Opções da ferramenta de forma

Veremos as múltiplas opções de configuração das formas e traçados que podem ser criados com as diferentes ferramentas de forma.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 01/8/12
Valorize este artigo:
No artigo anterior estivemos comentando as diferentes ferramentas de forma disponíveis em Photoshop. Agora vamos analisar casos de uso mais avançados desta ferramenta e explicar algumas das coisas que podemos fazer com elas, como modificar seus traçados, para personalizá-las e adaptá-las a nossas necessidades.

Como já vimos repetidas vezes no Manual de Photoshop de criarweb.com, todas as ferramentas de Photoshop, dispomos de várias opções que nos aparecem na barra de opções de ferramenta:


As opções de forma funcionam da mesma maneira independentemente do tipo de forma que tenhamos selecionada, seja um retângulo, retângulo com bordas arredondadas, formas personalizadas, etc. A continuação veremos uma descrição das opções possíveis para a ferramenta de forma, tal como estão numeradas na imagem anterior:

1.- Camadas de forma
Cria formas em novas camadas. Gera uma nova camada para colocar essa forma nova em uma camada independente.

2.- Traçados
Simplesmente se cria o traçado da forma, mas nãose faz nada com ele, até que nós não o indiquemos. Uma vez criado um traçado poderemos transformá-lo, criar uma seleção a partir dele, ou preenchê-lo de cor. Porém o traçado por si só não aparecerá na imagem e não servirá para nada até que realizemos algum tipo de ação com ele.

3.- Preencher pixels
Isto cria a forma com uma cor de preenchimento, ou seja, não criará a forma vetorial que estávamos comentando, mas a desenhará e preencherá como mapa de bits.

4.- Seleção rápida de ferramenta pluma
Com estes botões podemos acessar rapidamente alguma das utilidades da ferramenta pluma.

5.- Seleção rápida de outras formas
Com estes botões podemos acessar rapidamente a outras formas das possíveis com a ferramenta de forma.

6.- Combinação de novas formas criadas
Permite dizer como se combinam outras formas e traçados criados sobre a mesma camada. Podemos fazer uma interseção das formas, uni-las, diminuí-las, etc.

7.- Estilos
Permite atribuir estilos às formas que estamos criando, com algum dos estilos predefinidos em Photoshop ou outros estilos que possamos ter criado.

8.- Cor de preenchimento
Permite especificar a cor com que se preencherão as formas criadas.

Formas e traçados

Os botões 1, 2 numerados na imagem anterior permitem fazer formas com traçados e mais traçados. É interessante comentar algumas das coisas que podemos fazer com os traçados.

Como dissemos, os traçados em Photoshop têm a particularidade de que se permite transformá-los sem perder detalhe na imagem. Com o botão marcado como 1 (camadas de forma) se cria a forma com a cor de preenchimento e esta se encontra disponível em modo de traçado, para que possamos retocá-la, se desejarmos. Por exemplo podemos fazer uma Transformação livre do traçado (a partir do menú de edição ou com a tecla rápida CTRL + T). Isto nos permite mudar o retângulo para adaptá-lo a novas dimensões ou inclusive mudar o ângulo dos vértices se deslocamos um deles com a tecla CTRL pressionada.

A opção marcada como 2 (Traçados) simplesmente cria um traçado. Esse traçado, como se havia assinalado, não aparecerá na imagem, simplesmente está aí para que nós façamos algo com ele. Poderíamos transformá-lo, com a opção de transformação de traçado comentada antes, ou poderíamos criar uma seleção a partir dele, para em seguida fazer qualquer coisa com ela, como preenchê-la de cor. Também poderíamos criar uma forma personalizada baseada no traçado, que veremos no artigo de formas personalizadas mais adiante, ou inclusive modificar o traçado com alguma das ferramentas como a pluma.

Para acessar a diversas ações possíveis com o traçado podemos pressionar na imagem com o botão direito do mouse e veremos várias opções. Por exemplo, uma das mais úteis é a de criar uma seleção com o traçado, que fará com que seja selecionada a área compreendida por esse traçado. Se havíamos criado vários traçados diferentes, a seleção que se mostrará será a união deles, interseção ou qualquer outra operação definida com os botões das opções da ferramenta marcados na imagem anterior no item 6 (combinação de novas formas criadas).

Como sempre, a melhor maneira de entender todas as opções de configuração das formas de Photoshop, é praticar com as distintas opções, para poder analisar e entender os resultados obtidos.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato