Admiráveis novidades de Photoshop CS5

Descrição e vídeos com as novidades mais interessantes da última versão do mais celebrado programa de desenho e retoque fotográfico: Photoshop CS5.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 18/6/12
Valorize este artigo:
Sem dúvida nenhuma é impactante a quantidade de novas características que traz Photoshop CS5, sua última versão, em comparação com a versão que tinha anteriormente, a CS2.

Por um lado percebi como é mais fácil fazer hoje as tarefas habituais, graças a diversas ferramentas do programa que apareceram durante todas estas versões que perdi. Contudo, por uma parte me sinto contente do muito que se facilitaram algumas tarefas, mas por outra parte me sinto frustrado por todo o tempo que perdi trabalhando com uma versão antiga, que me obrigava a fazer diversas tarefas de uma maneira muito mais "artesanal".

Aqui vai uma listagem das novidades mais admiráveis que encontrei ao dar meus primeiros passos com Photoshop CS5.

Nota: Tenho que dizer que talvez alguma destas novidades que já experimentei não sejam especificamente da versão CS5, posto que como perdi algumas versões intermediárias, talvez esteja surpreso pelas funcionalidades que já tinham há tempo.

Além do mais, graças a alguns vídeos de Aula Formativa que estão sendo oferecidos de maneira gratuita, estou tendo conhecimento de outras utilidades que ficavam um pouco mais escondidas, a meu entender, e portanto mais difíceis de ver nesta primeira incursão a Photoshop CS5.

Aproveitando que na Aula Formativa estão publicando um seminário online sobre as novidades de Photoshop CS5, à base de vídeos, vou inserir alguns que servirão para explicar estas novidades importantes.

Seleções mais rápidas e mais precisas

O primeiro exemplo interessante de novidades que vou encontrando será dedicado às seleções, que como talvez vocês saibam, junto com as camadas, são o pilar mais fundamental sobre o qual se baseia o trabalho com Photoshop. Pois nesta nova versão se encontram algumas utilidades excelentes, que tornarão muito mais simples a seleção de elementos e o refinamento de uma seleção. Na verdade, a ferramenta de seleção rápida é uma autêntica beleza que não conhecia até agora. Ademais, em Photoshop CS5 há uma utilidade para correção das bordas de uma seleção, que permitirá um retoque profundo da máscara a partir de uma seleção burda.

Retoque para apagar elementos indesejáveis com content-aware

Outra das novidades que é simplesmente extraordinária nos servirá para apagar elementos e substituí-los pelo desenho que há no fundo. Esta opção que se chama em inglês content-aware, nos permitirá desenhar como com um pincel por cima dos elementos que queremos apagar e, com o mouse, substituí-los automaticamente pelo desenho que se encontra no fundo da imagem. Uma autêntica maravilha que fará ganhar horas de retoque para eliminar imperfeições de uma imagem.

Preencher com o motivo de fundo

Outra melhoria parecida à anterior, até certo ponto, é a de preencher de cor com o fundo como referência. Ou seja, agora podemos preencher de pixels toda uma área, não com uma cor homogênea, mas com uma mostra do fundo de uma imagem. Isto se consegue com a ferramenta balde de pintura, colocando, porém, algumas opções especiais em suas preferências.

Nova escala segundo o conteúdo

Outra das opções que achei uma novidade, embora seja de Photoshop CS4, é a de escala segundo o conteúdo, que permite mudar uma imagem e diminuí-la, porém sem que o conteúdo se reduza. É algo difícil de explicar se não se vê com os próprios olhos, mas permite mudar uma imagem de tamanho e fazer com que os objetos principais continuem ocupando o mesmo espaço.

Transformar com a opção Deformação de posição livre

Outro exemplo de melhoria é a ferramenta de transformação que se chama Deformação de posição livre, que é uma evolução da tradicional transformação livre, mas que funciona de uma maneira totalmente distinta. Para tanto gera uma espécie de malha de triângulos e permite deformar a imagem de maneira seletiva, rotando ou escalando partes da imagem, sem afetar, porém, outras zonas que não desejamos mudar. Novamente, é ver para crer, que vale mais conhecê-lo ao vivo do que explicá-lo.

Composições com fotos em HDR

Também graças aos vídeos de Aula Formativa, estou vendo como se modificaram as ferramentas para realizar composições HDR. Photoshop já contava com um sistema para HDR bastante rudimentar, mas agora ele foi evoluído seriamente.

Resumindo, escrevi este post com bastante excitação em torno das novidades de Photoshop CS5, mas ainda falta bastante por ver. Contarei com certeza mais coisas em breve, ao mesmo tempo que espero que em AulaFormativa continuem publicando vídeos com novidades desta versão, que realmente vale a pena conhecer.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato