PDF no Web. Entorpecendo ou melhorando a navegação?

A utilização dos arquivos PDF na internet é cada vez mais freqüente. Porém, que benefícios tem? Ou o quão inadequado é seu uso dentro de nossas páginas?

Por Raul Hernandez San Juan


Publicado em: 21/9/07
Valorize este artigo:
O que é o formato PDF?

Segundo a definição de Acrobat, o formato PDF é:

"É um formato de arquivo universal que mantém as fontes, imagens, gráficos e aparências de qualquer documento de origem, independentemente da aplicação e plataforma utilizadas para cria-lo."

Entretanto, apesar dessa bonita definição, a utilização e geração deste tipo de documentos na Internet é cada vez mais freqüente e com isso o entorpecimento da navegação. O porquê disso? Definimos nos seguintes pontos:

1. Os PDF's não são mais do que uma ferramenta

Não abuse no uso deste tipo de documentos, está demonstrado que o usuário se aborrece com o fato de ter que esperar a que se carregue o arquivo em seu navegador, e ainda mais com ter que se deslocar ao longo de várias telas para poder ler o documento. Há que ter em conta que estes arquivos estão destinados à impressão de documentos, portanto só o proporcione como uma alternativa à versão HTML.

2. É necessário aprender a usar esta ferramenta

Atualmente, existem muitíssimas ferramentas, que lhe permitem a geração de arquivos PDF de maneira simples, às vezes, não representa maior problema que um simples clique num botão. Entretanto, a maioria nos gera arquivos com lixo, informação desnecessária que unicamente tornam nossos arquivos mais pesados. É por isso que é necessário ter conhecimentos mais profundos sobre a geração de PDFs.

3. Se o link não for a um documento HTML, mencione isso.

É importante mencionar a que tipo de arquivo aponta um link, no caso deste não ser um documento HTML, desta forma não criará uma espécie de navegação misteriosa onde o usuário não sabe aonde o próximo link o levará.

4. Evite perda de tempo ao visitante

Tenha em conta que muitas vezes ele não conta com o respectivo plugin instalado, e outras vezes simplesmente não deseja estar esperando a que se carregue um arquivo desse tipo. É muito chato ter que esperar que baixe um arquivo PDF de 3 MB, o qual demoraria aproximadamente 6 minutos com 58 segundos com uma conexão de 56 kbps. Você pode calcular o tempo de download de arquivos com diferentes conexões no seguinte link http://www.martindalecenter.com/AATimeCalc.html.

5. Utilize um web design simples

Crie páginas Web simples e de carregamento rápido, faze-las pesadas produz o mesmo efeito de desespero no visitante, que o que produz o download de um PDF. Certifique-se de otimizar seu código e suas imagens.

Se não quiser que seus visitantes fujam de seu site, ao baixar um PDF de 3 MB, quando tudo o que eles queriam era ver um artigo de sua página, trate de utilizar os PDF de maneira moderada. Trate sempre de incluir uma versão HTML do documento e ofereça o PDF como uma alternativa. Crie uma navegação inteligente e atrativa para o visitante.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato