A navegação impaciente dos usuários na Internet

Os usuários sabem que quanto maior número de sites vistos, maior probabilidade de encontrar o que buscam. Por isso, quando os usuários navegam mostram um comportamento muito impaciente, movendo-se rapidamente de um site a outro.

Por Eduardo Manchón


Publicado em: 14/10/07
Valorize este artigo:
Segundo os resultados do estudo de D'Hertefelt sobre a percepção de segurança em transações via web, a percepção de segurança depende principalmente da simplicidade do site.

Os usuários afirmam que se todo for claro e simples em um web site, sentem confiança, porque mesmo no caso de que não estejam familiarizados com o uso de computadores ou do site concreto, não há elementos complexos que lhes escapem. Os usuários não gostam de designs escuros ou cheios de opções ocultas desconhecidas que lhes fazem desconfiar de sua perícia. Um comentário a evitar dos usuários poderia ser "a página está cheia de opções, quem sabe se acabei deixando alguma essencial sem completar?".

As conclusões do estudo de D'Hertefelt afirmam que o sentimento de segurança experimentado por um usuário em um sistema interativo é determinado por sua sensação de controle do sistema interativo, ou seja, se um usuário acha que controla um site terá mais confiança neste. Devido ao baixo nível de conhecimento dos usuários médios, estes só acham que controlam sites simples e fáceis de manejar, a usabilidade é então uma das chaves para gerar confiança.

A confiança é atualmente o principal freio ao desenvolvimento do comércio eletrônico. Os usuários se mostram reticentes a dar seus dados confidenciais e especialmente seu número de cartão de banco através da rede.

As conclusões de outro estudo (Cheskin Research)

  1. Uma navegação efetiva é uma pré-condição necessária para comunicar confiança. A melhor maneira de gerar confiança é mediante uma boa navegação e uma imagem de marca bem conhecida.
  2. Os certificados de garantia específicos de Internet são pouco reconhecidos pelos usuários, porém, quando são, transmitem maior confiança que os logotipos de cartões de crédito, os quais apesar de ser facilmente reconhecidos, transmitem pouca confiança.
  3. Os certificados de uso de tecnologia de segurança comunicam mais confiança que os anteriores.
  4. A grande maioria de sites estudados e que dispõem de maior confiança, não têm presença no mundo físico, ou seja, conseguiram gerar essa confiança através da Rede.
Outros elementos que transmitem confiança em uma web são a ausência de links quebrados, os gráficos de alta qualidade (não em quanto à resolução) e um estilo claro e conciso. Entretanto, a confiança em um site baixa quando se utiliza estilo promocional.

Os usuários identificam linguagem promocional com perda de tempo, o que concorda com a extrema focalização dos usuários em seu objetivo enquanto navegam e seu estilo de navegação impaciente. Os links a web sites externos de prestígio contribuem à geração de confiança porque demonstram que o autor não tem medo a perder usuários e que o mesmo confia em seu web site.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato