.extend(x, y, z);

Ou então:

$.extend(x, y, z);

Estes dois exemplos de código fariam exatamente o mesmo, colocar no objeto "x" todos os conteúdos dos objetos "x", "y" e "z". O método extend() pode receber qualquer número de parâmetros e sempre colocará todos os conteúdos dos objetos no objeto recebido no primeiro parâmetro.

Exemplo de extend() de jQuery

Vejamos como funciona jQuery.extend() através de um simples exemplo.

var a = {
   um: "ola",
   outro: "adeus"
};
var b = {
   um: "outra coisa",
   dois: "oqueseja"
};
jQuery.extend(a, b);

Neste caso extend() recebe dois parâmetros, que são dois objetos. Portanto, coloca as opções do segundo objeto no primeiro. Depois da chamada a extend(), o objeto do primeiro parâmetro terá suas propriedades mais as propriedades do objeto do segundo parâmetro. Se alguma das opções tinha o mesmo nome, ao final o valor que prevalece é o que havia no segundo parâmetro.

Assim , depois de sua execução, o objeto definido na variável "a" terá estes dados:

{
   um: "outra coisa",
   outro: "adeus",
   dois: "oqueseja"
}

Isto talvez pareça que não serve para muito, mas em jQuery se utiliza bastante por ser uma maneira cômoda de misturar duas coisas em uma. O caso mais claro é misturar os objetos de "options" para configurar um plugin, mas realmente é uma ação que encontraremos por aí várias vezes. De alguma maneira, fazer um extend() é como fazer com que um objeto herde as coisas de outro, o que o converte em um mecanismo que poderá ser útil em diversos contextos.

Para ver outros exemplos de extend() consultar o Manual de jQuery, na seção onde se fala da configuração de opções em plugins em jQuery.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato