Porque registrar seu próprio nome de domínio

Se você tem uma página web, porém não tem um nome de domínio próprio, do tipo www.minhaweb.com, deveria considerar seriamente a possibilidade de registrar um.

Por Verónica M.


Publicado em: 14/4/08
Valorize este artigo:
Um nome de domínio é a sua marca na Internet, é a forma que terão os demais de lhe reconhecer e lembrar de você.

O melhor seria ter em conta o registro do domínio desde o primeiro momento, quando você se dedica a planejar a web, os objetivos, do que se tratará, o dinheiro que dispõe, etc. Porém, se já a tem feita sempre pode projetar essa possibilidade depois.

A importância de ter um nome de domínio
  • Se tiver um negócio ou pretendes ter uma web seria, um domínio próprio lhe proporcionará credibilidade e um sentido de estabilidade. As páginas gratuitas, do tipo www.geocities.com/meuespacoweb/pagina.html pode estar bem se não for algo sério, porém para fazer uma web importante ou um negócio é muito conveniente utilizar um nome de domínio próprio.
  • Se você escolher um nome de domínio que reflita bem os objetivos de sua página e que ademais seja fácil, seus visitantes o lembrarão mais facilmente e poderão voltar a você com maior probabilidade se necessitam o que você oferece.
  • Se mudar de hosting não terá que modificar nada do código de sua web. A maioria dos domínios gratuitos oferece às empresas que espaço web gratuito, por isso se tiver passado um tempo e não estiver satisfeito com esse hosting, ao mudar a outra empresa terá que mudar de endereço web. Isto é muito ruim para o posicionamento em buscadores, pois supõe começar de novo na divulgação do domínio, começar a subir posições outra vez, conseguir links, etc.
  • Se tiver contratado um serviço de hosting web para sua página, o nome de domínio parece o seguinte passo. Pense, você sabe a importância de ter um bom hosting; não há publicidade que você não tiver contratado, não saem popups molestos, é rápido de carregar e falha o menos possível. Tudo isso melhora a experiência do usuário, dá credibilidade e certa segurança. Um nome de domínio reforça essa credibilidade dos usuários no que oferece.
Coisas que há que saber para registrar um domínio Em primeiro lugar, o preço anual de um nome de domínio é bastante baixo, o que implica que é acessível para a maioria das pessoas que têm uma web. É verdade que isso varia segundo o país, mas em geral se pode registrar por um preço entre 8 a 20 dólares aproximadamente. A cada certo tempo há ofertas que lhe permitem conseguir domínios a preços mais baixos ainda, e também há companhias que lhe cobrarão mais por eles se o deixa. O ponto está em comparar preços e serviços.

É muito importante que a empresa lhe assegure ter o controle do domínio, poder modificar o endereço que apontam às DNS se o desejar e figurar como proprietário do mesmo. Do contrário, você pode ter problemas para dirigi-lo a outro hosting, renová-lo, etc.

Não se preocupes se ao buscar um nome de domínio para sua web você descobrir que as palavras que queria já estão registradas. É muito freqüente, a chave está em encontrar um equilíbrio entre a originalidade e a prática. Por exemplo, pode ser bom para a sua loja de flores ter o domínio www.vendadeflores.com, porém se já tiver sido escolhido, você pode provar com www.vendadefloreschico.com, ou coisas parecidas.

Por último, lembre que o registro de domínio não é para toda a vida, você tem que estar atento a cada ano para renová-lo e não passar do prazo, do contrário alguma pessoa poderia se adiantar e renová-lo ao nome dela, o que significa que todo o trabalho que todo o trabalho que tiver feito com base a esse domínio será perdido.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato