Netscape Navigator 9

Versão de Netscape Navigator 9, o retorno do pioneiro navegador, agora baseado na plataforma Mozilla.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 23/8/07
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows/Linux/Mac OS X
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Tamanho: 5.5 MB
Web: http://browser.netscape.com

Comentamos a versão 9 de Netscape Navigator, um navegador vindo menos em cota de usuários, mas que goza de todas as capacidades avançadas da plataforma Mozilla.

Netscape foi um produto pioneiro na Internet, em relação ao que clientes web se refere. Durante muito tempo foi o navegador mais usado pelos internautas, até que Microsoft se meteu na guerra de navegadores com seu Internet Explorer. Ao integrar Internet Explorer com Windows, Microsoft conseguiu ganhar cota de mercado até fazer cambalear a estrutura de Netscape, o que derivou no desaparecimento momentâneo do software no panorama global.

O browser que havia criado Netscape até o momento se liberou e fundou uma fundação de código livre que se encarregasse de melhorar o navegador, chamada Mozilla. Estes criaram uma nova plataforma aberta, da qual se poderiam criar diversos navegadores, que utilizam o mesmo motor ou plataforma, porém, com sua própria personalização. Assim é como se criaram o navegador Mozilla, Firefox e agora Netscape 9, entre outros.

Não podemos ocultar nossa satisfação pelo retorno do primeiro grande navegador, que foi durante bastante tempo o preferido da comunidade da Internet.

Características de Netscape 9

Este navegador de nova geração tem muitas características que já conhecíamos em outros concorrentes, porém tentou se destacar em leveza e serviços para o usuário. Leveza porque se trata de um programa rápido, porém sobretudo, porque um dos esforços fundamentais foi em fazer uma interface simples e pouco carregada. Assim, se conseguiu que as barras de botões e outros elementos do navegador ocupassem pouco na tela.


Entre as características mais destacáveis e inovadoras temos:

Independente de sistema operacional: porque existem versões de Netscape 9 para os sistemas operacionais mais comuns, como Windows, Linux ou Mac OS X.

Correção de URLs: quando se escreve um endereço incorreto, trata de corrigi-la para mostrar o site ao que se tenta acessar.

Link Pad: criou-se uma barra lateral chamada Link Pad que se pode mostrar através do menu View - Sidebar - Link pad, onde se podem salvar endereços de páginas web sem que façam parte de nossos marcadores. Assim, logo se podem visitar estes endereços armazenados quando se tenha tempo.

Rede social: porque criaram ferramentas para votar e compartilhar páginas de interesse entre os usuários e porque criaram uma barra lateral para compartilhar conteúdos com amigos que usem também Netscape 9 (faz falta se registrar como usuário de Netscape para estas funcionalidades).

Mini browser: uma barra lateral que serve para ter duas páginas vistas ao mesmo tempo no navegador, o que nos pode servir para continuar navegando por outras páginas ou web sites, enquanto temos sempre visível uma página.

Como partes negativas teria que comentar que Netscape 9 só se distribui em inglês, pelo menos por enquanto. Uma de suas mais destacadas novidades é um painel lateral de notícias, que podemos configurar para que nos mostre as de temas mais próximos aos nossos interesses, porém da mesma forma, estas notícias só se oferecem em inglês, o que faz que não sejam tão interessantes para um usuário de outro idioma.

Para download e outras informações de Netscape 9 se podem ver em http://browser.netscape.com

Portanto, Netscape 9, ao estar baseado na plataforma Mozilla, não é um produto muito inovador, porque a maioria das características avançadas os outros programas baseados neste motor, como Firefox também têm. Não obstante, nota-se que se esforçaram por implementar melhorias que signifiquem uma novidade para o panorama de navegadores web. Os mais nostálgicos poderão desfrutar de seu navegador preferido, agora preparado para satisfazer todas as exigências dos usuários e da web 2.0.



Mais informações e downloads
http://browser.netscape.com

Outros programas





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato