Proeminência de palavras-chave

Explicamos o conceito de proeminência de palavras-chave, ou a importância do lugar onde se encontram as keywords para o posicionamento em buscadores.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 09/4/08
Valorize este artigo:
Na hora de obter um bom posicionamento em buscadores é também destacável a proeminência das palavras-chave: um simples conceito que vamos explicar, que se utilizarmos bem pode nos ajudar a obter um melhor posicionamento em buscadores.

A proeminência de palavras-chave mede a importância da colocação das diversas keywords dentro do conteúdo de uma página. Uma palavra-chave será mais proeminente quanto melhor colocada estiver dentro da página e, quanto maior proeminência, maior importância terá a palavra-chave, em relação a outras keywords do documento.

Portanto na hora de otimizar uma página para buscadores, devemos de saber que uma palavra colocada em um lugar destacado da página (como o título ou um cabeçalho) terá mais valor para os buscadores que uma palavra colocada em um lugar corrente. Do mesmo modo, uma palavra colocada ao princípio de um texto terá mais proeminência que uma colocada ao final ou na metade desse mesmo texto.

Nota: Este artigo está entendendo sempre uma palavra-chave como uma só palavra ou como uma frase chave. O conceito de frase chave é simples e o explicamos no manual de divulgação de webs. Não obstante, podemos dizer que uma frase chave é uma keyword que tem mais de uma palavra, como "divulgação em buscadores" ou "casa rural", etc.

Fatores que afetam à proeminência de uma palavra-chave

A proeminência é um valor relativo de importância uma palavra ou frase chave com respeito às outras, em um âmbito. Pode-se medir a proeminência de uma palavra-chave, portanto, em distintos âmbitos ou contextos, por exemplo, toda a página, uma frase ou um parágrafo.

Âmbito de frase ou paragrafo:

Neste caso, uma palavra é mais proeminente quanto mais ao início aparece, dentro da frase ou parágrafo. Uma aparição ao princípio, portanto, é mais valiosa que uma aparição ao meio ou ao final. Por exemplo, uma palavra no início de um parágrafo poderíamos lhe dar a proeminência 100%. Se aparece no meio da frase ou parágrafo poderíamos lhe dar um 50% de proeminência e se aparece ao final de una frase -com por exemplo 10 palavras-, poderíamos lhe dar um 10%. Se a palavra aparece várias vezes em um parágrafo podemos calcular sua proeminência total igual à da primeira das aparições.

Âmbito de toda a página:

Com respeito à página, uma palavra é mais proeminente quando aparece antes no texto. Se aparece no primeiro parágrafo sua proeminência é maior que se aparece no segundo ou qualquer dos seguintes parágrafos. A proeminência de uma palavra ou frase chave na página será igual à primeira de suas aparições.

Nota: Embora uma palavra no primeiro dos parágrafos tenha mais proeminência que outra que aparece em um parágrafo posterior, há que ter em conta que o valor de uma palavra-chave também aumenta se aparece em mais lugares do texto da página. Portanto, ainda que colocando essa keyword no meio ou no final do texto não aumentará a proeminência, devemos utilizá-la no meio do texto e o final para que tenha verdadeiro valor. Porque os buscadores não atribuirão muito valor a uma palavra no primeiro parágrafo que logo não se repita ao longo do texto.

Ademais, também há que assinalar que uma palavra será mais proeminente dependendo de onde se coloque, sendo mais valiosa se se coloca em um lugar como o título da página. Possíveis colocações que aumentam a proeminência de uma palavra-chave são:

  • Título: as palavras colocadas no título de uma página web (etiqueta TITLE do HEAD) têm a maior proeminência.
  • Descrição META: a descrição em etiquetas META é um lugar de grande importância para a proeminência de keywords.
  • Keywords META: as palavras-chave que colocamos nas etiquetas meta também melhoram a proeminência, tendo em conta em todos os casos que a primeira palavra será mais proeminente que as seguintes.
  • Cabeçalhos: também é importante de para a proeminência colocar as palavras ou frases chave nas etiquetas cabeçalhos de HTML, como H1, H2…
  • Outros lugares: Outros lugares que são interessantes são negritos, texto dos links, alt das imagens, etc.


  • Para acabar, recomendamos a leitura do artigo Densidade de palavras-chave que também é interessante conhecer para otimizar o posicionamento de uma página em buscadores, e pode ser facilmente confundido com o conceito de proeminência que vimos neste artigo.






    Usuários :    login / registro

    Manuais relacionados
    Categorias relacionadas
    O autor

    Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato