O que é RSS

Vemos o que é RSS, rapidamente e em linhas gerais. RSS é um formato de distribuição de conteúdos de Internet baseado em XML.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 28/8/08
Valorize este artigo:
RSS é um padrão criado para distribuir conteúdos, usualmente as novidades, dos websites por um canal distinto da própria página web. Graças a RSS o usuário visitante de uma página web pode se inscrever a suas novidades e recebê-las em seu computador, no instante de serem publicadas, sem a necessidade de acessar à página web onde foram inseridas. Obviamente, RSS está pensado para webs que publicam muitas novidades e para usuários que querem estar por dentro de tais atualizações, sem ter que entrar toda hora no site para ver se foi publicado algo novo.

Para receber as novidades se tem que gerar uma comunicação entre o computador do usuário e o servidor onde está a web. Tudo se realiza por meio de um arquivo RSS que publica a web e um leitor de RSS que deve ter instalado o computador do usuário. É um processo simples, porém vamos explicá-lo neste artigo com calma para que torne acessível a todas as pessoas.

O que é realmente um RSS

Quando falamos de RSS nos referimos usualmente à tecnologia completa para distribuição de conteúdos dos websites. Porém, um RSS é realmente um formato de arquivo, baseado em XML, que serve para recolher conteúdos publicados em páginas web. Os RSS têm extensão .rss ou .xml, porém na realidade são um simples arquivo de texto onde aparecem referências a conteúdos publicados, em um formato específico, criado a partir de XML.

Por citar um exemplo simples que todo mundo possa entender: Assim como HTML serve para escrever páginas em um formato entendível pelos navegadores, RSS serve para enumerar artigos ou páginas dentro de um site, em um formato que possam entender programas denominados leitores RSS ou agregadores.

No arquivo RSS simplesmente estão os dados das novidades do site, como o título, data de publicação ou a descrição. O programa que leia o RSS será encarregado de lhe dar estilo ou aparência aos dados que se incluam no arquivo e apresentá-los de uma maneira atrativa ao usuário e de fácil leitura.

Que RSS seja um formato baseado em XML significa que o arquivo RSS se compõe por uma série de etiquetas definidas que terão um formato dado, que respeitará as regras gerais de XML.

Este artigo é o primeiro de uma série que vamos fazer sobre RSS, para criar um completo manual de RSS. De momento apresentamos uma série de links de artigos sobre RSS já publicados em CriarWeb.com:

- O que é RSS
- Como integrar conteúdo RSS em minha página?
- O que é e para que serve RSS

Deixamos alguns links a leitores de RSS comentados em CriarWebWeb.com:

- RSSOwl
- Feed Reader






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato