O que é Podcast

Introdução ao termo Podcast, a inscrição ou sindicação de áudio e vídeo por RSS. Veremos o que é Podcasting e como acessar a esse tipo de conteúdos multimídia.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 15/9/09
Valorize este artigo:
Podcast é uma dessas palavras que circulam pela Internet e que se tornam parte de nosso vocabulário habitual, ou então, dessas palavras que são um mistério para os que não a conhecem. Em linhas gerais, o Podcast é um modo de difusão de conteúdos multimídia através de inscrição, ou seja, uma nova via de publicação de conteúdos em áudio ou vídeo, aos quais acessamos através de uma inscrição a uma fonte ou canal de informação.

Podcast é uma reunião de palavras de tecnologia, Pod vem das siglas "Public On Demand" e Cast vem da palavra Broadcast. Também se diz, por exemplo, na Wikipedia e em outras webs, que Pod vem do reprodutor de Apple iPod. Em qualquer caso, vamos analisar este termo neste artigo de CriarWeb.com.

Public on demand faz referência a que os podcast são uma transmissão de multimídia pública que se envia sob demanda do usuário. Broadcast é uma transmissão ou difusão de informação desde um nó emissor a múltiplos nós receptores ao mesmo tempo. Resumindo então, é uma maneira de transmitir informação que se utiliza muitas vezes na Internet, sobretudo de conteúdos multimídia.

Podcast é um RSS que linka com áudio e/ou vídeo

Voltando ao Podcast, e para os que conhecem já o que é RSS (se não sabe o que é RSS, como se inscrever ou se sindicalizar a RSS e como publicar seus próprios conteúdos em RSS, leia o manual de RSS de CriarWeb.com), cabe dizer que o podcast não é mais que um RSS no qual se adicionam arquivos multimídia, já seja áudio em formatos como MP3, ou vídeo (neste caso se fala de videocast).

Sendo assim, um podcast é uma via de comunicação na qual o canal é Internet e onde no lugar de texto, como costuma ser a web, se transmite a informação em arquivos multimídia, geralmente de áudio em formato mp3 ou ogg. A particularidade dos Podcast é que se colocam À disposição das pessoas por meio de inscrição RSS. O sistema é o seguinte: o usuário se inscreve a tantos canais de podcasting quantos desejar e todos eles se centralizam em um programa que maneja estas inscrições. Então, quando um desses canais aos que está inscrito se atualiza, o usuário recebe diretamente uma notificação no programa e se o deseja, baixa o arquivo multimídia e o reproduz em seu computador, com qualquer programa reprodutor, ou bem sincroniza seu dispositivo portátil de reprodução multimídia (o que chamamos coloquialmente o "mp3", tipo iPod, Zend, ou similares) com os canais que lhe interessam, para escutá-los tranquilamente no lugar que desejar.

A possibilidade de acessar aos podcasts por meio de dispositivos portáteis reprodutores multimídia é uma das grandes vantagens do sistema, já que permitem acessar aos conteúdos pela Internet desde qualquer lugar e em qualquer momento e não necessariamente quando estamos diante da tela de nosso computador.

Na Internet podemos encontrar podcast de todo tipo de temáticas, desde tecnologia a esportes, saúde, lar, etc. Assim como os blogs, muitos podcast costumam utilizar um tratamento informal e uma linguagem coloquial, entretanto, as características dos podcast variam muito de uns autores a outros, tanto no tempo de duração dos conteúdos como no improviso ou na elaboração do material multimídia publicado.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato