Promoção e posicionamento de webs com Flash

Por que Flash não é uma boa plataforma para ter um web site bem posicionado e maneiras de usá-lo para melhorar a posição em buscadores da página. Posicionamento de webs com Flash.

Por José A. Quirós


Publicado em: 08/2/08
Valorize este artigo:
Vamos tratar de um tema bastante reiterativo entre nossas consultas no site e entre as pessoas que nos solicitam trabalhos de promoção de páginas web. Trata-se da promoção e posicionamento das webs realizadas com Flash.

Problemas para a promoção de webs em Flash

Primeiro seria explicar as razões pelas quais determinadas webs realizadas com Flash são muito difíceis de posicionar nos primeiros postos.

O posicionamento em uma página web depende de muitos fatores, porém entre eles, talvez o mais importante é o conteúdo da página web. Refiro-me ao conteúdo que estiver tiver escrito dentro do código HTML da página web. Porque os textos que tiver, por exemplo, nas imagens ou nas animações Flash são difíceis de indexar por motores de busca como Google.

Nota:Apesar de termos publicado como novidade há tempo atrás que Google e outros buscadores eram capazes de rastrear o código das animações Flash em busca de palavras-chave, os textos escritos dentro de Flash têm pouco valor de cara a buscadores. Adicionalmente, os buscadores entenderão que nosso web tem só uma página, embora a animação Flash se componha de muitas sub-páginas.

Se fazemos uma web, um dos truques para posicioná-la bem se trata de incluir os textos que desejamos que sejam encontrados em etiquetas como os cabeçalhos <h1>, <h2>… nos atributos alt das imagens, em negrito… Como Flash não funciona por etiquetas, não é possível utilizar estes truques de posicionamento de palavras-chave entre o conteúdo da página. Em contra de Flash, quando se coloca em uma página web, se utiliza a etiqueta <object>, que resulta totalmente indiferente para sistemas de busca, já que não tem nenhum texto que aclare o conteúdo que há dentro do filme Flash.

Eu acho que a chave da difícil promoção de uma web com Flash, é justamente essa ausência de texto no código da página. Porém, existem ainda outros empecilhos na hora de conseguir um posicionamento bom utilizando páginas ou intros feitas em Flash:

  • Quando se faz um web site com HTML se dispõe de diferentes páginas, que juntas fazem o site. Em cada página separadamente podemos fazer enfatizar sobre distintos grupos de palavras-chave. O fato de que haja diferentes páginas web no site, implica que existem possibilidades de aparecer em buscadores por uma ou outra página. Entretanto, em uma página feita em Flash, toda a atividade e a apresentação de conteúdos costumam se desenvolver na mesma página HTML, com o qual os buscadores não conhecerão a profundidade que possam ter nossos conteúdos em uma página feita completamente em Flash.
  • Podemos destacar também que a página de início ou raiz de domínio é a mais potente frente ao bom posicionamento. Se tivermos uma intro em Flash e não tivermos nada de texto nesse portal, dentro do código HTML, estaremos desperdiçando nossa melhor oportunidade de estar bem posicionados.
  • Outro detalhe negativo são as etiquetas META, onde se colocam descrições e palavras-chave da página. É muito importante que o conteúdo das etiquetas META esteja recolhido por alguma parte, dentro do conteúdo da web. Porém, se nossa página está feita só em Flash e não tem nada escrito no código HTML, não servirão para nada as META's que tenhamos podido colocar, inclusive é possível que nos penalizem por colocar palavras-chave e descrições que não aparecem logo na web.

Flash para una correta promoção

Porém, cabe destacar que podemos utilizar corretamente Flash, para que não signifique um problema na hora de promover uma página web. O problema em si não é de Flash -não tenho nada contra esta ferramenta-, e sim, o uso incorreto que se costuma dar.

O conselho mais importante é utilizar Flash dentro do corpo da página, combinando com HTML. Flash é muito bom para comunicar uma mensagem, uma idéia e de passo aumentar a exibição e o dinamismo da página, mas se se deseja uma boa promoção, os conteúdos importantes que quisermos que não passem desapercebidos para um buscador devem ser colocados com HTML. Sempre coloco o exemplo da página de Macromedia , que é a empresa criadora de Flash. Eles nunca fizeram uma página inteira em Flash, e sim que têm uma página HTML na qual colocaram animações Flash para destacar ou comunicar as mensagens mais importantes.

A parte de misturar HTML com Flash, outros conselhos interessantes seriam:

Assegurar-se que o motor de busca poderá indexar todas as páginas do site. Para isso, todas as páginas têm de estar alcançáveis percorrendo os links HTML que tiver na página. Por isso, é perigosa uma barra de navegação feita em Flash, porque os motores de busca como Google não vão poder rastrear os links que contiverem. Se as utilizamos, melhor manter por algum lugar uns links HTML para poder ir a todas as páginas do site.

Incluir periodicamente conteúdos na página é bom para um bom posicionamento. É importante que as atualizações sejam visíveis e se possam indexar pelos buscadores. Por exemplo, se temos uma seção de notícias, que se possam acessar por links HTML, através do portal ou desde uma página interior. Não tem sentido, pelo menos para mim, que as atualizações se mostrem só dentro de um filme Flash.

Trucos que não gosto

Se quisermos fazer a página só com Flash, sem misturá-lo com o HTML, poderia ser recomendável fazer uma versão HTML da página, que contenha uma réplica dos conteúdos em Flash, porém eu, por exemplo, não gosto de fazer um mesmo trabalho duas vezes. Acho que é melhor fazer uma única página onde se combine corretamente HTML e Flash.

Outra técnica para que os buscadores detectem e indexem o conteúdo em Flash é detectar quando nos visita Google ou outros motores de busca, para mostrar um conteúdo diferente para eles e para qualquer outro usuário. Esta técnica, conhecida como Cloaking, está penalizada por buscadores, portanto seria contraproducente utilizá-la, se é que desejamos estar bem considerados por eles.

Conclusão

Minha opinião é que Flash é muito útil, porém há que utilizá-lo corretamente para não penalizar as possibilidades de promover nossa web. Google é capaz de indexar alguns conteúdos em Flash. Dizem inclusive que pode seguir alguns links, porém isto não o tenho comprovado. De qualquer forma, o código Flash resulta menos apetecível para buscadores do que o código HTML, por isso sempre será melhor dar-lhes o que mais nos convenha.

Haverá outras opiniões ou conselhos, porque este é um tema bastante polêmico. Os comentários serão bem-vindos.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário revisado:
Site em flash
Por: wander-kane
17/4/11
O artigo é muito bom, mas na velocidade do avanço das ferramentas da internet, acabou ficando "velho". Seria bom vez ou outra darem uma atualizada.

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato