Otimização web: o nome do domínio e o título

A importância do nome do domínio e o título de uma página para os visitantes e buscadores.

Por Myra Palacios


Publicado em: 25/7/07
Valorize este artigo:
O nome da URL ou domínio e o título de uma página web são os dois fatores mais importantes para indicar tanto aos visitantes como aos buscadores qual é o conteúdo de uma página web. Devem ser descritivos, relevantes e convincentes. Os buscadores dão muita importância a estas duas áreas da página web na indexação e geração de suas listas, por isso, sempre se deve utilizar as palavras-chave mais importantes na URL e o "title tag".

Além disso, ambos devem ser curtos e descritivos de maneira que o visitante só ao ler a URL e o título nos resultados de um buscador, saiba imediatamente o que a página web oferece ou o que vai encontrar. Deve dar uma ótima primeira impressão para que o cliente potencial clique no link e não vá a qualquer outra página web.

Isto parece óbvio, mas existe uma grande maioria de títulos que consistem em uma lista de palavras separadas por vírgulas e em maiúsculas, afetando notavelmente ao número de visitas que a página recebe.

Se a página de uma livraria on-line mostra um título como, por exemplo: "venda de livros, biblioteca, LIVROS ONLINE, compre seus livros em casa", não seria muito melhor o título: "Biblioteca on-line com venda de livros classificados por categorias". Evidentemente o segundo exemplo é mais convincente para um cliente potencial que vá comprar livros na internet.

Para URL dinâmicas é complicado se proporcionam informação a um banco de dados onde se mostram diferentes registros. Por exemplo, se se faz uma busca na livraria Amazon sobre "El Quijote" e aparece a url
http://www.amazon.com/gp/product/8408055496/sr=8-4/ qid=1143220104/ref=sr_1_4/102-4765689-7742544?%5Fencoding=UTF8

Esta url vista por alto não indica que é um livro sobre El Quijote. Para o cliente potencial é mais simples e útil encontrar um endereço url como, por exemplo http://www.libreriaonline.com/novelas/elquijote

O que se tenta explicar é que um endereço URL bem escrito, sem ser longo demais, serve como texto do próprio link (anchor text). Se se copia a url do primeiro exemplo de Amazon em um fórum ou blog não se pode reconhecer o conteúdo que encontraremos quando clicarmos sobre o link, enquanto que o segundo exemplo se reconhece a primeira vista.

Ou seja, é muito importante tanto a escolha da URL como a redação de um bom título para os visitantes e para os buscadores. Os visitantes encontrarão facilmente o que estão buscando, simplesmente ao ler o título e o nome da URL; e os buscadores darão mais importância a uma página web com uma palavra-chave no texto da URL e o título.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato