Não se renda durante o lançamento de um projeto

Qualquer projeto necessita tempo para triunfar, tenha em conta o investimento que você necessitará ao longo do tempo e não desanime.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 01/2/11
Valorize este artigo:
Quando realizamos um novo projeto temos que ter em conta que o sucesso não acontece de um dia para o outro. Qualquer web ou negócio que comecemos na Internet (e no mundo offline) necessita de um tempo para se converter em uma realidade de sucesso. Tenha isso muito em conta na hora de planejar o projeto, porque o mais triste é não dar o tempo suficiente para que nossos esforços se vejam recompensados.

Todo o planejamento prévio ao colocar em andamento um projeto é muito positivo. Inclusive, como nos diria qualquer pessoa com experiência no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, resulta totalmente necessário para uma boa consecução dos objetivos. Durante o processo de planejamento nos podemos dar conta de muitos assuntos que não havíamos considerado ao ter a ideia inicial e de detalhes a que devemos estar atentos.

Neste artigo insistimos no tempo de lançamento de um projeto, porque devem ser medidos e estimados corretamente os investimentos que vão ser realizados, tanto em tempo quanto em dinheiro, ao longo dos meses ou anos do início das atividades.

Para começar uma web ou um projeto na Internet possivelmente precisemos de uma quantidade muito pequena de dinheiro. Uma das vantagens de se criar um negócio na web é que, muitas vezes, não há necessidade de um investimento muito grande para começar, porém temos que saber que esse dinheiro que precisamos para o início das atividades não é o único que teremos que dispor. Também será necessário contar com uma quantidade de investimento para realizar durante o período em que nosso projeto não seja rentável economicamente.

Muitos projetos fracassam porque não foram planejados corretamente. Porque se subestimaram os rendimentos ou porque não se levaram bem em conta os gastos que iam gerar. Ao fazer uma web não só temos que contar com o custo em servidores. Quase todos os projetos necessitam mão de obra para realizar tarefas, como podem ser assistência a usuários, redação de conteúdos, melhoria da web para incorporar as necessidades detectadas com o tempo, etc.

Planejamento de investimento e rendimentos

O mínimo que deveríamos fazer para decidir se um projeto é viável e saber o dinheiro que temos que dispor para enfrentá-lo é fazer folha de cálculo com Excel ou qualquer outro programa.

Na folha de cálculo devem figurar, por um lado, os investimentos em servidores, pessoal, material de escritório, comunicações, etc. E por outro lado, os rendimentos previstos. Todos estes dados devem ser previstos mês a mês, de modo que teremos uma tabela com os gastos em cada mês, ao longo de vários anos, e outra com os rendimentos que esperamos ter no mesmo tempo.

Há que ter em conta que os rendimentos não vão ser sempre os mesmos. Possivelmente passem vários meses antes que comecemos a receber rendimentos e que estes subam pouco a pouco. Acontece o mesmo com os investimentos necessários. Possivelmente o projeto comece com uma só pessoa que se encarregue de realizar todas as tarefas, mas com o tempo será necessário contar com mais ajuda. O mesmo com os servidores. Possivelmente um alojamento dividido seja bom para começar, porém no futuro pode ser necessário que este alojamento se torne exclusivo de um servidor dedicado. Tudo que possamos fazer para atrasar os grandes investimentos será bom.

Na folha de cálculo deveria chegar um momento em que os gastos fossem compensados pelos rendimentos, ou seja, que gastemos o mesmo que recebamos. Adiante, é de supor que os recebimentos sejam maiores que os gastos, se não, o projeto será claramente inviável. Porém, temos que fixar-nos nessa data, na que consigamos equiparar os recebimentos com os gastos.

Sabendo o tempo que vai ser necessário para que os recebimentos e os gastos se equiparem podemos estimar o investimento necessário para acometer o projeto. Para realizar esse cálculo, simplesmente teremos que somar os gastos a serem realizados durante os meses passados, desde a data de início do projeto até o momento em que nossos recebimentos superem os gastos. Para sermos mais exatos, teríamos que descontar do investimento necessário os rendimentos que pensamos obter durante todos esses meses de inicio.

Insisto: esta folha de cálculo é extremamente necessária para definir um projeto medianamente sério. Porém, é ainda mais importante não nos equivocarmos ao fazer as estimativas de recebimentos e gastos, porque então nosso esforço será em vão. É bom não pecar sendo otimistas, por precaução, é muito melhor ser pessimistas ao fazer as estimativas. Uma vez que tenhamos posto em funcionamento o projeto, é sempre bom revisar nossas estimativas, para ver se estão de acordo com a realidade e ajustar as previsões em função dos dados reais. Com isto podemos estar sempre um passo adiante dos acontecimentos e do andamento de nosso negócio.

Conclusão

Qualquer projeto necessitará um tempo para triunfar. Isso é inegável. Não só temos que pensar no gasto que vamos ter para colocar em andamento o projeto, como também no investimento que vamos ter que fazer durante todos os meses em que nosso projeto seja apenas uma aposta de futuro.

Em minha opinião, o pior que nos pode acontecer é começar um projeto e a meio caminho para o sucesso ter que abandoná-lo por falta de dinheiro. Nesse caso teríamos tido um gasto econômico e de tempo que nunca poderemos recuperar.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato