O que é Adobe AIR

Apresentamos a tecnologia Adobe AIR, que permite criar aplicações de escritório a partir de páginas ou aplicações web.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 20/10/08
Valorize este artigo:
Assistimos ao evento Adobe Max 2007, celebrado durante outubro em Barcelona, no qual tivemos a ocasião de conhecer várias novidades de Adobe. Uma delas é a que vamos apresentar neste artigo, AIR (Adobe Integrated Runtime).

Adobe AIR é uma tecnologia que permite a criação de aplicações de escritório (de propósito geral) a partir de tecnologias de desenvolvimento de páginas web, como podem ser HTML, Ajax ou Flash. Com Adobe AIR os desenvolvedores podem aproveitar seus conhecimentos na hora de criar páginas web para fazer aplicações multimídia para o escritório. Ou seja, a partir de um desenvolvimento de uma aplicação web, criar uma aplicação geral com os mesmos conteúdos ou utilidades do website.

Adobe AIR se distribui gratuitamente para qualquer pessoa, tanto os usuários que desejarem instalar e usar programas criados com AIR, como para os desenvolvedores que queiram criar aplicações de escritório a partir de seus projetos web. Portanto, não é necessário dispor de nada especial que haja que pagar para poder se beneficiar das capacidades de Adobe AIR. Segundo a equipe de Adobe, estão certos que esta situação de gratuidade permanecerá sempre. Isso se, usando as ferramentas de Adobe, como Flash, Dreamweaver ou Flex Builder, se simplifica bastante a geração de programas AIR.

Uma das vantagens, adicionais as que já apontei, sobre AIR é que as aplicações geradas são multiplataforma. Ou seja, os programas de escritório de Adobe AIR se pode utilizar em qualquer computador, independentemente do sistema operacional que tiver. Isto se consegue porque quando baixamos uma aplicação com Adobe Air, se comprova se está instalado o ambiente AIR em nosso computador. Se não estiver instalado se baixa o ambiente de execução (ocupa atualmente uns 10 megas) necessário para que as aplicações funcionem em nosso sistema operacional concreto. Uma vez já instalado o ambiente em nosso sistema não se tem que voltar a baixar nem instalar de novo. Com isso, Adobe AIR consegue se aproximar ao paradigma, "programe uma vez e execute onde quiser", tornando-se ainda universal e ao alcance de todos os usuários e plataformas. Resta saber até que ponto conseguiram solucionar todos os problemas de incompatibilidades que à princípio podem existir de executar um mesmo software em distintos sistemas.

Para entender o que é AIR o melhor é dar uma olhada a algumas das aplicações criadas já com este sistema, que estão publicadas como mostra no website de Adobe.

http://labs.adobe.com/showcase/air/

Entre as distintas aplicações que se expõem vamos destacar:

  • Ebay desktop: uma aplicação de escritório para trabalhar com Ebay como se estivéssemos em sua própria página web. Este projeto mostra os produtos de Ebay e permite fazer licitações. Comunica-se com o servidor de Ebay consumindo uma série de serviços web que dispõe a plataforma de Ebay. http://desktop.ebay.com/


  • AOL Top 100 Videos: esta aplicação mostra uma série de vídeos (o top 100 de AOL), que se podem ver com muita qualidade e com uma velocidade de download muito boa. Dois detalhes, o vídeo é de alta definição e os downloads se fazem por streaming em segundo plano, para que a aplicação não fique congelada enquanto estiver baixando o vídeo. http://music.aol.com/help/syndication/desktop-widgets


  • Finetune Desktop: é uma aplicação que lhe aconselha sobre grupos musicais. Você pode criar seu próprio perfil com seus gostos, ou também dar o nome de um artista e receber recomendações de grupos ou músicos parecidos. É um modelo de serviço que já conhecíamos em páginas web, mas que agora se oferece como aplicação de escritório.
Conclusão do informe sobre Adobe AIR

AIR, de Adobe, é um produto inovador e com grandes possibilidades para toda a comunidade de desenvolvedores. Adobe invadiu o mercado com um produto singular que dá resposta à necessidade de criar aplicações de escritório a partir dos conhecimentos de milhões de pessoas na criação de páginas web.

Agora o produto se encontra em fase beta, porém esperamos que continuem trabalhando para apresentar em breve um release definitivo. Com o tempo veremos até que ponto penetra entre os usuários de computadores esta nova tecnologia, porém de momento parece muito prometedora.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato