Por que desenhar com CSS

Mostramos algumas vantagens ao construir com CSS com respeito a outras formas de fazê-lo.

Por Serviweb


Publicado em: 17/7/08
Valorize este artigo:
As tabelas existem e existiram desde o começo em HTML, porém não se criaram para desenhar um site, e sim para a apresentação de dados tabulares. A utilização do "border=0" e as imagens transparentes tornaram possível criar uma rede que permitiu aos designers organizar textos e imagens, estabelecer tamanhos e localizar objetos. Porém, isto é simplesmente incorreto. As tabelas não se criaram para construir e não devem ser utilizadas para isso, porque desta forma se misturam apresentação e conteúdo.

A solução é clara: CSS+HTML/XHTML. Felizmente, cada vez são mais as empresas que decidem deixar atrás as tediosas tabelas e evoluir desenvolvendo seus sites respeitando os padrões estabelecidos pela W3C (organização internacional que há uns 12 anos se dedica ao desenvolvimento de pautas e padrões web), o que facilita a acessibilidade e a correta visualização das páginas nos navegadores que respeitem tais padrões.

Algumas das vantagens da construção com CSS:

  • Separação de forma e conteúdo. Geralmente CSS e HTML se encontram em arquivos separados, o que facilita o trabalho em equipe porque designer e programador podem trabalhar independentemente. Por outro lado, permite o acesso a distintos navegadores e dispositivos.
  • Tráfego no servidor. As páginas podem reduzir seu tamanho entre um 40% e um 60%, e os navegadores salvam a folha de estilos no cache, isto reduz os custos de envio de informação.
  • Tempos de carregamento. Pela grande redução no peso das páginas, melhora a experiência do usuário, que valoriza de um site o menor tempo no download.
  • Precisão. A utilização de CSS permite um controle muito maior sobre o desenho, especificando exatamente a localização e tamanho dos elementos na página. Também se podem empregar medidas relativas ou variáveis para que a tela se acomode ao seu conteúdo.
  • Manutenção. Reduz notavelmente o tempo de manutenção quando é necessário introduzir uma mudança porque se modifica um só arquivo, o da apresentação, sem ter que tocar as páginas que contém a estrutura com o conteúdo.
  • Desenho unificado e flexibilidade. É possível mudar completa ou parcialmente o aspecto de um site simplesmente com modificar a folha de estilos. Por outro lado, o ter o estilo de uma web em um só arquivo permite manter a mesma aparência em todas as páginas.
  • Posicionamento. As páginas desenhadas com CSS têm um código mais limpo porque não levam desenho, só conteúdo. Isto é semanticamente mais correto e a página aparecerá melhor posicionada nos buscadores. Google navega se esquivando do desenho.
Recomendo um site simpático e didático sobre o tema: http://www.effectivetranslations.com/stupidtables/everything_es.html





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato