Pincéis de Photoshop

O que são os pincéis de Photoshop como utilizá-lo e configurá-los.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 25/7/08
Valorize este artigo:
Os pincéis de Photoshop são uma ferramenta muito útil para o design gráfico digital. Podemos ter a idéia de que são como pincéis que utilizamos no desenho artístico, porém com a exceção de que são digitais e graças a isso nos permitem realizar uma gama muito mais variada de acabados.

No desenho artístico convencional os pincéis são com os que desenhamos a mão, aportando ao desenho distintas texturas e diversas grossuras do traço, dependendo do tipo de pincel, que se pode combinar com distintas tonalidades de tinta. Photoshop tem já incorporados diversos pincéis para desenhar com o mouse do computador, que oferecem uma boa gama de possibilidades.

A ferramenta de pincel (nas versões de Photoshop em inglês se chamam Brushes) se pode selecionar através do menu de ferramentas de Photoshop e está agrupada junto com a ferramenta de lápis ou a de substituição de cor. Para selecionar uma destas ferramentas se pode fazer com um clique prolongado do botão do mouse sobre a ferramenta de pincel ou a que tiver nesse espaço.


Uma vez selecionada a ferramenta pincel podemos configurá-la para levar diversos tipos de grossuras, texturas e esfumado das bordas.


Com os pincéis que vêem por padrão em Photoshop podemos escolher várias grossuras e esfumados e ademais alterar valores como o diâmetro do pincel e a dureza. Quanto maior a grossura, maior também será a área que pintaremos com o pincel. A dureza serve para definir o concreto ou definido que será o traço do pincel, com menor dureza mais esfumado será o traço, sobretudo nas bordas. Nós mesmos podemos alterar esses valores para obter diferentes acabados, assim como mudar a cor do pincel através da seleção de cores de Photoshop.

Entre as opções da ferramenta de pincel também existe a opacidade e o fluxo. A opacidade serve para desenhar com mais ou menos transparência do traço e o fluxo é algo parecido, para que o traço seja mais ou menos marcado. Devo admitir que não vejo muita diferença entre estas duas opções de configuração.

Desenhar "a mão" com Photoshop, ou por dizer de outra maneira, utilizar um pincel para pintar na tela com o movimento do mouse é simples. O complicado é obter um resultado atrativo a partir de uma tela em branco, embora para o retoque fotográfico às vezes pode ser bom aplicar diversas pinceladas ou alterações da cor.

Para o desenho gráfico digital, e o que a nós nos interessa: o desenho para webs, os pincéis talvez em um princípio possam ser pouco úteis, porém um bom uso deles pode contribuir uns toques de qualidade e originalidade às criações. Ainda mais quando soubermos instalar e configurar em nosso Photoshop pincéis criados por outros designers, que muitas vezes oferecem grátis em suas páginas web.

No seguinte artigo veremos como instalar novos pincéis em Photoshop e consegui-los em diferentes páginas.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário revisado:
Pincéis na deviantart
Por: miguel_angel-alvarez_sanchez
04/11/08
Este site tem muitos pincéis legais para fazer download http://www.deviantart.com/

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato