Digitalização de imagens. Programas de criação de animações vetoriais

Continuamos o curso de digitalização de imagens explicando um pouco sobre o programa de animação vetorial Flash.

Por Luciano Moreno


Publicado em: 26/11/08
Valorize este artigo:
O terceiro grupo de aplicações gráficas são aquelas destinadas fundamentalmente a criar animações de gráficos vetoriais, dentro do qual se destaca com todo seu esplendor Flash (atualmente em sua versão MX), completa aplicação que permite não só criar gráficos vetoriais avançados, trabalhar com capas, aplicar transparências, implementar botões interativos, definir símbolos, etc.

Uma das funcionalidades mais avançadas de Flash são os frames, espécie de quadros independentes, ao estilo dos fotogramas dos filmes de cine clássicos.


Cada frame é um contêiner de desenho independente no qual se podem situar objetos, em uma ou várias camadas. Posteriormente, os frames são visualizados em sucessão, podendo ser mostrado cada frame um intervalo de tempo determinado, com o que se consegue criar complexas animações.


As ferramentas que oferece Flash são as comuns dos programas de desenho vetorial, às que se que adicionam as específicas para o manejo de frames. Entre elas destaca a denominada linha de tempo, na que se visualizam e manejam os frames existentes no filme, de uma forma similar à ferramenta do mesmo nome das aplicações de edição de vídeo.


Nas animações criadas com Flash é possível incluir imagens de mapa de bits, áudio e vídeos. Também suporta conectividade persistente com dados XML, o que lhe permite mostrar informação em tempo real.


A interatividade do filme se complementa com uma linguagem de script próprio, ActionScript, similar a JavaScript, porém orientado ao manejo de frames e objetos próprios de Flash. Mediante ActionScript se pode iniciar ou deter a animação, pular um frame determinado, responder com ações complexas aos eventos produzidos por ação do usuário, criar contadores, etc.


Foi tanto o sucesso de Flash que outras empresas lançaram programas que o imitam, embora nenhum deles cheguem ao nível da aplicação de Flash. Entre eles podemos destacar a Swish, que permite a criação de animações de texto em formato SWF.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato